a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

10/10/2018

Esguichadas

Eu não gosto da peixaria e só lá vou porque muitas vezes quero peixe. Peixe sem ser salmão nem perca, os quais, juntos, representam quase toda a oferta do lugar. Não sei porquê. No entanto, com olhares cirúrgicos, bem orientados, descobrem-se outros pescados mais especiais. Vi pois as corvinas e gostei logo delas. De uma em especial. Tirei então a senha de vez da máquina de senhas de vez. Tinha um número à minha frente, só-um-número-ena-pá, de modo que ganhei esperança, pus-me a aguardar e a olhar para os peixes. Mas a esperança foi cedo gorada devido a 1) o rapaz que estava a atender a freguesa antes de mim ser todo ele lentinho como sei lá o quê e 2) a sua única colega visível andar a dar mangueiradas no chão por baixo do balcão dos peixes em vez de se dispôr a dar-me a corvina. As mangueiradas foram tais que eu senti os esguichos nos meus pés deste lado. Não estando descalça estava a calçar uma espécie de sandálias, totalmente à verão. Eu disse, está a dar-me banho aos pés. E dei um passo atrás porque aquela água esguichada com aromas florais é que não vinha.
- Ah, desculpe, querida.
O moço que não devia nada à rapidez continuava a tratar de várias douradas ao mesmo tempo e por aquele andar quando eu pegasse na minha corvina, ou já seria Natal, e eu de sandálias, ou a corvina já se teria passado completamente. Isto é, resolvi agir.
- Olhe, se faz favor – disse para a senhora das mangueiradas que não parava com aquilo, só esguichos – por acaso não haverá aí mais ninguém para atender, não?!
Neste momento eu já contava com uma meia hora de espera e umas quantas esguichadas nos pés.
- Minha querida, já vai, é só acabar isto.
Podiam ter posto o menininho a dar as esguichadas e a senhora, que era mais valente, a tratar dos peixes, mas quem sou eu. Finalmente, quando ela se despachou e arrumou a mangueira cansadíssima, aposto, de tanto esguichar para ali, veio ter comigo, então querida o que vai ser?
Como nós já sabemos o que vai ser, vou saltar esta parte. Comi-a hoje. Corvina no forno com batatas às rodelas em redor. Às rodelas em redor é uma boa disposição. Tanto que eu, depois de a ter comido, (ainda) mais bem-disposta fiquei.

4 comentários:


  1. Tu és o máximo!!
    Já dei umas boas gargalhadas à conta das tuas sandálias e das esguichadelas! 😃

    Mas olha, a boa notícia é que, da forma como o tempo se tem comportado, vamos mesmo todos chegar ao Natal... de sandálias! 😋

    Beijinhos com (imensas) saudades de um bom peixinho assado com batatas aos gomos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Afrodite :-)

      Este outono veio compensar o início do verão e vamos lá ver que quenturas traz o Natal, realmente.

      Beijinhos também e bom peixinho assado com batatas, quando for dia dele. :-)

      Eliminar
  2. Quanto me tratam por querida perco logo o ímpeto de reclamar, sou um coração de manteiga. E aqui na minha terra até meu amor me chamam no restaurante do peixinho bom.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também. Sou uma vendida. É "querida" umas vezes, outras "amor".
      Acho que é por isso que volto sempre lá. :-)
      Beijinho, CC.

      Eliminar