a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

02/06/2018

As minhas filhas são parecidas uma com a outra (juro)

Tanto que os vizinhos mais recentes do prédio julgavam tratar-se de uma e a mesma pessoa até que um dia as viram juntas.
- Ah… vocês são duas?!...
- Somos!
- Mas então são gémeas….
- Não. Temos três anos de diferença.

Na verdade  não chega a três anos, mas elas não se incomodam de cometer esse erro de cerca de 16% com os vizinhos sendo que, contados em anos letivos, são de facto três.

Agora hoje. Estou a dirigir-me à cozinha para começar a fazer o jantar e vou a apertar o terceiro casaco que vesti em cima de outros dois (contas, estas, fáceis). Cruzo-me com a mais velha e digo-lhe, estou cheia de frio, estou farta deste frio. Ela abraça-me e, a rir, opina: ó mãe não está assim tanto frio! E depois

- Tu estás é a ficar velhinha! – continuando a rir.
- Estou mesmo, olha que hoje de manhã enganei-me e disse à tua irmã que vou fazer cem anos este ano…
- Mãe… não foi a ela que disseste, foi a mim!

A questão, depois de uma tarde de trabalho que não me correu bem, que me entristeceu, uma tarde de trabalho em que me senti nada inspirada, coloca-se por exemplo nestes termos:


Tendo eu feito um erro de 100% na minha idade, qual será a diferença, em meses, entre as idades das minhas filhas?

16 comentários:

  1. Ó pá... é que eu sou tão mais amiga das letras...
    Não tendo a certeza, e usando um método nada numerário, antes dado à emoção mais genuína que existe (a primeira ideia que vem à cabeça) arrisco o dobro do 16 que puseste acima - 32%

    Bom resto de fim de semana, Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... not really, Gina. :-)
      (deixa lá ver se mais alguém quer tentar - se ninguém vier, eu ponho aqui a conta)
      E um ótimo resto de fim de semana para ti também :-)

      Eliminar
    2. Sabes, após ter deixado o comentário tão impulsivo quanto a conta que fiz, é que notei que na verdade nem havia compreendido a pergunta. Não é que me arrependa mas era escusado. A maioria das vezes em que comento, seja lá em que blogue for, é impulsivamente que o faço. Bom resto de domingo.

      Eliminar
    3. Oh Gina, não te preocupes com isso! Foi muito bom teres respondido. E a pergunta não estava fácil (ou talvez nem esteja bem feita, admito perfeitamente). Olha, eu cá gosto assim de ti, impulsiva.
      Bom resto de domingo também para ti :-)

      Eliminar
  2. 30 meses, certo?

    Com um bom fim de semana da anónima Ana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana não-anónima, quase. :-)
      30 meses seria um erro de 20% certos. E o erro é de cerca de 16%.

      Eliminar
  3. Ahahah, tão parecidas que até a própria mãe as confunde xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Idade da Filha A -Idade da Filha B = 36 meses +- (0,16* 12 meses), ou seja, há duas soluções possíveis, 38 ou 34 meses.

    (os três anos lectivos completos não são grande ajuda...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo, eu digo ali no post que não chega a 3 anos, portanto não podia ser mais do que 36 meses, tinha de ser menos.
      De resto o seu raciocínio estaria igual ao meu se em vez de ter aplicado o erro de 16% a 12 meses, o tivesse aplicado ao total da diferença de idades, que é de facto a incógnita. Ou seja:

      A-B = 36 – (0,16x(A-B)) ==> o que dá A-B = 31 meses (aproximadamente)

      (os três anos letivos era informação redundante, de facto)

      (oh, e gostei tanto que tivesse vindo responder!)

      Eliminar
    2. (como sempre, não li o enunciado com atenção, de facto estava claro que a diferença era menos de três anos...)

      Eliminar
    3. (e como ter atenção a um mero enunciado quando tem 5 passarinhos recém nascidos no "seu" ninho?.... que coisa tão fofinha, essa!)

      Eliminar
  5. 28 meses pela regra de 3 simples...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, R :-)

      Essa regra de 3 simples está-me a escapar. Quer dar uma pista?

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Lá isso, querido il, não nos tem faltado, de facto não.
      Obrigada pela constatação. :-)

      Eliminar