a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

27/01/2017

Mais medíocres à chuva

Hoje de manhã precisava mesmo de atravessar o rio e escolhi a ponte vinte e cinco de abril para o efeito. No caminho que tomei até lá, ora à chuva ora ao sol ora à chuva ora ao sol, havia muito congestionamento de tráfego como já se espera que suceda, mas hoje foi pior: fui abrandando cada vez mais até parar e parada para ali ficar. Claro que tinha havido um acidente lá à frente feito por condutores que também queriam chegar à ponte. Compreendi então que a meia hora de avanço que eu levava para o início da reunião ia ser ali toda consumidinha e talvez mesmo ultrapassada, pelo não andar da carruagem para dizer as coisas como deve ser. Aproveito pois para fazer um telefonema que já tardava, ligo para a Carla. E como foi a Carla a primeira pessoa com quem falei hoje, descobrimos as duas ao mesmo tempo que estou sem voz; veio de noite uma rouquidão para mim sem eu saber. Portanto, ai a tua voz!, ai a minha voz!, em uníssono. A Carla gosta tanto da dona Esmeralda como eu, mas talvez ela goste um bocadinho mais, porque continua lá no trabalho a almoçar da cantina onde a dona Esmeralda serve os pratos e eu não, eu estou parada nesta via de não acesso temporário a lado nenhum, aquém rio, à espera de escoar para lá do acidente. Portanto falámos, quer dizer, eu arranhei, ela falou, durante um bocado. Como está a dona Esmeralda? A dona Esmeralda, para além de ter pintado o cabelo, e ter mudado de óculos, ouve lá isto, prepara-me a Carla, agora tem facebook! A dona Esmeralda!
- A sério, Carla? Facebook?
- A sério, e queria pedir-me amizade lá no facebook, mas eu disse-lhe dona Esmeralda sua amiga já eu sou e além disso não tenho facebook.

Desligámos e pouco depois cruzo a zona do acidente, dois ou três ou quatro carros acidentados, sei lá, um estardalhaço tão triste. Acelero finalmente, entro na ponte, assisto a outro estardalhaço tão triste de um outro acidente, este no sentido contrário ao meu, vamos lá todos parar a olhar e ficar mais um bocadinho na ponte, e chego à reunião com meia hora de atraso. Depois de mim muito mais gente chegou, todos fora de horas, todos foi a ponte. Foi a ponte não: foi nós sermos condutores medíocres ao sol e ainda mais medíocres à chuva.

Isto não disse eu na reunião, mas digo aqui, que no blogue a voz está boa: em vez de andarem para aí a fazer os cartazes inúteis do post anterior, criavam escolas de reciclagem da carta de condução. Com aulas obrigatórias. Burros.

17 comentários:

  1. Eu ia lembrar a tua voz à solta em comparação com a rouquidão que te apareceu, mas já lembraste no post. ;)

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, lembrei. Mas não de propósito. :-)
      É que hoje, Gina, não me sai mesmo nada de jeito.

      Eliminar
  2. Em Novembro levei duas horas desde o Fogueteiro até passar essa ponte, também num dia de chuva. Ia com hora e meia de avanço, tal era o receio de chegar atrasada à consulta, e cheguei. Se fosse só nos dias de chuva Susana...há gente que faz questão de conduzir em alto risco...
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que compreendo melhor os enigmas da teoria da relatividade de Einstein do que as pessoas que fazem questão de conduzir em alto risco.

      Um bom fim de semana, CC, e um abraço.

      Eliminar
  3. Pode ser que tenha razão quanto a acidentes e reciclagem de cartas de condução. Mas julgo que a incúria é mais responsável do que o não saber as regras. Eu sei-as e infrinjo-as atávica, que qualquer dia sou cilindrada por um camião e adeus voz e o resto. E julgo mesmo que nos assalta algum preconceito ao volante. Senão veja, em geral, os homens não aguentam por muito tempo conduzir atrás de carro guiado por mulher; somos uns furas em todo o lado, sempre a tentar não sei mesmo o quê que põe em risco a vida de quem anda na estrada e pouco ligamos à hipótese de colisão, despiste e etc. Creio bem que, ao volante, beneficiamos de um optimismo catastrófico e minguado espírito cívico. Na estrada como noutros lugares do mundo, o civismo faz muita falta.

    ResponderEliminar
  4. ...e as melhoras da rouquidão:).
    Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é incúria, bea. Eu estou a ser irónica quando sugiro as aulas de condução.
      Bem, acho que me vou exceder um bocadinho e dizer-lhe aqui mesmo que de cada vez que vejo um condutor, um homem, a portar-se como um anormal, a conduzir agressivamente, a pôr a segurança em risco, não consigo evitar este pensamento: o pénis dele deve ser minúsculo.

      E pronto, é melhor nem dizer mais nada.

      Bom fim de semana, bea, e obrigada :-)

      Eliminar
    2. ah, ah, ah...é apenas preconceito machista e enraizado por séculos de existência, que a sociedade não é igualitária coisa nenhuma. Nunca me lembro de pensar assim. Mas cuidado, isso também é preconceito:). E há casos de mulheres que guiam devagar demais e gente mesmo com pressa.

      Eliminar
    3. (Eu sei, bea, sei que me excedi um bocado, mas pronto, foi só desta vez - e foi só aqui entre nós)
      :-)
      Bom domingo.

      Eliminar
  5. ao que tenho visto os portugueses nem são os piores condutores, só temos dois grandes problemas que é fazer peritagens em caso de acidentes (prazer mórbido pela desgraça dos outros) e conduzirem como se tivessem furtado o veiculo (mania de se encostarem ao carro da frente como se esperassem que este andasse mais depressa!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não somos os piores condutores, Manel, mas somos tão maus. Revelamos tantas vezes ao volante uma arrogância que não se justifica.

      Eliminar
  6. Eu, ser sábado ajuda, afastei-me dos medíocres que andavam à chuva e estacionei no largo onde estava a acontecer uma conversa sobre a dona Esmeralda. :-)

    Espero que estejas melhor, Susana, e, caso esteja a ser bom, continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia. Está a ser um bom fim de semana sim.
      E que o teu domingo seja bom também, sem medíocres nenhuns.
      :-)

      Eliminar
  7. Falta de civismo. Devia ser disciplina obrigatória desde o 1°ano. O civismo claro está! E concordo em absoluto com a reciclagem obrigatória regular. Anda por aí muita gente com a mania de que é dona das estradas!
    Beijinhos Susaninha e que te volte a voz depressa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reciclagem obrigatória e mais multas, acho que isto só ia lá com multas. Infelizmente.
      Beijinhos, Mafy. :-)
      (a voz 'tá quase)

      Eliminar
  8. As coisas que se sabem aqui! A dona Esmeralda pintou o cabelo! Tem Facebook! Estas a Carla não me conta, mas deixa que vou fazer queixa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Carla só conta coisas importantes a pessoas muito especiais. :-)
      É é.

      Eliminar