a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

05/07/2018

Manuais, manuais

Quando lhe peço para incluir estores novos no orçamento que me vai dar para as obras, o senhor Simões pergunta-me se os quero elétricos ou os mantenho manuais. Digo imediatamente manuais, claro, até me admirei com a questão. Ele toma nota no seu caderno de apontamentos e, inclinando um pouco a cabeça, responde à pergunta que não fiz: os estores elétricos são mais caros. Claro que são mais caros! Com estores de carregar num botão, dar um comando de voz ou mesmo editar mentalmente uma ordem binária (eu gosto de pensar muito à-frente), vamos precisar bastante mais cedo de ir para o ginásio repor os musculozinhos dos braços no lugar. É os estores elétricos, é a máquina de espremer laranjas para sumo, é o aspirador automático que vai sozinho pela casa para não irmos mais longe. Isso é que era bom! (como se costuma dizer)

Mas quando contei à minha mãe, ela fez a cara de achar esquisito e de dizer Ó filha!
E aí eu esqueci-me de referir os vidros elétricos do meu carro, são quatro ao todo e são bons. Esses são muito bons todos elétricos. E mais, só fica a faltar o resto (do carro).

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Estores são painéis feitos de ripas horizontais que estão do lado de fora das janelas e a gente pode descê-los (manual ou eletricamente) para não deixar entrar a luz ou subir para o efeito contrário. As ripas separam-se um pouco umas das outras pelo efeito da gravidade e entre elas há uns intervalinhos a que chamamos buraquinhos do estore. Normalmente são brancos, mas também os há de outras cores.
      No Brasil como chamam a isto? :-)

      Eliminar
    2. Ah! Persianas, porque as usavam na Pérsia. Ou venezianas, porque também em Veneza. Palavras mais belas que 'estores', mas gostei de conhecer anyway

      Eliminar
    3. De facto estore é feio, é. Mas valeu para eu me aperceber que persianas vem de Persia, coisa na qual nunca tinha pensado... ora esta! :-)

      Eliminar
  2. Abrir as persianas, olhar para fora e inspirar o mundo, só é possível com abertura manual.

    Boa escolha, Susana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, Impontual, exatamente! :-)

      (Persianas!! devia ter informado o Evandro ali em cima que também chamamos persianas aos estores :-))

      Eliminar
  3. Estores manuais, claro.
    Acho os estores elétricos uma modernice sem jeito nenhum, ali taco a taco com a aspiração central (ok... Não se anda a passear com o aspirador pela casa, passeia-se com um tubo brutal nos braços... Ah... Muito, muito melhor...)

    (há pouco tempo fiquei sem luz em casa, à noite. De madrugada. Tive de descer à rua, para ver se era coisa do nosso prédio ou da rua, que tinha os estores todos em baixo e nem vislumbre do que se passava do outro lado... E o barulho do estore do vizinho? Manuais, Susana. Manuais.)

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que coisa esquisita não conseguir abrir os estores em caso de falta de eletricidade, nem tinha pensado nisso... ainda bem que lembras, NM, assim já tenho mais um argumento para quem me quer convencer com os elétricos. :-)
      Outro beijinho e obrigada pela história!

      Eliminar
  4. Olá Susana,
    Quando a minha irmã vai de férias, sou eu que fico encarregue de ir lá tratar de lhe regar as plantinhas; e apesar do consolo que sinto pela singeleza do momento em que carrego no botão para abrir e fechar as persianas, não trocava as minhas manuais (que me desespero a abrir todas as manhãs por serem enormes e, por isso, pesadas) por nada eléctrico porque ela já ficou um belo dia "trancada" em casa que nem o carro da garagem pôde tirar. Ah... será que não existe um sistema que tenha uma alternativa manual em caso de avaria ou falta de corrente eléctrica? :)

    Um beijinho à manivela
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Afrodite :-) Os portões de garagens devem ter, por questão de segurança (penso eu)... obrigada pela história, é sempre bom saber que estamos certos nas nossas escolhas! :-))
      Os meus estores também são grandes e pesados, mas são de fita e não de manivela, e é de puxar a fita que eu gosto.
      Um beijinho de volta. (e com fita, pronto)

      Eliminar
  5. já fechei um vidro eléctrico do carro com a outra mão de fora e trilhei um dedo... por isso prefiro tudo manual...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que isso agora até me doeu a mim...
      E que boa visita foi esta, Manel! :-)

      Eliminar
  6. Querida MD, há quanto tempo!
    Fui lá espreitar esse link, mas fico-me por responder aqui ao comentário, está bem?
    Deixando os votos de um verão feliz e quentinho, se não em temperatura, pelo menos em calor humano. :-)

    ResponderEliminar