a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

16/11/2016

"Sabes o que fizeste na Blogosfera?"



 De manhã, a primeira coisa que fazia era ler o post de José Saramago. Eu fui uma dessas pessoas.

excerto da entrevista de Pilar del Río a José Saramago, Revista Única, outubro 2008
(faz hoje 94 anos que José Saramago nasceu)

16 comentários:

  1. Ainda bem que este senhor nasceu. Mas, por mais que o leia e lhe reconheça valor, retrai-se-me o gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saramago é mesmo assim, ou se gosta muito ou não se gosta nada. Eu por acaso sou das que gosta muito. :-)
      (que livro(s) tentou ler, bea, posso perguntar?)

      Eliminar
    2. li O memorial do convento quase quase até ao fim. Comecei O ano da Morte de Ricardo Reis; li a jangada de Pedra, ando a ler Levantado do chão.

      Eliminar
    3. bea, muito obrigada por ter respondido. :-) afinal já leu muito mais Saramago do que eu supus.

      e esta coincidência?: estamos a ler o mesmo livro. :-) eu estou a adorar, não posso dizer menos que isto. não li a Jangada de Pedra, li os outros dois que refere.
      adorei o Ensaio sobre a Lucidez e As Intermitências da Morte (e o Ensaio sobre a Cegueira também, mas era melhor antes de haver o filme, felizmente li o livro a tempo).
      abraço bea, e depois conte no fim o que achou, conta? :-)

      Eliminar
  2. nã sabia que tinha escrito num blog... e eu sou daqueles que gosta muito de Saramago. para mim está num patamar acima e apesar da sua genialidade, da sua grandeza, agora senti-me um pouco mais próximo, só porque também dou uns toques lá num blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, ele teve um blogue e eu acho que tive a sorte de o descobrir logo no início, foi o meu primeiro blogue sem saber ainda muito bem o que era isso de blogues. mas durante um tempo era a primeira coisa que eu fazia ao abrir o computador de manhã.

      a mim não me custava nada a acreditar que se Saramago lê-se o Atravessado ia gostar de o ler. Em minha opinião, o que tu escreves é muito bom.

      Eliminar
  3. Não sabia que ele teve um blogue. Será que ainda é possível ir lá e ler o que escreveu?
    um beijinho e bom fim-de-semana, Susana
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gábi :-)

      Eu acho que isto que te deixo aqui abaixo é o que sobra do seu blogue. Se vires os posts das datas antes da morte de saramago, estão todos assinados por "Fundação José Saramago", mas acho que eram aqueles os posts dele. Beijinho e bom fim de semana, querida Gábi.

      http://caderno.josesaramago.org/

      Eliminar
  4. Obrigada, vou procurar
    um beijinho, um bom Domingo e obrigada querida Susana :)

    ResponderEliminar
  5. Guardei para mais tarde o que tive vontade de dizer quando vi este teu post Susana e também as respostas que deste à tua leitora bea, é que o comentário vem assim a fugir ao tema, mas está convencido de que talvez não, que pode não estar a fugir tanto assim, bem, já está a empurrar-me o braço de impaciente, o comentário, então é isto, se um dia quando começares a ler um livro quiseres dizer no blog para quem quiser ler ao mesmo tempo e tentarmos fazer aqui, depois, uma tertúlia daquelas que uma vez em resposta a um comentário meu disseste que tanto gostavas e que já tinhas tentado organizar mas que ninguém arranjava tempo para isso, comigo vais poder contar.

    Resto de um bom domingo e uma ótima semana :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse teu comentário metidinho que até te empurrou o braço de impaciente, que para além de metidinho é impaciente o comentário, é também, vamos em três adjetivos, pertinente, minha querida Cláudia. Porque eu ando desde ontem a pensar o que lhe vou responder, a esse Metidinho, gosto mais de Metidinho. Pensei pensei. Isso seria digno de abrir uma secção nova aqui no blogue só para a tertúlia poder respirar à vontade e desenvolver-se como num verdadeiro café-concerto. É verdade que eu adoraria numa tertúlia assim, mas Cláudia, tenho medo de não poder depois corresponder aqui na presença necessária, porque tem dias em que não consigo cá vir, ou quase, e esses dias metem-se muito uns atrás dos outros.
      Mas o Metidinho já cá ficou e vai agora começar a amadurecer.
      Gosto tanto dessa tua forma de ser. (rimou)

      Um beijinho e uma ótima semana para ti também.

      Eliminar
    2. Lembrei-me que podia ser uma alternativa para conseguires realizar essa tua vontade, claro que depois existem essas condicionantes todas da tua parte e também da nossa que às vezes não dá para passar por cá ou só dá para passar a correr, se me permites a sugestão, deixa fluir, "sem secção", se um dia te apetecer experimentar, experimenta e depois logo vês como corre.

      Ora, cê sabe, eu também gosto muito desse seu jeito nada estúpido de ser :-)

      Beijinho, Susana

      Eliminar
    3. E é uma alternativa, claro. :-) Até porque eu agora ando a ler não sei quantos ao mesmo tempo, sendo que há sempre um principal, como é o caso presente do Levantado do Chão.
      Deixarei, então, fluir.
      Um bom resto de semana para ti, inspiradora Cláudia.

      Eliminar