a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

16/06/2015

Coragem para o ensopado de borrego

Claro que reparei que os festivais de verão estão aí. Sei perfeitamente a razão que está na base do retorno em forma de ruído branco que sai do fundo de mim quando presente ao conceito festivais de verão. Vou faltar a todos sem falta.

O último concerto parecido com um festival de verão recebeu-me por engano e por levar duas filhas ainda minúsculas mas com uma adoração maiúscula pela banda que ia tocar: corrigiu-me qualquer intenção de reincidência futura. Não fomos esmagadas porque me lancei a rasgar caminho entre as gentes espremidas, houve que salvar com urgências os meus rebentos de asfixiarem mesmo ali. Por conseguinte, a menos que, num rasgo de loucura, se lembrem de mandar vir o violino do David Garrett agarrado ao próprio, não levantarei a cabeça do crochet ao serão.

Assim encafuada e ainda a salvo no mês de junho, estremeço apenas ligeiramente embora já de irritação: gostaria de continuar a ler os jornais online sem ver o summer fest da cerveja (era perdoar se não for este o nome), a acender e a apagar no ecrã, a picar muito nos meus olhos, a meter-se à frente dos títulos, anda que já vens tarde e isso. Aborrecido.

Sou, claro, de uma colheita antiga. Aprendi a tricotar com as mãos e consegui ganhar-lhe um jeito quase ao nível do da minha mãe, que fui treinando nos intervalos das leituras. Os meus olhos cresceram formatados nos desenhos dos livros da Anita. Lembrar-me-ei sempre do meu primeiro livro: o número vinte e sete, Anita em viagem, oferecido pela mão que me ensinaria a tricotar. O Pantufa também estava na capa e a Anita vestia uma gabardina amarela muito bonita, que esvoaçava um pouco. Abri-o como se descobrisse um tesouro e escrevi o meu nome na primeira folha, devagar. O "S" era difícil, ficou torto.

De forma que quanto aos festivais de verão, mais depressa arranjarei coragem para o ensopado de borrego lá da cantina. 

20 comentários:

  1. Cá em casa, o adulto deve estar a iniciar a sua crise de meia-idade (se todos os homens têm direito a uma, este não será excepção, n'é verdade?) e então já combinou com o adolescente levá-lo a uma noite do Sudoeste, à escolha. E eu rio-me deles, sem saber se os acompanhe e apanhe uma seca tremenda ou se fique a gozar a minha companhia, sob o céu estrelado nocturno alentejano, típico do mês de Agosto, enquanto ouço os grilos.
    O que farias, Homónima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Homónima, eu sei que tu sabes qual é a minha resposta. :-) Mas dou-a na mesma: eu ficava nisso do céu estrelado, nocturno e alentejano e: ou arranjava uma amiga para ir jantar uma sapateira recheada com cerveja ou vinho branco, podia ser como ela quisesse, ou então enfiava-me num livro com o som dos grilos nos ouvidos até eles chegarem.
      (mas tu não andas por Braga?!)

      Eliminar
    2. Já sabia a resposta, sim. :) E possivelmente os grilos e um livro far-me-ão companhia.

      Nós vivemos em Braga, mas gostamos de passar pelo menos uma semana lá por baixo, sendo que "lá por baixo" pode ser qualquer zona entre Altura e Sudoeste Alentejano. Este ano, temos uma semana já marcada algo mais a norte, mas ainda no Alentejo, na praia. :)

      Eliminar
    3. O Alentejo é de facto um must. Adoro-o incondicionalmente. Há qualquer coisa da minha alma lá. (acho que é a preguiça da tarde) :-)

      Boas férias, querida Pseudo (posso desejar já, não é?)

      Eliminar
  2. Festivais de Verão... que saudades!!! :) Curiosamente no ano que estava gravida foi o que a mais festivais de varão fui!! :D ahaha Mas desde que tive a minha filhota, festivais voltei a um ou dois, mas sem a sua companhia, pois estou mesmo a imaginar o filme de imprevistos infantis!! :P lol Quem sabe talvez daqui a uns aninhos a acompanhe ou s deixe acompanhar-me? :P lol
    Quanto à Anita.... dei de caras com a novidade do seu "novo" nome e ainda estou meio a digerir a noticia... :( Martina??
    Boas leituras!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, Luísa, isso é valente!! Grávida em festivais de verão é dose!!! (o máximo que consegui, grávida, foi a missa de um casamento e quando me levantei do banco caí outra vez :-))
      Martina?! A sério?...
      Boas leituras também para esse lado! :-)

      Eliminar
  3. Susana, os seus textos são uma delicia de ler. Gostei muito daquela parte do "vou faltar a todos sem falta" (eheheh).

    No entanto, digo-lhe que um dos concertos a que assisti e que vai ficar para sempre na minha memória foi o do Ney Matogrosso há meia dúzia de anos. Memorável, sem dúvida. Pode-se até nem gostar do cantor em si, mas o espectáculo foi marcante.

    Quanto ao ensopado de borrego e cantinas. Passo. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! :-) Os meus textos gostam de leitores assim, como a Maria.

      Sim, sei que o Ney Matogrosso faz uns espectáculos incríveis, já ouvi dizer. :-) Acredito perfeitamente que tenha sido memorável.

      O borrego é um desafio para mim... não sei se um dia lá chegarei. :-)
      Um beijinho, Maria.

      Eliminar
  4. Conheço os festivais de verão antes dos filhos e os festivais de verão depois dos filhos. Os da segunda temporada deixaram muito a desejar, em número e qualidade. Há um espírito que anima esses eventos que não acolhe aqueles que para lá vão muito mais do que nus. Talvez um dia me despoje de tanta e tão inútil quinquilharia mental e volte a gozar. Ah, mas que saudades das primeiras edições do Sudoeste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quinquilharia mental. Ora aí está o que não faz mesmo falta nenhuma. :-)
      E que o Sudoeste volte a vibrar contigo, Lady Kina!

      Eliminar
  5. Susana, compreendo perfeitamente, eu também não gosto de apertos mas gosto de música...nunca fico lá na frente onde se junta a "molhada" prefiro ficar um pouco mais longe, dá para ver perfeitamente [mais ou menos :)] e não há tanta confusão. Mas também só conheço "um" festival de Verão, o nos alive.
    Quanto ao ensopado, e se tivesse que optar por uma coisa que não gosto, mais depressa aceitaria ir pra molhada* a ter que comer ensopado de borrego - detesto!
    Um beijinho

    *à molhada mas só por uma música - alguns minutos, poucos, portanto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Té... eu prefiro o silêncio e pouca gente à minha volta... Mas, repito, tragam lá o David Garrett e eu sou muito capaz de ir. :-)
      Outro beijinho.

      Eliminar
  6. Em circunstanciais normais partilharia da tua opinião. Mas este ano há os Muse... E isso não são circunstâncias normais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já tens bilhete? Eu pus-me com frescuras e agora olha...

      Eliminar
    2. https://www.youtube.com/watch?v=ZcXyYSlAQjU

      ...

      :-(((((

      Eliminar
    3. Cuca, os Muse tive de ir ouvir - Madness. Interessante. Não conhecia. Mas não me odeies já, que eu também sou muito ouvinte de Rodrigo Leão. Perdoada?

      Eliminar
    4. Lady Kina,
      Já há quase dois meses. Se não tivesse bilhete teria de roubar um :)

      Eliminar
    5. Susana, gostando de Rodrigo Leão já estás pré-perdoada!!

      Eliminar
  7. Festivais? Uiiiii! Só se tivesse sido o primeiro Vilar de Muros... :p

    Beijos repenicados, Susaninha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui Maria, eu estive lá por engano há uns anos e só o afinar dos trompetes me fez enfiar os dedos nos ouvidos. :-)

      Beijos repenicados de volta, Maria querida.

      Eliminar