a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

20/01/2021

Adoro chá mas hoje não me apetece

Continuo a beber chá, pouquíssimo, mas por interesse. Ou para dele extrair o calor diretamente para as mãos quando finalmente a chávena deixa de queimar, ou então por ter uma companhia tão irresistível à minha frente que nem noto estar a bebê-lo e não o querido café, um copo de vinho, cerveja, sumo de laranja ou mesmo de tomate. Com tanto que há para beber, o chá pobrezinho.

A verdade é que ainda assim posso ser acometida de uma raríssima vontade de beber chá por razões válidas e desconhecidas, que não por interesse. Nestes casos, ocorridos anual ou bianualmente, p'raí, aproveito muito depressa e vou a correr pôr a água toda imbuída do exclusivo da ocasião. Só que depois o próprio chá não colabora, nem com versões mais atualizadas deste, é incrível. Continua a levar meses ou, diria mais, horas a arrefecer, por muito que eu me esforce em soprá-lo, soprá-lo, soprá-lo, o que ainda por cima é feio. E claro que lá se vai a vontade, enjoada de esperar pela sua vez. Não sei como isto se resolve, o que gostava de saber é se quem bebe chá por gosto não se cansa de esperar que arrefeça, se anda já com as mucosas queimadas e nem sente ou se aproveita para ir às compras, lavar o carro e passar na farmácia que ainda dá tempo se não estiver muita fila.

15 comentários:

  1. Gosto de chá, vou bebendo golinhos até estar a uma temperatura suportável.
    É uma bebida bonita, o chá preto. Os outros são vulgares.
    Mas estranhamente faz-me imensa sede! Quando acabo o chá tenho sempre que beber um copo de água fria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é engraçado, o chá fazer sede!
      Eu já mudei das chávenas altas e estreitas para baixas e largas, criando assim condições para qe o arrefecimento acelere um bocadinho. Memso assim vale pouco a pena - eu depois raramente gosto do sabor.
      Também não se pode ser perfeita, não é? :-)))
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Bebo chá quando me apetece. Não que adore! :)
    *
    Árvores despidas, no sombrio nascer do dia
    *
    Beijo, e uma excelente tarde. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito de chá: quentinho no Inverno, geladinho no Verão.
    Nunca bebo chá preto, preto só mesmo o café, que também não dispenso ☕
    A Susana já experimentou o chá de perpétua roxa? É óptimo para a voz (para cantar no duche, por exemplo 😂) e tem um belo tom lilás (para quem aprecia a cor, obviamente).

    Uma noite feliz!
    😴


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu gostava imenso de gostar muito de chá :-)
      Esse de perpétua roxa acho que nunca experimentei... vou estar atenta.
      Sim, gosto de lilás. Gosto das cores quase todas. Não gosto de verde-água nem de um certo tom de castanho que até me faz virar a cara.
      Bom fim-de-semana, Maria.

      Eliminar
  4. o que gosto no chá, é esperar que arrefeça. é da lentidão que gosto, já que me fazes pensar nisso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia!
      É tão bonita essa poesia que há em ti e que partilhas com os teus queridos pardais, ana. Aposto que vais para a varanda beber o chá enquanto olhas os teus pardais.
      Um abraço apertado, que destes podemos. :-)

      Eliminar
  5. Hoje, por acaso, não tomei, mas desde que (re)confinei tenho bebido todos os dias. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda por cima o raio do chá faz bem à saúde, dizem. :-)
      Um beijinho, luísa, e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  6. É para o aborrecido, é, quando em caso de necessidade de conforto que surge assim em modo "para já", uma pessoa ter de lidar com o capricho de uma bebida a exigir todo um ritual :-). É que, entretanto, pode muito bem meter-se, entre a nossa necessidade e o tempo que a caprichosa precisa para estar bebível, a vida a acontecer, e, depois, nós, "agora já não quero", ou acabar mesmo ali esquecida na chávena, pois pode.
    Então, ando a beber, todos os dias, por puro interesse, pelo menos uma chávena de chá verde. Completamente interessada no seu grandioso poder antioxidante, completamente interessada no seu poder de combate a um eventual acumular do tipo de gordura mais prejudicial, a abdominal. Para além disso, a água para o chá verde, não deve ferver, (nem fervida, nem fria, para a obtenção das tais propriedades antioxidantes). Assim que aparece uma primeira bolha na água, pronto, já está. Logo, fica uma quentura pronta para beber, mais rapidamente. Cinco minutos, depois da bolha, e já está. Mãos quentes, antioxidantes, tudo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, Cláudia! gente se quer beber o chá, tem de pôr na agenda, senão nunca dá tempo. :-)

      Acredite sou não: ontem (depois de ler o teu comentário) fiz chá verde com muito cuidado para não deixar a água ferver e realmente o abor fica menos agreste, mais calminho. Mas mesmo assim... hum.
      :-)
      Beijinhos e bom finau dje simana, viu?

      Eliminar
    2. *sabor, claro. a palavra ficou como o chá: incompleta :-)

      Eliminar
  7. " ou então por ter uma companhia tão irresistível à minha frente que nem noto estar a bebê-lo" - como provocar este efeito? :))))
    Sou não só uma grande bebedora como provadora de chás e resumo um bom chá por isto: nunca sabe a água quente.
    Devia haver provadores de chás como de vinhos, inscrevia-me já...estou à procura da palavra para classificar essa profissão de futuro.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, convenhamos que há companhias que são tão boas que não interessa nada o que se bebe ou come, se chove ou faz sol, não é assim, querida CC?

      Também gosto muito desse mistério dos provadores de vinhos, azeite, vinagre, etc. Há uns tempos falei com uma provadora de água! (não sabia que havia) Eles têm de cumprir certos requisitos para conseguirem provar. Por exemplo, não podem estar constipados.
      :-)

      Eliminar