a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

02/11/2017

Loendros em flor

Hoje de manhã cedo fui meter-me em autoestradas umas a seguir às outras em direção a norte e em todas vi os loendros com dois dias de atraso. Eles dão flor entre maio e outubro teoricamente e as flores ainda estão lá muitas nos loendros. Tanto em rosa como em branco. E estão a contrastar imenso com os vestígios dos incêndios de um lado e doutro – tanto castanho e tanto preto, que o embaciado do vidro já não era só da chuva também era de mim.

Ao regressar a casa, pela hora de almoço, estaciono o carro em espinha no pátio da frente ao lado da carrinha daquela vizinha que parece estar permanentemente zangada com qualquer coisa, não se sabe o quê. E estaciono tão juntinho ao muro que delimita do outro lado, tão juntinho, que fui lá ver: um centímetro ou menos. O muro tem uma textura prometendo arranhar carros sem problema nenhum (tipo o meu) portanto este centímetro é muito aproximado. Não sei como fiz isto, eu que, segundo disse o vizinho das luvas na reunião de condomínio uma vez, parece que tenho medo de bater com o carro na parede, e tenho mesmo. Mas tenho muito mais medo desta merda muito grande das alterações climáticas e de a gente continuar todos a poluir tanto.

6 comentários:

  1. Aviso sobre sabedoria floral: tive de ir à net ver o que são loendros. E não é que tenho uma data deles cá em casa?! Ora bem. Portanto, já os meus arbustos, ditos arbustos de flores brancas, têm nome. Nada mau.
    E pois, a história da poluição e daquilo que vai ser a consequência dos fogos, também me encanita.
    Quanto à condução...sou mestra em não saberes e cuidados e levo a vida com esfoladelas aqui, ali e além (no carro). Paciência. Também é verdade que ficam para sempre. Lá está, a lata não é como a pele humana. O que é mesmo uma pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iiiii, bea... grande ideia: uma lata de carro que se for só arranhada consegue regenerar-se sozinha, seja deixada à intempérie seja pernoitando em garagem!
      Isto é mais um ou dois Web Summit aqui na capital e alguém inventa essa.
      :-)

      Eliminar
  2. Por aqui perto do Pinhal de Leiria que ardeu naquele fatídico dia, já se fazem sentir os ventos marítimos. Antes do fogo nem os sentíamos, eram travados pelos pinheiros....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai... e esses ventos outras consequências farão.
      Tenho esperança que a tecnologia possa também entrar na equipa e dar uma ajuda, por exemplo a detetar fogos (no início) com a ajuda de drones.
      Um beijinho, GM.

      Eliminar