a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

13/11/2016

Mayday

Há bocado estava a pensar que tenho de pôr os pontos nos is aqui no blogue. Nos ii. Nos i’s. Não sei escrever o plural de i.

Para isso há que dizer então uma coisa que é esta. Tenho vindo sempre a ser uma chata. Desde os dezoito anos, pelo menos, sou uma chata. As minhas irmãs: tu és uma chata. Porque não vejo televisão. Porque não vou às compras e aos saldos. Porque estou sempre a querer impingir livros (agora é aos meus sobrinhos enquanto estão frescos). Porque não tenho um facebook para encontrar pessoas e ver receitas nem tenho bimby. Mas não ter bimby ainda é pior. Porque nunca faço festas de anos com pratos de plástico de deitar fora por causa do ambiente, mas eu também detesto comer ou beber em coisas de plástico. Porque não levo as minhas filhas ao McDonald’s nem lhes dei bolicaos nem bolachas oreos nem chocapics (acho que elas comeram em casa das tias sem eu saber) e os iogurtes cá em casa são brancos, coitadinhas, e não trazem açúcar. Entretanto soube há dias que o McDonald’s agora tem sopas muito boas e saladas!!! (uma esperança)

E chega. Que o alívio vem já já depois dos pontos nos… bem, depois da confissão. É que a minha vida está a mudar e em breve serei uma ex-chata (irmãs!!). Descobri um programa que gosto de ver na televisão! É que comecei verdadeiramente a ver televisão! (Mãeeee!!!! Estás a ver televisão???!!!) Acho que é uma série. Chama-se “Mayday” e é sobre desastres de avião. O que eu gosto na série não é o desastre, sou chata mas não sou louca. O que eu gosto na série, se aquilo for mesmo uma série, é a investigação das causas. Andar com os factos para trás até encontrar a falha. Ou as falhas. É que podem aprender-se ali razões para outros desastres que não aqueles. É uma escola, é a reengenharia, é as alterações ao projeto, é… e vou já já calar-me. Só falta isto: próximo passo, fazer um facebook (que a bimby, desculpem lá, é muito cara). Ou então ir ao McDonald’s comer uma sopa. Boa ideia. Vou comer a sopa.

15 comentários:

  1. Tenho facebook, de resto sou grande chata. Nem mayday...deus me livre ...nem quero saber de causas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (também não tens aquelazinha da bimby que toda a gente adora e monopoliza conversas quando há muita mulher junta, que é o caso da minha família?)
      :-) (és cá uma grande chata, és, ana... tss tss)

      Eliminar
  2. No outro dia estava a fazer zapping e passei por esse programa. É assustador! Não quero ver aquilo e depois entrar num avião...
    (Olha que o Chocapic não é nada mau)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, realmente é esquisito. Eu entro em aviões todos os meses pelo menos uma vez e olha que o efeito até tem sido o contrário... mas isso já não sei explicar. :-|

      (este verão comprei chocapic pela primeira vez na vida, tinha sobrinhos a passar férias comigo e eles estavam prestes a odiar-me e aos meus flocos de aveia...)

      Eliminar
  3. Pois eu rendi-me, já tarde dizem, aos robôs de cozinha, mas como também devo ser chata, comprei a yammi que é menos de metade do preço obsceno da tal aquelazinha que eu nem escrevo o nome. Se eu desse flocos de aveia aos meus sobrinhos acho que passava a receber meias turcas de presente todos os natais até me finar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a da minha mãe também é yammi, ela gosta muito :-)

      meias turcas e branquinhas, provavelmente. (acho que eu estive quase quase a passar para esse lado do odioso...)

      :-) uma boa semana.

      Eliminar
  4. Cuidado que é assim que começa... =)

    Televisão aqui em casa só para o Dante ver o Zoo Moo. Eu gostava também de assistir aos jogos do Vasco, mas agora a fase tá tão ruim que a mantenho desligada. E me meto debaixo do sofá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho, Evandro, é melhor nem criar facebook e ficar só a comer sopa e salada, quem sabe, "Cada qual mais linda". :-)

      Mas olha, essa de ficar debaixo do sofá é perigosa, viu? Me fez dar uma gargalhada na oficina onde fui deixar o carro de manhã... toda a gente meio a olhar de lado para mim...

      Eliminar
  5. aproveitando desde já a oportunidade - obrigada, querida Susana- venho por este meio declarar-me uma marginal, uma outsider perigosa e subversiva. faço sopa em panelas, doces de colher em tachos e mexo tudo com uma espátula chamada "salazar", (bem, tenho uma varinha mágica e uma batedeira, não estou propriamente no jurássico) sou retrógrada, mas vejo televisão, caso haja um sherlock (aquele cumberbatch, merece os meus olhos no "télévisor"). o programa, esse, ia pôr-me a gritar por "mayday" nalgum pesadelo, é melhor não! o robot "de cuisine" citado custa o mesmo que uma belíssima viagem que hei de fazer a um sítio que eu cá eu sei. bom dia e muito obrigada.
    beijinhos e boa semana, Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Também usas o "salazar"! moi aussi. Mas só em bolos.
      Exatamente, uma bela viagem a sitios que cá saberemos!

      Querida Mia, you're welcome. Os teus desabafos são bons também aqui. :-)
      Boa semana.

      Eliminar
  6. Pelo menos no blogue não a acho nada chata. No resto...é uma questão de princípios. E nem todos temos os mesmos. Felizmente.
    O mayday também não me convence. Estou de mal com a TV e o Macdonald's (onde, sim, levei os meus filhos e comi sem gostar); não tenho bimby por várias razões, comprei rios de bolachas oreo para um dos meus filhos que é um bolacheiro de marca (ainda lhe compro bolachas e em casa dele há sempre pacotes e pacotes inteiros, deve ter medo da guerra ou assim); não impinjo livros senão a pessoas que julgo possam agradar (engano-me às vezes, sim); como iogurtes de toda a natureza e feitio e se estejam fora de prazo como na mesma; vou aos saldos e às promoções sempre que posso, mas gosto de entrar e experimentar mesmo se não vou comprar para não perder contacto com a minha imagem real porque é claro como água que não estou para andar a olhar para mim despida, facto que me dá interesse nenhum e no provador sou obrigada a olhar-me; não tenho facebook, nem me parece que venha a ter, mas nunca se sabe que a gente muda muito com a idade, qualquer dia dá-me um amoque e salto para o face que nem vespa vespíssima que era o que o Pessoa chamava à mosca morta da Ofelinha.
    E portanto. A menina não é chata. Que se eu desfiasse as minhas idiossincrasias, aí sim, havia chatice:).
    E pronto. às segundas estou assim, muito dada à prosa. Peço desculpa.
    E pronto. tenha uma boa semana que as coisas más não prestam. E cruzes canhoto.

    ResponderEliminar
  7. Olha, despedi-me duas vezes. Estes lapsos dão cabo de mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh bea... obrigada! Que comentário tão generoso.

      Sentei-me aqui a tomar chá consigo e a ouvir estas suas "idiossincrasias" que me parecem tão, como dizer? fofinhas. Ainda bem que às segundas está dada à prosa.

      E despedir duas vezes é o mesmo que querer ficar mais um pouco :-)

      Um beijinho e uma boa semana para si.

      Eliminar
  8. Não sei nada do que dá na TV, vou vendo o que calha, demasiado anarquista até para seguir uma série, qq que seja. Mas espero que seja tão, mas tão chata...que não coma pipocas no cinema!
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, CCF!!! Em cheio! Sou chata ao ponto de não comer pipocas no cinema. Alias, quase deixei de ir ao cinema porque não gosto da banda sonora constante, qualquer que seja o filme, de krrkrrkrrkrrkrr daquilo.
      Tenho tanta pena que ir ao cinema já não seja um prazer como era antes de haver mais essa importação que nós fizemos dos americanos. importamos tanto, nós, somos uns queridos.
      (um abraço e boa continuação, estou daqui a torcer muito muito)

      Eliminar