28/02/2021
Centro de dia
17/02/2021
iminência, Eminência
12/02/2021
Tipo três palavras
Hoje de manhã, na reunião em ZOOM, estive de pantufas apesar do casaco de executiva em xadrez muito jeitoso. O cabelo também não foi trabalhado para se apresentar melhor (é sexta feira e isso). De repente oiço-me dizer assim “é o meu sonho” e logo a uma pessoa que tinha acabado de conhecer (no ecrã). Não deu tempo de ficar aflita porque continuei, felizmente, a falar. Notei apenas que a janela não se escandalizou, as cortinas não esvoaçaram, as rosas de tecido muito bonitas na jarra azul fumado não se indignaram. O meu tricô, que jaz praticamente na mesma, também não acusou qualquer sensação, a internet não falhou, isto é, a ordem das coisas manteve-se como se eu não tivesse pronunciado aquelas palavras, como se eu tivesse, por exemplo, dito bom dia ou tipo isso.
***
A Saminhas diz que mesmo que as pessoas como eu (velhas) se
esforcem muito a introduzir “tipo” nas suas frases e até consigam (como eu) fazê-lo
no local certo da frase, a coisa não sai bem.
- Ai, não? – pergunto à senhora doutora tipo Saminhas.
- Não. É que tipo vê-se logo, mãe, soa mal, fica demasiado “tipu”…
Muito interessante. Somos, é o que é, uns inaptos movimentando-nos desajeitadamente fora da habilidade especial e exclusiva de
dizer “tipo” uma vez em cada tipo três palavras. Tipo como é evidente, eu tipo não concordo.
08/02/2021
Dá logo vontade de comer sopa
Na Antena 1 são a esta hora anunciadas prováveis cheias para as próximas horas, com certeza nos interstícios de um território já suficientemente cheio de outras vicissitudes por exemplo do foro da saúde. Ora no terraço tardoz do edifício onde tenho morada fiscal verificou-se já esta manhã uma dessas cheias, um exemplar portanto muito à frente apesar de tardoz. O terraço encheu-se imenso pela calada da noite, tendo apresentado à aurora e aos pombos regionais uma verdadeira piscina sem forma nenhuma de jeito. Mas piscina. Pois os pombos aproveitaram logo para umas chapinhadas na frescura matinal do tardoz (para não repetir terraço). Foram vistos a caminhar nas zonas de pé, ou pata, e banhar como poucas vezes se pôde assistir mesmo que por pessoas já entradotas, agora a sério. Tardoz é uma senhora palavra e é quase tão capaz como hortaliça. Na verdade, nenhuma palavra vence hortaliça. Nem interstícios o faz, vicissitudes ou mesmo entradotas.
04/02/2021
Aromês
Reflito com os cabelos molhados sobre as abelhas produzindo todo aquele mel que não quero ingerir. Antes observar paragens de autocarro especialmente quando estão fornecendo primaveras por cima. Ou, vá lá, o aroma a coco, todo lembrando-me as idas violetas imperiais.
Sim, que leio os rótulos debaixo da água quente com o mesmo empenho
outrora produzido frente à caixa de Nestum (com aquele) e verificando claro que
todas as traduções disponíveis. Podia ter avarias diferentes.
Estando pronto o duche, faço cumprir a função do rodo essencialmente
de cima para baixo, enfim proporcionando o descanso querido ao contador do
fluido limpo e frio, não sei se sabias, a pingar.
(contudo, o frango estufado com ervilhas chama em aromês, vem
do fogão e é urgente)