a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

08/10/2015

Fica para a próxima

As fatias de bolo de chocolate que estão deitadas em pratos de cerâmica branca decorados a maior parte deles com uma linha circular azul impressa a meio do seu bordo, bem me tentaram. Só a palavra chocolate, aliás, já me predispõe e isto não tem piada nenhuma. Pode mesmo tornar-se um aborrecimento, por exemplo, ao balcão de bombons esculturais do café Portela no centro comercial Vasco da Gama, quando não posso evitar lá ir ou de repente num desses aeroportos que não ficam longe de Bruxelas. Em vez de uma fatia de bolo de chocolate, suspiro e recolho para o meu tabuleiro uma raquítica maçã assada enfiada numa taça transparente um nada maior que ela, dona Esmeralda hoje é o prato de carne se faz favor.

Uma barulheira na cantina, a televisão aos gritos, comi num instante. Saio logo a seguir à maçã assada, raquítica mas boa, ela e eu atravessadas agora pelos mesmos neutrinos (tem de ser, tem mesmo de ser), entro no carro que está quentinho e me avisa pela quarta vez, para aí, que precisa de combustível. Ignoro e ao parar no semáforo vejo pelo canto do olho uma coisa que me faz virar a cabeça e que é uma fotografia gigante da Mariana Mortágua ao lado da Catarina Martins. Fiquei a olhar para a Mariana Mortágua e pensei que ela tem um rosto bonito, tem mesmo. Mas podia ser mais bonito o seu rosto, aposto, se deixasse as sobrancelhas inteiras. Parece-me que as mulheres em geral deviam deixar as sobrancelhas inteiras (poupa-se um tempão que se pode usar a escrever posts muito bons). Não tive tempo de reparar nas da Catarina Martins, fica para a próxima, o sinal pôs-se verde de repente e eu arranquei, eu e os nossos neutrinos. Meus e da maçã assada. 

(este texto tem um erro; se alguém o descobrir, ganha)

Actualização do post-desafio a 13.10.2015, para a eventualidade remota de alguém ainda cá voltar:

O erro está aqui:

"...o sinal pôs-se verde de repente e eu arranquei, eu e os nossos neutrinos."

Os nossos neutrinos, meus e da maçã, os que supostamente nos estavam a atravessar imediatamente antes de eu arrancar com o carro, não arrancam connosco: somos transparentes aos neutrinos, nós avançamos e os neutrinos continuam a trajectória deles sem se incomodarem com o trânsito ou com maçãs assadas, com blogues ou com posts tolos como este. (tolo, mas é o terceiro no ranking de visitas desde sempre deste blogue.... são um verdadeiro sucesso, os neutrinozinhos)

26 comentários:

  1. Primeira leitura muito atenta e devagar, não descobri nada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Redonda, estava a ver que ias ganhar também este desafio! :-)
      Mas tem um erro, tem tem.

      Eliminar
  2. Concordo que as sobrancelhas demasiado, finas e aparadas desfiguram o rosto. Nunca reparei nas das senhoras referidas mas, sinto um arrepio com as do CR7...

    Não vi erro algum, sou péssima correctora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tétisq! Gosto de te ver por aqui.
      O quê?!... O CR7 desbasta sobrancelhas?????? Tens a certeza?
      (vou olhar melhor... ou antes, vou olhar)

      Eliminar
  3. A Catarina Martins tem as sobrancelhas, como dizes, inteiras. Há um enorme cartaz na alameda para onde olhei vezes sem conta e vezes sem conta me lembrei de fazer um post a contar isso mesmo. Mas não fiz. E agora já não faço.

    Não detetei erro nenhum. Até fui pesquisar 'neutrinos', que é coisa de que nunca ouvi falar (ainda bem que existem blogues) mas não concluí nada por ser dum tema que não domino de todo.

    É a primeira vez que comento no teu blogue, e nota que o leio há meses. Gosto muito. Do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê muito bem-vinda, Gina! Obrigada pelas tuas palavras.
      É natural que quem não saiba muito de neutrinos não detecte o erro.
      Mas sobretudo acho fabuloso não ser a única no mundo a reparar em coisas como as sobrancelhas das políticas dos cartazes... :-) Só tenho pena de te ter tirado a vontade de fazeres o post... tirei mesmo?!...

      Eliminar
    2. Não, Susana, nada disso. É que já não tem piada, a campanha terminou, os ditos estão eleitos, coisas assim. :)

      Eliminar
  4. É decerto um preciosismo da minha parte -- admito. Lembro-me de ver no cartaz que a pobre da Mariana tinha ficado atrás da Catarina e parecia estar a espreitar-lhe por cima do ombro. Ora isso esforça as coitadinhas das sobrancelhas, se esforça, como se imagina!

    Boa noite, cara Susana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei que lhe diga, caro Xilre, estou um bocado desiludida....tinha esperança que viesse aqui enunciar o meu erro... bem, mas vê-lo por cá compensa, pronto.
      Realmente a Mariana está atrás da Catarina se olharmos para os ombros delas, mas como puseram a Mariana do lado direito de quem olha para o cartaz e nós, pessoas, somos quase todos destros, temos tendência a olhar mais para o lado direito, o que significa que vamos ver a Mariana mais à frente... digo eu, que de facto comecei por vê-la a ela.

      Boa noite, caríssimo Xilre :-)

      Eliminar
  5. Tivesses comido o bolo e irias tão satisfeita que não haveria sobrancelhas capazes de te tirar do sério! :P

    Beijos, Susana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas vou dizer-te uma coisa, Maria, se amanhã houver fatias (às vezes sobram) daquelas do bolo de chocolate a olhar para mim à descarada, chamo-lhe um figo. Uma vez ainda resisto, duas duvido. :-)

      Beijos, Maria. Bom fim de semana.

      Eliminar
    2. Adorei o comentário da minha amiga Maria Eu, que me fez rir a bom rir... até porque partilho da opinião dela :)

      Quanto aos Neutrinos, está aí de facto o erro (" ela e eu atravessadas agora pelos mesmos neutrinos ...) porque não são os mesmos.

      Ainda agora há dias, quando se soube a quem foi atribuído este ano o prémio Nobel da Física, tivemos (eu e o meu filho) à hora de almoço uma interessante conversa sobre este tema. "Nerdices" do rapaz... que adora tudo o que é ciência, da Física à Matemática... e muito especial e obrigatoriamente passando pela Astronomia e Astrofísica.

      Beijinhos Susana, e bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
    3. Afrodite, se a maçã assada está dentro da minha barriga, os neutrinos que a atravessam, atravessam-me a mim também. Daí o "mesmos". Claro que esta declaração não será muito precisa, visto que sendo eu muito mais gorda que uma maçã assada raquítica, há muitos neutrinos que só me atravessam a mim, não à maçã. Aprecio muitíssimo a tua tentativa (e sei como já tens ganho outras paradas ;-)), mas o erro declarado não é esse. Queres tentar outra vez? :-)
      Beijinhos, Afrodite, e bom fim de semana para ti também.

      Eliminar
    4. ahahaha
      Só agora reparei... pura desatenção minha! Eu li essa frase desenquadrada no tempo da história... porque te imaginei de tabuleiro na mão com a maça em cima dele. Pois, é que já estava a sair... depois do almoço.
      Pronto, então eu tento de novo :) pois se a maçã está dentro da tua barriga, não podes sair «logo a seguir à maçã assada» :))

      Beijinhos bem dispostos
      (^^)

      Eliminar
    5. Desejo-te uma semana bem disposta, Afrodite. :-)
      Bem disposta e muito boa, já agora.
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Susaninha és uma marota!
    Já reli no mínimo duzentas vezes...
    Ou é dos meus olhos ou não há erro nenhum... Pelo menos de escrita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafy... o erro não é ortográfico ou de sintaxe.
      Marotos são os neutrinos. :-)
      Mafy, perdoa-me as 199 vezes a mais, perdoas?...

      Eliminar
  7. Boa nôte Susana, daqui Alantejo: acabê de veri passari um nêtrino à velocidadi da luz, mas nã consegui vêri interagiri ca maçã, passou-lhi mesmo ao lado...e apesari de teri três saboris, nã engorda, por isso se eu fosse a vocemecê-i amanhã escolhia o bolo de chocolati que é nêtrino-fri ( como ouvi dezeri), porque lá por esse lado dos nêtrinos, nã há problema, isto é claro, é um alantejano a falari. Já das sobrancelhas, acho que gostê...

    ResponderEliminar
  8. Teresa.... estás a tocar no ponto do tal erro, os neutrino... os daí do belo Alentejo ou os daqui de Lisboa, não tocam, passam ao lado.... praticamente sempre, são uns magrizelas que nem a massa lhes vale de muito.

    Como estou a cair de sono, já não posso responder-te como mereces, minha querida Teresa, mas posso dizer-te que me fizeste rir às gargalhadas que soaram na noite (Lisboeta) um pouco por todo o lado. Obrigada.

    Adorei. :-)

    (até me apetecia mandar-te uma fatia do bolo de chocolate, se amanhã houver)

    ResponderEliminar
  9. Susana, bom dia!
    É uma entrada a pés juntos vir aqui pela primeira vez e dar logo com o tal "erro" (perde-se a noção de erro quando a própria o fez propositadamente)?
    :)

    (eu detesto sobrancelhas à CR)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Linda Blue, bem-vinda!
      Eu não fiz o erro propositadamente, ele saiu, mas como não quis retirar ou alterar a parte do texto que o contém e que me ia atrapalhar o resultado final, decidi declará-lo, é mais honesto. :-)

      Eliminar
  10. Susana, achei que gostarias de saber que graças a ti fiquei a ter alguma noção sobre neutrinos. Uma pessoa que não percebe nada de neutrinos foi alertada para o erro pelo "(tem de ser, tem mesmo de ser)", que tu, já se vê, não consegues deixar assim os teus leitores completamente aflitos sem pista nenhuma, e após aturada pesquisa ;-) o obscurantismo ganhou alguma luz, claro que a probabilidade de amanhã não me lembrar de nada é enorme, mas pelo menos hoje, ora deixa cá ver as horas...às 14h35, sei alguma coisa sobre neutrinos, yay!!
    ( não gosto de sobrancelhas demasiado inteiras, nem daquelas que são só uma linha, no que às sobrancelhas diz respeito, gosto do meio-termo)

    Beijinhos Susana, e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que gosto de saber isso e muito obrigada por mo dizeres! Eu também tenho aprendido imenso aqui pelos blogues fora. O "tem de ser, tem mesmo de ser" não está relacionado com o erro, está relacionado com o facto de eu brincar com os neutrinos em dois posts seguidos, usá-los assim, como se eles fossem só e todos meus. :-)
      E ainda te lembras de alguma coisa a esta hora mais tardia em que o sol já se pôs e os neutrinos têm agora de atravessar a Terra antes de te atravessarem a ti?

      Beijinhos, Cláudia, bom fim de semana.

      Eliminar
  11. Por mim, levava a maçã assada E o bolo de chocolate. Não há neutrinos que me detenham no que toca a sobremesas. Tanto mais que nos últimos tempos dei para ir perdendo parte das sobrancelhas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levavas o melhor do momento, portanto. Os neutrinos é que não levam nada com eles, tão magrinhos são que não aguentam uma gata pelo rabo :-)
      Boa semana, Luísa.

      Eliminar