a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

04/06/2015

As pernas não tinham dentes

Já almoçámos e estamos a tomar o café na copa enfiada a um canto do refeitório, a Carla e eu. De repente a dona Esmeralda, não tendo ninguém na linha (a linha é o comprido balcão com as bebidas, as sobremesas, saladas e o que mais houver para almoçar, que a separa de nós enquanto nos serve os pratos), avança com passos rápidos na nossa direcção, traz cara de caso e entra na copa assim. 

Pousa a mão no meu braço e aproxima o rosto um pouco mais do que o necessário, considerando a minha boa acuidade auditiva, mas deve ser porque baixa a voz.

- Sabe que sonhar com carne ou dentes – pausa para levantar e descair as sobrancelhas várias vezes apontando o queixo na direcção acho que do meu nariz de forma muito significativa – é... sabe, não sabe?

- Não.

- Sonhar com carne ou dentes?! Não sabe?! – a indignação anulou o esforço de manter a voz baixa e suspendeu-lhe as sobrancelhas na posição de levantadas.

- Não.

Olha de lado para a Carla e abana a cabeça como que a reprovar a minha ignorância sobre o significado de sonhar com carne ou dentes. A Carla observa, na expectativa, creio que tem conhecimentos mais vastos que eu nesta matéria. Eu reprimo um sorriso com dificuldade: tenho receio que o significado seja demasiado escabroso para me deixar ir na diversão (a dona Esmeralda tem o poder de me divertir todos os dias).

Ai não sabe...

- Não.

- Então... – e baixando de novo e ainda mais a voz – é morte. Morte, pronto, morte. Está a ver? Dentes é morte.

- Morte?! Não sabia. E carne?

- Carne.... é doença, filha – e larga-me o braço - admiro-me que não soubesse.

- Também eu mas não sabia, não (o sorriso tive de o morder). Acho que nunca sonhei com dentes e... com carne... sei lá, que tipo de carne vale?

Mas ela está preocupada e desta vez não me acha graça às subtilidades que me conhece de ginjeira e que costuma fingir reprovar muito, por isso tenho mesmo de me conter. Agitada olha de mim para a Carla e de novo para mim (não sei qual de nós as duas – se eu, se a Carla – está mais divertida).

- Pois... é que esta noite sonhei com as pernas de frango do almoço de ontem – e olha-nos por cima dos óculos, ora uma ora outra, a avaliar o impacto da gravidade da revelação.

A Carla encontra como sempre a forma rápida de desmontar a situação e, a rir: deixe lá dona Esmeralda, as pernas não tinham dentes, pois não?

- Não, não tinham... – porém, ela quer mais impacto em nós, mais ai jesus (jesus?!... de onde me saiu isto agora?), mais valha-me deus – mas é que foi só as pernas, está a ver filha (dirige-se a uma de nós mas não sabemos qual), nem asas nem nada, só as pernas dos frangos – continua a olhar-nos por cima dos óculos, o ar grave ainda não a abandonou.

A Carla abraça-a e dá-lhe uma palmadinha nas costas. Está rija, mulher, deixe lá as pernas dos frangos, elas não lhe fazem mal. 

- Aixa?!... (aixa significa "acha")

Acho – dissemos as duas num coro afinado. Tanto, que decerto surtiu efeito.

18 comentários:

  1. :) ahahahahhaha Divinal!!! Tão Portugal no seu melhor!! :) Como adoro estes ditos e significados!!! :)
    Boas leituras!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um sorriso largo na cara portuguesa que tenho, lhe agradeço do coração tão espontâneo comentário, querida Luísa. :-)
      Obrigada e boas leituras também para si.

      Eliminar
  2. Hahahahahahahaha.
    Pernas de frango (já) não é carne. Tens de lhe dizer Susanita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é carne??? Vou-lhe já dizer, querida Uva!

      (não é carne?!?!?!)

      Eliminar
  3. Ai Susana, nem de propósito, lesionei-me e estou com uma dor tão grande numa perna, que acho que essa perna ganhou dentes e esses dentes estão a morder-me. Antes tivesse sido sonho, mas não, é dolorosa realidade, bem, por outro lado, é bom que não tenha sido sonho, assim pode ser que o meu falecimento não esteja para breve.
    (tenho na minha vida uma dona Joana, muito parecida com a tua dona Esmeralda, gosto mesmo muito daquela senhora e ela já me diz, ria lá à vontade, vá ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então?! Lesionaste-te? Não me digas que também fazes dança, que eu ponho-me já nervosa...
      As donas Joanas e Esmeraldas são bases estruturais nas nossas vidas quotidianas. E as Cláudias são as pessoas capazes de as observar e considerar, de as apreciar. E portanto de as fazer, também a elas, um bocadinho felizes.

      Eliminar
    2. :) já fiz ballet, mas foi só até aos doze anos, gostava muito, mas a paixão não era assim tão grande e a dificuldade de conciliar horários mais os sacrifícios que implicava, acabei por desistir. Mas continua a estar no top das coisas que mais gosto e dos espetáculos a que mais gosto de assistir. Lesionei-me a saltar à corda...imagina :) mas já está a passar.

      Eliminar
    3. Que coincidência... ainda há duas semanas me pus a saltar à corda, coisa que não fazia desde o verão, mas que gosto de fazer para ter a certeza de que ainda consigo passar duas vezes seguidas a corda debaixo dos pés num mesmo salto. :-) (as melhoras)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Isso também eu gostava de saber. Talvez sonhando com dentaduras... (é eu perguntar-lhe um destes dias) :-)

      Eliminar
  5. Não sabia que sonhar com dentes e carne era morte... Aliás, é possível sonhar com essas coisas?
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos é, mas deve ser coisa rara....reservada a pessoas muito especiais. :-)

      Eliminar
  6. pernas de frango sem dentes, dá para tolerar. Agora, pernas sem asas... até eu fiquei com medo...
    Aixas que isto se pega por 'simpatia'?

    ó menina
    http://callparaasparedes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tétisq, que bom ver-te de novo.
      Acho que não se pega, não tenhas medo :-))

      "ó menina" és tu? :-)

      (apaguei o duplicado e o triplicado do teu comentário, que nós aqui nesta repartição não precisamos de tantos exemplares, mesmo sendo estes muito bons exemplares)

      Eliminar
  7. Pois eu se sonhasse com perninhas de frango a passearem-se airosamente pelas encostas e montes dos meus sonhos, acho que acordava com muita fome :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E daí a um fricassézinho pela manhã ia um salto, aposto! :-) (com tantas pernas não haveria dificuldade na parte do salto...)
      Outro beijinho, Miss Smile! (adorei o post pós-Caminho, não o comentei, mas faço-o agora porque me tocou o coração)
      Bom fim de semana.

      Eliminar