a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

09/01/2019

Células há muitas

A minha filha mais nova diz que hoje estudou perto de doze horas para o exame de sexta feira e amanhã ainda se vai levantar mais cedo para estudar mais por causa das páginas que lhe faltam. O seu caderno de estudo está coberto da letra toda bem-feitinha da minha filha e desenhos coloridos que são representativos de células. Têm uns designs muito próprios, cada uma o seu, original, não obedecendo a geometrias certinhas, porém em alguns casos com certa simetria.

- Ó mãe, as células são tão fofinhas! Tu já viste o que elas fazem?

Ver propriamente não vi, filha (mas por vezes sinto). Então depois conta sobre a célula que está ali mais à mão a ouvir a conversa da gente e que já a encantou completamente com as suas habilidades de célula. Que são habilidades de alto lá com elas se fazem favor.

Mas eu ia escrever bem outra coisa. Ia escrever sobre as obras nesta casa nunca mais terem fim à vista e eu me encontrar pelos cabelos que não os tenho nada curtos com pó e as coisas da cozinha na varanda e as da varanda no quarto e as da casa-de-banho na sala, as da sala a caminho do corredor. Tudo desarrumado e a partir do momento em que terminar este textozinho de nada, vou dar mais uma desarrumada ainda, que amanhã começam as pinturas: tirar os meus queridos quadros das paredes, as fotografias, as velas, as jarras de vidro colorido de cima das estantes (o senhor das obras chamou-lhes bibelots, argh! eu não tenho bibelots essa palavra detestável, eu tenho objetos com alma e giros e úteis), os candeeiros, as molduras com fotografias quase todas das minhas bebés bebés (é mesmo duas vezes bebés: na primeira temos um substantivo na segunda temos um adjetivo... penso eu), o tapete que será enrolado e metido ainda estou para decidir onde.

4 comentários:

  1. Eh, e encontrar tempo em meio à confusão para um texto querido como este

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serviu de terapia forçada, Evandro. (para não ficar maluquinha)

      "Em meio à confusão" é uma expressão linda. Nós dizemos "no meio da confusão". :-)

      E que seja um ano de 2019 muito feliz para vocês, Evandro, Camila e Dante.

      Eliminar
    2. Obrigado. Para vc e suas pequenas e seus queridos, também

      Eliminar