a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

22/11/2017

Sopa de caranguejo e tangerina*

Primeiro digo que foi esquisito há imensos anos quando a fnac passou de prestador de serviços de ar condicionado com música de Vivaldi constantemente presente nos anúncios televisivos (e por causa disso deixei de aguentar Vivaldi) a megaloja de livros, discos, puzzles, caixinhas com massagens corporais e outras experiências, computadores, auriculares, acessórios incríveis, guitarras, promoções e bilhetes de espetáculos entre outros.

Segundo digo que recordo o engraçado que foi o chocolate Raider passar de repente a chocolate Twix porque Raider era já nome de inseticida acho que do tipo casa e plantas, mas de matar os bichos e não a casa nem as plantas (a graça é por aqui se faz favor) e o chocolate joga noutra equipa.

Terceiro e último por ora, é a ideiazinha de se dar o nome Michelin, não é Miquelina, Marcoleta, Nicolázia, Esperanzídia, Deliciónia, não, é Michelin, às estrelas atribuídas a restaurantes muito bons, muito bons, muito bons, quando Michelin via eu já perfeitamente a partir do banco de trás dos anos setenta que é negócio de pneus com boa aderência ao asfalto, portanto recomendáveis pelo boneco cheio deles que lá estava sempre colado em reclames na traseira dos autocarros, nada a ver com sopinha de caranguejo e tangerina, é isto que eu digo.

* Comi na única vez que visitei um restaurante com duas estrelas dessas, em que com dois golos apenas devorei toda a quantidade da sopa servida em tacinha de porcelana branca de pequenas dimensões, de pé e de saltos altíssimos que ainda me lembro das dores que foi depois.

7 comentários:

  1. De qualquer maneira, foi giro ver aqui uma referência à Fábrica Nacional de Ar Condicionado :)

    ResponderEliminar
  2. Também te lembras disso, LB... :-)
    Olha, mas eu não sabia que "FN" era de "Fábrica Nacional". Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Oh... que giro. :-)
    Tive muita pena quando soube (1993?) que a FNAC tinha fechado...
    e andei um tempo a embirrar com a outra fnac, a dos livros, por lhe ter "tomado o nome".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, tanto, Susana! :)
      Mas é uma multinacional francesa, o acrónimo não tem nada a ver com o da fábrica. Nem sei se é um acrónimo :)

      Eliminar
  4. Foram dois golinhos de sopa. Mas não contou se ao menos era alguma coisa de jeito. Não diga que não tomou gosto, as tangerinas são insidiosas, dá-se por elas onde quer que estejam. Ou valerá mais o nosso caldo verde de nabiça com o prato da sopa opado e muito para lá das duas conchas?! Hummm...olhe que não sei.
    Também não entendo por que carga de água são estrelas michelin que é marca de pneu. Mas deve haver uma razão que não tem a ver com estrelas, quando as estudei não usavam pneus para nadíssima.
    A do chocolate passou-me, mas dou-lhes pouca confiança.
    E da FNAC antiga já não me lembro, provavelmente não frequentava. Caixinhas com massagens corporais?! E eu que não sei dessas coisas. Tanta falta me faziam, em certos dias, umas mãozinhas santas para uma massagem. Trazem as mãozinhas, as tais caixas? Sendo o caso, vou lá, investigo e não saio sem uns pares razoáveis:).
    Tenho dito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sopa, que se calhar nem se chamava bem sopa e sim redução de caranguejo e tangerina, visto que redução se aplicava aqui duplamente dado o tamanhinho da porção, era boa. Era... diferente.
      Aliás todo o repasto foi de excelente qualidade, doses minúsculas, bem sei, mas todas explicadas pelo mestre de cerimónias ao detalhe e elaboradas em construção artística no prato, quase dava pena comer.
      No entanto, bea, eu sou mais de coisas prosaicas sim, caldinho verde e broa de milho, bacalhau assado e batatas a murro por exemplo.
      Há umas caixinhas na fnac para oferecer de presente que vendem experiências - diversas experiências - algumas são de massagens e coisas assim zen
      (não trazem as mãozinhas nas caixas, trazem moradas de sítios onde se pode ir experimentar) :-)

      Eliminar