a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

12/12/2019

Em oxigénio

Os meus alvéolos pulmonares dão-me a entender que não gostam nada de estar na estação dos correios ali a tentar puxar o ar. Que é mau, não sei como quem lá trabalha aguenta aquilo o dia todo. Pesado, saturado. Hoje fiz a segunda volta da entrega dos postais de natal para enviar aos meus clientes (dito assim até parece que tenho imensos). Ora é lá para o segundo número que os alvéolos pulmonares me dão a entender o mal-estar deles. Isto passa-se, em média, quatro ou cinco números antes do meu. A tática é encostar-me à estante que expõe os livros quase todos de autoajuda, para me autoajudar a não ceder à pobreza do ar enquanto espero. Resultam, esses livros, já agora posso afiançar, e tanto é que o seu efeito se estende a toda a estante. Por outras palavras, mantive-me. Mas onde eu queria chegar era ao balcão após o meu número aparecer no tlilim do ecrã. Já cheguei. E entregar a coleção de envelopes ao empregado que já me conhece esta manha dos postais de natal em papel. Agora noto que ele vai olhando para os endereços destinatários, o maroto, e não é que lê o nome do meu Cliente Azul?! Pois lê! Azul?! Trabalha no Azul?! (todo espantado). Às vezes, digo eu orgulhosa, é meu cliente. E, se notar, continuo, aí mais à frente encontra o Mais Novo, o meu Cliente Mais Novo...


Sim, sim, fiquei vaidosa, que eu senti. Deu até, verdade, para esquecer ali um bocado os pobres alvéolos pulmonares ricos em dificuldades. É que foi só quando saí porta fora, decerto sorridente, a pensar nas pessoas que vão receber os meus postais, que me lembrei dos pobres alvéolos, porque estes ficaram claramente num instante de novo ricos. Em oxigénio, coitadinhos.

4 comentários:

  1. Oh que bonito Susana, eu cá já só recebo postais digitais! Posso ser sua cliente?:) Bem, é certo que não tenho nenhuma empresa, tão pouco ainda percebi qual o serviço que presta, mas pouco importa....
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida CC, ser cliente deste blogue já é tão bom! (Não dá é para enviar postais de correio...)
      😊
      Um beijinho e boa semana.

      Eliminar
  2. Eu também me dou muito mal nos ambientes muito aquecidos, fico sem conseguir respirar, volta e meia tenho que ir à rua inspirar ar fresco e voltar para a fila.
    Ainda tenho uma amiga (só uma) que continua a enviar-me cartões não digitais.
    Carteiro maroto, esse, hein?

    Um resto de quinta cheio de oxigénio.
    🌳
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não sou a única a ter vontade de fugir de ambientes saturados! A maioria das pessoas aguenta bem, tenho notado. 🌼
      Boa segunda-feira 😊

      Eliminar