a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

09/11/2017

Web-it Sum-it (lembrei-me)

Sento-me antes da hora numa das primeiras filas e entre cadeiras vazias, mesmo assim já passa das dez e penso no meu computador. Se o tivesse trazido adiantava trabalho aqui no colo. Só que a sala começou logo a encher com uma dinâmica muito boa e em menos de nada tinha já um eslavo à minha direita que cheirava um bocadinho mal e um jovem europeu à minha esquerda e um casalinho à minha frente mesmo a cheirar a chinês. Atrás de mim ouvem-se duas jovens a conversar em português, uma diz à outra que ele não devia ter feito aquilo no insta, achas normal?!, aquilo o quê não sabemos, que os acordes já habituais se elevam a anunciar a entrada de Paddy Cosgrave, para abrir mais um dia de Web Summit no Altice Arena!
Há vibração, claro que há. É magnífico estar aqui. O Paddy lá vem de t-shirt com as três montanhas do logo, não sei como não tem frio neste ar condicionado puxadote ainda por cima ele tão magrinho, e diz, vi aqui pessoas sentadas desde as oito e meia da manhã, por isso toca a levantar e agitar os ombros, mexer os braços, roda, solta, solta, e cada um de vós apresente-se aí a três pessoas, digam lá quem são e de onde vêm, e vamos começar!
O eslavo virou-se para o outro lado, portanto fiquei com o jovem europeu que é italiano – ah sim? tenho uma filha em Itália – que não posso ficar calada com estas coisas e ele todo admirado com isso e ainda mais quando eu lhe disse que no meu caso não venho de longe, sou mesmo uma sortuda aqui de Lisboa, o chinês do casal da frente virou-se para trás e disse-me que vinha da França mas vive agora em Londres e eu, eh pá, mas olha que pareces mesmo chinês, e sou de origem chinesa, diz então a rir-se, já sabemos que os chineses se riem muito e, falta um, do outro lado do chinês um homem bojudo de óculos e nome impercetível que vem da Jordânia e eu parece que nunca tinha falado com ninguém da Jordânia, três, já está.

E está muito bem, o Web Summit está mesmo muito bem.

12 comentários:

  1. Então...ficou-se logo no princípio...espero pela continuação ou desisto já do tal web qualquer coisa de que toda a gente fala e onde vi o célebre robot a pestanejar tão bem como qualquer humano?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto os robots foram uma das atrações que mais encheram o pavilhão - pestanejam, falam, são... máquinas especiais, mas creio que nada bateu o discurso do Al Gore, um humano que honra a nossa espécie.
      Dá para trazer de lá alguma esperança no futuro, se não conseguirmos trazer mais nada. :-)

      Eliminar
  2. (e aquela ideia, sim, sim, Web-it Sum-it (lembrei-me), toda muito empreendedora, do rebanho de ovelhas a limpar quintais, lembras-te?)
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me, pois. Era coisa para uma boa startup para a edição de 2018... energia renovável, ambiente...
      Quem sabe ainda me afoito. :-)

      Eliminar
  3. Não sou nada de mega eventos mas confesso que esse até me aguça alguma curiosidade, talvez pela informalidade que parece ter. Ainda não tinha percebido que as tecnologias eram a sua área de trabalho:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida CC, também eu não me enfio em mega eventos nenhuns. Mas no caso deste superei a minha dificuldade em estar dentro de multidões para saciar a sede que tenho de tecnologias e saber.
      É um evento magnífico. :-) (para mim)

      Eliminar
  4. O jantarzinho no Panteão é o resultado de uma conjugação de factos, arrisco assim: primeiro, alguém se esqueceu de proteger valores ancestrais da nossa cultura que incluem não fazer celebrações diante da morte e neste caso diante da morte de portugueses ilustres; segundo, e por causa disso, ficou a porta aberta para outras culturas diferentes, que incluem celebrações diante da morte, entrarem.
    Não te parece? :-)

    ResponderEliminar
  5. É uma vergonha. Concordo contigo na parte de atirar a maior culpa para quem permitiu tal.

    ResponderEliminar
  6. É de facto uma vergonha que valores nacionais importantes não sejam acautelados e que o descuido (não me atrevo a pensar que possa ter sido mais do que descuido) assuma proporções destas.
    Tenho muita pena que tanta gente tantas vezes não leve a sério as suas responsabilidades.
    Uma boa semana para ti. :-)

    ResponderEliminar