a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

19/04/2016

É uma catarse

A propósito disto, venho derramar uma catarse. Um pedaço de catarse não faz mal a ninguém e bem vai fazer, querem ver?

Havendo quem use as exclamações nos correios eletrónicos para purgar um jovem e genuíno entusiasmo, prevendo-se mais tarde, eventualmente, a sua substituição por reticências, também há, posso atestar, quem acumule as duas funções. Para além de poluir as mensagens de trabalho com exclamações inexplicáveis e reticências acusatórias já depois dos quarenta, ainda são as mensagens compostas com um valente "Boas!" à cabeça, lido cá por mim como um pachorra-nenhuma-para-pensar-se-é-de-manhã-bom dia-ou-de-tarde-boa tarde, isto vindo de um diretorzecozito com secretariazinha. Ensinada. Que aprendeu e faz igual, Boas!

A secretariazinha deu recentemente para embirrar comigo por razões desconhecidas (contudo adivinhadas). Não tem problema porque eu até lhe acho graça (para além de já me estar a dar um post). Há dias deslizei elegantemente para dentro da sala de reuniões que tinha a porta aberta àquela hora, o costume, o computador portátil nos braços, o cabo a dependurar, o rato, também de fio, enfiado no bolso para que não me torne a cair ao chão pela enésima vez com o laser a apontar-me aos olhos, acho que aquilo é laser mas vou verificar, eu devia saber destas coisas mesmo quando surgem a meio de uma catarse, eu que gosto imenso de lasers, apanhei-a, íamos na secretariazinha do diretorzecozito, eu a caminho de me instalar e ao projetor para uma tal reunião específica que tenho de levar a cabo periodicamente, e ela ao telefone com uma chamada muito cheia de olhos azuis ali toda sozinha dentro da sala. Entrei silenciosamente e pousei a tralha e os fios, barulho nenhum, pousei tudo menos o raio laser que tinha no bolso e ela vai de atirar-me indignada que não sei quê de pedir licença, não é ó susana e eu não gostei do não é ó susana, nem do francamente que depois lhe saiu. Isto como se a sala lhe pertencesse ou estivesse com a porta fechada. Quedei-me a remover o laser do bolso e com isso ela compreendeu que eu não ia sair, francamente não ia sair, então pega e dirige-se para a porta, leva lá para fora a sua chamada toda cheia de olhos azuis, a chamada continua a entrar-lhe pelo ouvido e a sair-lhe por onde é que já não vi.

Eu disse que era uma catarse.

10 comentários:

  1. Uma bonita catarse, aliás como tu. Tu afinfa nessas secretariazecas horrorosas!! Destesto secretárias. Aliás, sou a única que se aproveita... :))))
    (Há pessoas muito malcriadas, a escrever emails sobretudo. Uma verdadeira vergonha.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me custa é a falta de respeito, é o quase "dar pontapés" nos outros, não cuidar do trabalho nem do que com o trabalho se relaciona. Esta secretária é, de facto, uma pessoazinha, mas outras há que são gente com quem se aprende muito (como tu, claro! :-)). Mas cada vez há menos secretárias, acho que infelizmente.

      Eliminar
  2. E que tal mandá-los catar-se? :p

    Beijocas, Susaninha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achoq ue não é preciso mandá-los... ai não é não. :-)

      Beijinhos, Maria. (tu és tão querida)

      Eliminar
  3. Para a próxima, leva um ratinho a sério no bolso, daqueles com olhinhos vermelhos, tipo laser, e solta-o, como quem solta um suspiro franco, uma exclamaçãozinha, um soluço, sei lá. Vais ver que o "Ó" se converte logo numa sequência crescente de “ais” sem reticências. Se quiseres posso-te emprestar o meu hamster :)

    [Pronto, este foi também o meu momento catártico]

    Um beijinho, querida Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho três caudas... posso ajudar :)

      Eliminar
    2. Miss Smile, eu levava o ratinho, mas acho que me ia fazer cócegas e querer saltar para fora do meu bolso (é um bolso largo de farda de trabalho...) e depois não sei se a situação ia correr muito bem... ai ai
      (esse hamster, porta-se bem, porta?)
      Outro, minha querida Miss Smile.

      Eliminar
    3. Manel, eu fartei-me de rir com essas caudas. Quando li, pensava que a madeixa de cabelos era minha, visto ser exatamente a descrição do meu cabelo, que isto dos blogues já tinha tecnologia toda avançada e tudo... mas depois não, ufa.
      :-)

      Eliminar
  4. Gente cheia de tudo, inclusivamente de falta de educação, humildade, delicadeza.... há muito :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade GM, há-os assim. A gente (nós, as pessoas educadas) tem um trabalhão a tentar endireitá-los...
      Às vezes consegue-se, é um desafio. :-)

      Eliminar