a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

24/10/2016

Pêssegos espanhóis, bolas de ténis

Eram três batatas doces magrinhas. Compridas, tortas e magrinhas. Descasquei-as, mas não to-tal-men-te. Deixei casca nas pregas mais difíceis do torto; não tem problema, ficam gourmet. Isto do gourmet, devido a ser moda, dá para justificar imensas coisas, por exemplo o medo de tirar um lanho da mão com o descascador, que aquilo é um ótimo descascador, até me está a apetecer pôr aqui uma fotografia do descascador, mas o gourmet, tipo, era aqui que íamos, dá, não dá?

(as minhas filhas dizem tanto tipo isto e tipo aquilo, que já passou para mim o tipo, era por favor desculpar)

Voltamos às batatas doces. Com elas e com uma maçã portuguesa, sim!, havia uma! - é que me ir-ri-ta comprar fruta espanhola, estou farta de fruta espanhola, os pêssegos espanhóis devem ser bons para bolas de ténis que aquilo é impossível de engolir e…. hã? ah! sim: com as batatas doces magrinhas e com a maçã portuguesa! olá pessoal!, fiz o caril de frango. O ca-ril de fran-go. Só que sem o frango. Tipo que ficou no congelador (e continua lá, com aquele frio). Ou seja, isto foi para explicar completamente o gourmet, que é: Caril de Frango sem Frango com Batatas Doces Magrinhas e Maçã Portuguesa Difícil de Encontrar. Se o título for muito grande corta-se aos bocados, põe-se a cozer e...ok, ok, está bem. 

Eu tipo gosto muito de inventar na cozinha, para afastar qualquer monotoniazinha que queira vir meter-se ali, invento, invento e depois é bom. Normalmente é bom.


E estamos quase a acabar, mas ainda me falta uma parte que não é ver programas de culinária na televisão nem nada, é: com-pre-en-der por que raio não há fruta nacional qua-se ne-nhu-ma no supermercado. Tipo alguém sabe?

6 comentários:

  1. O MQT daqui pergunta exactamente a mesma coisa sempre que calha ser ele a ir às compras. E realmente é chocante, se afinal temos tanta produção nossa. Ontem andei a apreciar diospiros no C....te, mas tinham um aspecto deslavado, bastante claros, nem pareciam diospiros. Entendo a importação de fruta exótica; agora maças, pêras, uvas ou laranjas??
    Mas para responder à questão: alguém deve achar que a nossa fruta é mais cara do que a estrangeira. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. A fruta exótica tudo bem, claro, não podemos (não?) ter estufas e câmaras climáticas para produzir o que nasce espontaneamente em África, mas fruta que há cá no nosso Portugal vir - às vezes - do Brasil??? O que se gasta em combustível e merdas, já para não falar do óbvio que é isso mesmo: os nossos produtores?!
      A razão deve ser essa que apontas sim, mas a nossa fruta (quando se encontra!) é sempre melhor. (eu nem olho ao preço, olho à origem da fruta)
      'Tou aqui 'tou a deixar de comer fruta.

      Um bom dia para ti, querida Homónima.

      Eliminar
  2. Não faça isso. Deixar de comer fruta é pecado mortal:). Eu espero bem que ela continue a chegar ao supermercado já que o meu pai só tem laranjeiras. Prefiro a portuguesa por ser melhor; recuso comer pêssego espanhol, não pela nacionalidade mas por saber a nadinha. Mas gosto das sumarentas pêras do oeste que compro no super, claro; das reinetas que assadas são do melhor (nos bolos e tartes também não respingam); das bananas da madeira que são mais pequenas mas docinhas como convém; das uvas que até suponho serem por vezes da minha região (não entendo, é verdade, por que não são sempre se tanta vinha há tão perto); das castanhas transmontanas e um bocadinho grandes demais para meu gosto porque são menos doces assim. E o resto, tem razão, vem não sei de onde. E compro menos. Mas compro. Que pior que ser estrangeira é não estar na minha fruteira a espreitar-me o paladar. O que é que tem de mal? Acho-a um bocadinho para o caro. Mas melhor dou uns euros por ela que pelas incontáveis bolachas que os meus queridos filhos devoram (só não disse ricos filhos para não parecer a Cinha Jardim, aquela loiríssima senhora muito madura e de seta apontada à sua mesma adolescência). E agora que já fui um pouco mázinha, coisa que nem é muito meu hábito, chegou-me assim um apetite de uvas, encantos em gota no paladar.
    Um bom dia para si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, laranjas. Ainda esta semana, bea, só havia laranjas espanholas no supermercado. Bem... lá as trouxe, porque laranjas são imprescindíveis. Mas ao abri-las deparo-me com uns 40 % de esferovite dentro. Esferovite cor de laranja, mas esferovite.
      A sério, não entendo. Há laranjas bestiais no nosso Algarve e não só, mas que se passa connosco?!
      Não vou deixar de comer fruta, vou só deixar de comer a fruta de nuestros hermanos e outra que não a nossa.

      Bom proveito, bea, e um ótimo dia para si também.

      Eliminar
  3. Moro perto de Alcobaça, logo, por aqui não falta a dita maçã portuguesa, mais a pêra, as uvas, o melão, laranjas, etc. Compro as frutas e os legumes numa loja tradicional da minha rua, tudo português, até as bananas que vêm da Madeira. Sortuda eu sei. Só me dirijo a um hiper ou super para as outras compras, nunca para frutas e legumes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, felizmente ainda há essas frutarias que fazem o milagre de vender fruta nacional!... :-)
      Mas isso continua a não explicar o porquê de os hipermercados terem tanta porcaria...

      Pois hoje comprei um saco de maçãs de Alcobaça e lembrei-me de ti, GM. :-)

      Eliminar