a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

23/09/2017

What's up?

Caminho ao longo da parede do edifício e confirmo no relógio que falta um minuto para a hora marcada, estou a ir bem que a porta é já ali à frente e, dentro, está a receção onde me devo anunciar. E é neste ponto que o vejo ali sentado no que me parece ser uma pedra no passeio, junto aos carros, a cabeça baixa. Tem uma camisola vermelha que contrasta em beleza com a sua pele cor de chocolate amargo, o cabelo espetado e uns jeans de um azul médio, constante. Terá idade para ser meu filho. Vejo-lhe os ombros sacudidos, oiço-o soluçar. Uma das mãos segura um dispositivo do género telefone esperto, na outra apoia a cabeça, o cotovelo repousa no joelho correspondente, este miúdo está a chorar muito, penso eu. Continuo a caminhar e à velocidade do pensamento vejo-me a perguntar-lhe o que tem ele que chora tanto, talvez a socorrê-lo, talvez a levá-lo a algum lado, talvez a cancelar o meu almoço. No momento em que vou estender a mão para lhe tocar no ombro, ele atira a cabeça para trás e dá uma gargalhada das grandes.
- Ah!... pensava que estava a chorar… – disse eu.
- Não!... estou a rir… é aqui duma coisa no whatsapp

O almoço decorreu como previsto. Aliás, melhor do que o previsto. Tranquilo, recheado de conversa de atualização e também de legumes e queijo para dar entrada ao naco de peixe ladeado de uma açorda especificamente aromática e doce, rematado o almoço com um folhado quente de maçã fazendo cama a uma bola rústica de gelado branco que descaía de propósito para um lado e que portanto não era exatamente uma bola. Quando a chef veio perguntar se estava tudo em ordem e ao nosso gosto, disse-lhe abertamente que sim, estava o repasto muito bem e está tudo em ordem: à minha direita estende-se a serra de Sintra encabeçada pela nuvem que ali ganhou o hábito de assentar, à esquerda avista-se o cabo Espichel para lá da linha curva de praias, leito que acolheu passos dinossáuricos para sempre preservados. Mas guardei para mim o miúdo, lá em baixo, sentado no passeio a rir. E não a chorar.

Sim, está tudo em ordem.

11 comentários:

  1. Bom Dia:). Depois do busca pólos, nome que muito me agrada e até tem sua razão de ser, esperava qualquer coisa assim mais, como dizer, vivaça. E afinal vem um post de tudo em ordem, um garoto que ri em vez de chorar, o que até é saudável. E pára na ementa de um almoço. Há dias assim, de coisa nenhuma e tudo em ordem.
    BFS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, bea :-)
      Eu também esperava mais vivacidade de mim própria, mas tenho-a posto toda tão massivamente no trabalho, que o que sobra àquela hora da noite é assim um post mortiçozito quando sobra :-)
      Que dá saudades, dá.
      Bom fim-de-semana :-)

      Eliminar
  2. Boa Tarde, Susana.
    A Susana, e no seguimento da dúvida por mim levantada "Ainda não consegui perceber se a Susana é racista...", quis demonstrar e provar a si mesma que NÃO. Eu sorrio com a sua atitude.
    É o post dois em um; Onde enaltece valores, princípios e atitudes em harmonia e muito bem associados à arte da cozinha Gourmet. Belo repasto.
    Mente sã em corpo são.
    Votos de bom fim-de-semana. Bom Outono, Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso a minha preocupação em não ser racista - ou xenófoba, intolerante no geral ou mesmo apenas desagradável gratuitamente - é bastante mais antiga, Té.
      Espero que tenha também um bom outono.

      Eliminar
  3. bom fim de tarde- estou a inaugurar um novo cumprimento. saltei o padrão : bom dia, boa tarde e boa noite- fiz bem, não fiz? com a questão do
    "What's up? bem desmontada, e com o almoço composto por cenário a condizer, tenho a relatar que a vida "está no ir" desde qua a deixem.
    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então boa manhã, Mia. (boa manhã vai na linha da tua inovação, não vai?)
      fizeste pois muito bem. :-)
      a "vida está no ir" e se a gente lhe der um empurrãozinho aqui outro ali, e de vez em quando um "reshape", vai ainda melhor.
      beijinhos e boa semana para ti também.

      Eliminar
  4. está muito bem, Susana, vai na minha linha, sim, e quanto ao empurrãozinho, agrada-me. devemos sempre ter em conta que prá frente é que o caminho.
    beijinhos"

    ResponderEliminar