a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

02/04/2015

Julho ao sol, agosto inteirinho e ainda o setembro

Comprei uns óculos de ver ao perto um bocado cedo demais. Não tanto que as lojas ainda estivessem fechadas àquela hora, muita piada, mas trata-se da teimosia que a minha acuidade visual detém em se aguentar pela idade fora, não obstante eu fizesse muita questão de pôr os óculos de giros que são. Por conseguinte uso-os muito dentro da mala.

Descansam todo o dia a escassos centímetros do telefone móvel que de repente anuncia uma mensagem a chegar. Deixa ver, sessenta cêntimos por quilograma de borrego nacional não é mau e é o que pode poupar quem comprar quilos de borrego nacional. Acho graça a isto principalmente porque a mensagem deve estar muita gente a ler ao mesmo tempo que eu, orquestrações magníficas se as pudéssemos ver por esse país fora, mas opto por poupar o borrego inteiro e mantenho os óculos na mala.

É porque hoje foi verão à hora a que saí do trabalho, que este post vai derrapar e o borrego ficar descansado. Vinte e nove graus a cair para o fim da tarde catapultaram-me para as férias na casa da praia, nas quais a minha legião de irmãs e eu inventávamos mergulhos o mais possível em voo picado, diferentes e em estilo próprio, de preferência mortais, arte em movimento para dentro da piscina nos momentos em que a nossa mãe virava as costas para ir ver do almoço ou coisa assim, ai filhas do muro é que não, havia um muro e uma de nós preferia-o à prancha de saltos que estava ali para isso.

Portanto a derrapagem vai parar em postar aqui uma fotografia tão antiga que já não vale,  tempos vigorosos em que fazíamos daquilo todo o julho ao sol, sobrávamos para o agosto inteirinho e ainda inaugurávamos o setembro até ao meu aniversário, coisa para festa de garagem a fechar um círculo sem quadraturas nenhumas.


Tiro, finalmente, os óculos da mala e dirijo-me à estante dos álbuns fotográficos que se mantêm fechados na prateleira enquanto passam os anos depressa. Pego no de lombada azul escura, abro-o e encontro-a. Julho de mil novecentos e oitenta e quatro, tem a data por trás. 

Os saltos mortais não eram meus, nem os que vinham do muro, mas quem me vê ali pendurada no ar há tantos natais na prateleira acredita que sim, acho eu com os óculos postos e muitas saudades.  

7 comentários:

  1. Querida Susana,
    As férias grandes eram mesmo grandes e os mortais, mesmo imortais.
    Bom dia,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem metida caro Ente. Os mortais (estes) serem imortais, pelo menos nas prateleiras. Da memória.

      (Su: 29º onde? A quanto o quilo? Compras para mim? Depois acertamos as contas.)

      Eliminar
    2. Caro Outro Ente, os mortais era o nome que a louca da minha irmã que os fazia, lhes dava. Foram imortais, pois foram, felizmente. :-)
      Uva: 29º ontem, 19h, ali mesmo a cair para o Parque das Nações, na sms diz que o borrego é a 5,78€ já com desconto. Compro, pois, onde mando entregar? :-)
      Abraço aos dois, com desejos de boa Páscoa.

      Eliminar
  2. E tão felizes que nós éramos com tantos saltos e outras brincadeiras. As aulas só começavam em outubro e nem por isso ficámos menos espertos. É o que digo, não sei se gostaria de ser criança agora, sempre a tiracolo de pais sem tempo e de atividade em atividade numa correria desenfreada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá que pensar, não dá? Acho que faz falta aos pais de hoje relaxarem mais nos medos e soltarem os filhos, para que eles vivam. Cresçam. Mas, claro, falar é fácil.
      Boa Páscoa, Maria! :-)

      Eliminar
  3. Lembranças felizes das tardes longas! Eu era mais trepar às árvores e fazer casinhas lá em cima! :P

    Beijos, Susaninha. :)

    (não sei o que deu ao meu dedo. Deve-se ter irritado e pimba, lá ficou um comentário só com um ponto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se um comentário teu é bom, dois é melhor, mesmo que seja só um pontinho. De qualquer forma, apaguei-o para que o teu dedo não fique envergonhado, fiz mal? :-)
      Trepar às árvores eu nunca fiz, tinha medo. Totó.
      Beijo, querida Maria, e boa Páscoa!

      Eliminar