a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

04/08/2015

Amazónia

Mesmo que não seja muito, esta altura do ano é boa. Se não estamos nós de férias estão os outros e isso é, por exemplo, haver mais espaço que carros. É que parece que o tempo também expande, vai enlaçado no espaço, é mania, e eu desconfio que o bosão de Higgs está metido nisto (não fugir já, o tema é bom).

Um sobrinho de três anos está junto de mim no jardim de uma noite de verão da semana passada. Olha para a lua quase cheia, que ele não sabe ser azul, e diz-me, esticando os braços na direcção da bola luminosa, não coxigo apanhar a lua, tá longe. Ainda bem, porque se ele fizesse com a lua o que o vejo fazer com as bolas, havia de lhe afinfar mais uns tremendos sombreados a condizer com os pontapés bem metidos, ao mesmo tempo que se ouviria gritar pela vizinhança fora, bem alto, goooooolo!!! indiscriminadamente e mesmo acompanhando pontapés desferidos ao lado. Mas estamos na noite de verão e ele continua, os paxarinhos tamãe não coxeguem apanhar a lua, não têm baxos, e nesta altura estica de novo os dois braços mas agora virando as palmas das mãos para cima e encolhendo os ombros com ar interrogativo. Perguntei-lhe então e o sol, onde está, Rodrigo? o xol foi dumir, o pequeno braço direito faz agora um semicírculo por cima da cabeça, a indicar precisamente toda a zona situada atrás do sol posto, o miúdo percebe disto.

Mesmo que não seja muito, esta altura do ano é boa.

Escolhi-a pois para me infiltrar na Amazónia. Custou-me entrar, ao princípio (mas agora já me estou a habituar, habituo-me a muito desde que não meta gafanhotos). As pinturas faciais perpetradas no seio das tribos são de leitura difícil, mas têm tanto significado, carregam tanta esperança e tanta paz, que as acho lindas. Como também acho linda a capacidade que têm estes homens e estas mulheres de não sentirem raiva: para que a ordem do mundo se não escangalhe. E como a ordem se não escangalha, também não precisam da matemática para a tornar a pôr no lugar: os números terminam em quatro, a partir do cinco são todos corridos a muitos. Tenho de ter imenso cuidado, fui advertida, para não espirrar quando me encontro no seio das tribos; um espirro meu, por muito gracioso que me saia, ia pô-los em pânico e levá-los até a quererem matar-me (em defesa própria) se eu insistisse ficar, é sabido que quando uma pessoa espirra está possuída de um espírito mau e que outras se lhe seguirão no espirranço, no fim alguém acaba muito doente e depois morto, mas eu nisso não penso. Estes povos tribais, já agora, ou andam ou ficam no mesmo sítio, é bem esta situação que os distingue. E os que andam são mais respeitados, no geral (parece-me). Mas o que me trouxe aqui foi a lua e eu já ia sei lá onde, de tão encantada. Aliás a lua e o sol, e vêm de há dois parágrafos atrás, medidas que tomo para não ficar o post incompreensível, já bastou o bosão de Higgs, coisinha inquieta que ali se meteu. Dizem estes homens tribais que a lua é o pai do sol, sim o pai e não a mãe, a mãe foi uma desavergonhada que não interessa a ninguém, então a lua desapontada subiu ao céu onde se deixou ficar, empalidecida com tamanha tristeza e sem amar o seu filho sol (há razões, mas não vou contar tudo). Este, tão triste, já não bastava ser órfão de mãe, todos os dias dá voltas à procura do pai, que lhe anda a fugir. Nas voltas que dá, primeiro sobe depois desce e assim se sucedem os dias e as noites. Ora o meu sobrinho precisa saber disto, qual o xol foi dumir qual quê.

De forma que lá irei a sua casa um destes dias, para continuarmos a conversa. Talvez tenha de o acompanhar nos pontapés às bolas que consegue agarrar com as duas mãos, para que o assunto se mantenha num fio condutor mais ou menos científico (os homens destas idades são imprevisíveis).

Mas claro que este post não fica assim. A minha viagem à Amazónia ainda não acabou e quem quiser pode acompanhar-me, é questão de adquirir um bilhete como o que está em cima da mesa.


(pensando bem, mesmo que não seja muito, qualquer altura do ano é boa para visitar a Amazónia)

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Que pena, costureira. Eu já tive um mês assim, era julho, mas depois caiu-lhe o 'des' e ficou um gosto.

      Bem-vinda! :-)

      Eliminar
  2. Esta altura do ano é mesmo muito boa. Sobretudo quando não se está de férias. Essas, sabem melhor em Maio / Junho ou Setembro.
    Se calhar, com três anos ainda é cedo para o menino sair do encantamento do sono do xol... Digo eu. ;)
    Ainda não li esse livro.
    Beijo. Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maltinha jovem de hoje surpreende-nos com as suas descobertas (como saberás melhor que eu) quem sabe ele entenderá toda a questão planetária... Ai eu vou puxar por ele, vou vou. :-)
      Beijo, Isabel.

      Eliminar
  3. A Amazónia vê-se, sente-se, percebe-se todo o ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah caríssimo Observador, como sabe? Não me diga que já viveu a magnífica experiência que deve ser entrar na Amazónia... já? Se sim, conta-nos, não conta?

      Eliminar
  4. Susana, eu confesso que estaria metida numa grande alhada. Como explicar a uma criança de três anos, sem espirrar trinta vezes, que tudo aquilo em que acredita, na Amazónia não é assim?

    Um beijinho; este post merece continuação.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, qualquer coisa há-de sair... e espero que sem espirrar! :-) Olha, talvez comece mesmo por aí... (obrigada pela ajuda)

      Se houver material, o post terá continuação. :-)

      Eliminar
  5. Gosto muito de o ver por aqui, caro josé luís!

    (havemos de ter cuidado, sim, já tomei nota) :-)

    ResponderEliminar
  6. Li-o o ano passado, precisamente em Agosto. Talvez o mês se salve pelas leituras e pelos encontros com meninos que não coxeguem apanhar a lua enquanto o xol vai dumir.

    Beijos, querida Susana, com muitas páginas dentro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... que comentário tão bom, Maria! "Ouvir" o meu sobrinho falar assim, pela tua mão...
      Não é dos livros mais conhecidos dele e que eu saiba, depois daquela que eu tenho, só foi editada em português uma edição de bolso, já há uns anos, e que na Wook está esgotada.
      Obrigada, querida Maria, páginas de beijos de volta. :-)

      Eliminar