a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

28/10/2016

Ouvi na televisão uma receita de lombo de porco assado (e resolvi imitar em parte)

Pensei em mingau, vou fazer mingau. Enquanto mingau me soa metálico, pego no nosso tacho e pouso-o no nosso fogão. Mingau acho lindo, podia ser nome de monumento, Ponte Mingau. Torre Mingau. Enquanto isso, deito o nosso leite no tacho e os flocos da nossa aveia deixo cair com suavidade no nosso leite. Aí, os flocos sumindo, vem o danado do porridge querendo reclamar do meu mingau em pensamento. E eu vou e espremo o sumo da nossa metade de um limão para dentro do nosso tacho, como dizia a receita; eu desconfio do limão fervido, cozido ou assado. Assado já me dei mal, mas este é fervido: junto o limão. Eu digo, eu sou o porridge. Ligo o botão no nosso nove do nosso fogão (só tem até ao nove), e dou início à espera (este é o meu problema na cozinha, a espera). Mas o porridge vem que não tem: Eu digo, darling, eu sou o muito porridge - the very porridge says. Aí, o calor começa a subir da nossa placa, e o leite com os nossos flocos e o sumo de limão borbulha levemente. Mexo com a nossa colher de pau e o nosso calor penetra no leite e do nosso leite passa para os flocos da nossa aveia (o sumo do nosso limão parece que sumiu - mas não), os flocos incham, o nosso borbulhar engrossa. Baixamos agora do nove para o nosso quatro e contamos cinco minutos. Enquanto isso, vamos mexendo o nosso porridge. Porridge? Eu sou o mingau, não lembra? Lindo! Metálico! Nome de monumento! Mingau!

Volvidos os cinco minutos (a espera terminada), desligamos o nosso fogão e a nossa papa de aveia está pronta. Podemos servi-la numa taça, juntar-lhe a nossa banana partida aos bocados e uma colher do nosso mel. Nossa! Que delícia!


(o problema da espera na cozinha até pode ser meu, mas de resto é tudo nosso)

17 comentários:

  1. Penso que nunca comi mingau. É um nome tão bonito que só pode ser uma falha grave nunca ter comido disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós fomos os bebés da farinha Maizena e depois do Cérèlac e do Nestum. Mingau não é mais que papas de aveia, mas eu também acho não tinha comido antes.
      Como aveia mas em cru, é mais rápido de preparar :-)
      (é que eu, querida Cuca, não disponho de um Andrimhinir...)

      Eliminar
  2. Com franqueza, uma pessoa mal se esqueceu da anona e já está de sentimentos com o mingau :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas sal, uma pessoa não se esqueceu da anona! uma pessoa continua a adorar comer anonas, muitas anonas, maravilhosas anonas e também cuspir os caroços delas, saltitantes, vigorosos por esse chão fora... :-)

      (grande ideia, vou juntar os dois na mesma taça, vou vou... acho que vai dar uma combinação perfeita! pouco colorida, mas perfeita :-) obrigada pela dica, sal)

      Eliminar
  3. como papas de aveia (eu sei que é porridge, mas a minha mão chamava-lhe papas de aveia e eu chamo-lhe papas de aveia. pronto), todas as manhãs, com leite de aveia. deixo a aveia de molho de véspera (já la está para amanhã), mas nunca lhe deitei sumo de limão. casca, sim. já sumo.... hmmmmm.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ana, porridge é lá na ilha deles, aqui é papas de aveia ou, se quisermos ser mais comedidos, papa (singular) de aveia! :-)

      o que eu acho mesmo é que mingau é muito mais lindo, mas que eu saiba só se usa no Brásiú! :-)

      quanto ao limão, também achei esquisito... mas acho que não aquece nem arrefece...

      Eliminar
  4. Peço desculpa se incomodo, mas eu pagava para não comer isso daí. Chama de mingau? Pois que seja. Mas que venha a ser nos longes de mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual incomodar, bea, esta casa é sua. :-)

      Não é que seja uma coisa assim muuuuuuuito deliciosa, mas digamos, não é mau e... é saudável. :-) (embora chamando de mingau ficou um pouco melhor, sim)

      Eliminar
  5. que maçada, estas contradições: mingau, de facto, é palavra de excepcional beleza; papas de aveia, bom, afinal, como vai estar o tempo, amanhã?

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. é por isso mesmo que aquilo ficou um mingauzão danado!

      :-)

      (de ananases - como hoje)

      :-)

      Eliminar
  7. mingau. comi muito, nos livros da editora abril, com o coronel cintra e os irmãos metralha, sem esquecer o meu professor preferido: professor pardal. mingau: fiquei bem, só de ler. até a palavra enche. e faz bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah, também tomei muito desse mingau! e do da Mónica, do Cebolinha e do Cascão... do Chico Bento é que talvez não...

      :-)

      (a nossa geração aprendeu muito mais sobre o Brasil do que a dos nossos filhos, agora, com muito mais acessos. já reparaste?
      lembro-me de achar curioso as minhas filhas, em pequenas, terem levado muito tempo a conseguir perceber o que dizia um brasileiro... nós tivemos as novelas, apanhámos logo o jeito. enfim.)

      Eliminar
  8. E email do blogue, tens? E cedes, para imprecisoes@gmail.com?
    :)

    ResponderEliminar
  9. Saiu post confeccionado por cozinheira de mão cheia em forma do que lhe apetecia e apeteceu-lhe mingau e depois, depois danou-se! depois foi tudo nosso, e cada colher de mingau assim preparado para ser partilhado é tal qual uma cereja, a seguir a uma vem logo outra e a pessoa lembra-se dos livros aos quadradinhos e colher de mingau puxa colher de mingau e nesta altura já está todo o mundo achando que mingau virou iguaria, tá não? É, a cozinheira faz o mingau e depois fica todo mundo se lambuzando :-)

    Beijinhos e uma excelente semana para ti, Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saiu foi comentário cozinhado com a arte de quem sabe demolhar as palavras, salgá-las ou adoçá-las conforme se aplicar, conferir-lhes uma tonalidade colorida ou aromatizá-las com os cheiros mornos do verão, adornadas ainda com uma ou outra memória de infância. E, claro, deixar quem as lê querendo mais, viu?
      (Caramba, tu arrasas com esta blogosfera e nem blogue tens!)

      Uma excelente e inspirada semana para ti, Cláudia. :-)

      Eliminar
    2. (tu és é muito querida, isso sim)

      Eliminar