a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

15/09/2019

An dervade?

Uma das quinhentas e noventa e oito mil coisas que nunca poderei explicar é por que razão misteriosa gosto tanto de ouvir a composição de Stravinski conhecida por "Sagração da Primavera" (querem ver?). O referido pedaço de música desorganiza-me toda, an dervade. Fico fora do sítio, escangalhada, digo, em tensão, a querer que aquilo dure e acabe logo ali já imediatamente. Faz-me até lembrar os quartos das minhas filhas quando estão no pico da desarrumação, que é assunto bem feioso entre nós, sapatos no chão, roupa virada, a intranquilidade aos comandos, sempre sempre (mas sinal de que estão, ainda estão). Ou a música, se preferirmos ir à rua apanhar uma tempestade, a música atira-me para o caminhar atabalhoado pelos corredores do metro de Paris (sim, eu sei eu sei, mas este espanto é recente, ainda não me habituei), eu e mais milhares de desconhecidos (milhares? centenas!) aos tombos com malas, apressados ao máximo, cães ao colo, perdidos?, eu não corro eu voo e só quando entro no comboio de grande velocidade, todo acolhedor, ai o meu lugar que bom, só aí é que eu posso voltar a colocar as mãos juntas, os pés no chão, o cabelo em ordem, o estômago em paz, o coração no compasso próprio, só aí é que acaba a música, já cansadíssima (adoro, adoro). Não se percebe, pois não?

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Este teu comentário, alex, é um poema.

      Gosto tanto que me venhas visitar!

      :* (e vai outro de volta)

      Eliminar
  2. pensava que isto acontecia com o primeiro impacto de um disco de death metal, com aquele ataque raivoso todo. ou ainda discos piores, de harsh/white/witch noise!!! :)

    (se bem que, para mim, todos os supra me colocam num estado de alerta geral :) e numa pré-disposição para pensar. esquisito...? não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Death metal é um género de música, se for, que eu desconheço. Mas pelo nome deve ser horrendo. Suspeito que me colocaria num estado de fugir (alerta geral?) para debaixo da mesa e com as mãos enfiadas nos ouvidos.
      Olá Diogo :-)

      Eliminar
    2. Percebo esse sentido de desconstrução severa que sentes ao ouvir o Sagração da Primavera. Reconheço-o. Tem momentos na composição que, se comparados com os mais violentos death metalz, Stravinski, então, é do noise mais Puro. :) enquanto que isto https://www.youtube.com/watch?v=7j8vUbMmOwM é puro dance... :)

      eis que te apresentei um dos expoentes máximos do estilo death metal, amiga. :)

      Eliminar
    3. Obrigada por me apresentares a música. Tu gostas mesmo de a ouvir? Eu ouvi até ao fim, mas não sem sacrifício. A sério, não consigo compreender (Lack of Comprehension, lá está) como alguém consegue ouvir aquilo sem se sentir enlouquecer (glup).
      (agora é que tu já não vais gostar de me chamar amiga....)

      Bom domingo, amigo Diogo :-)

      Eliminar
    4. bom, já ouvi mais e com mais atenção; mais por um vício melómano do que por real interesse ou identificação com as missas negras desses tipos. o que se passa é que, à medida que o tempo passa, fui impondo a mim próprio mais filtros, e hoje já não assisto a esse tipo de missas. gosto de algum metal ainda, mas filtro muito.

      (no death metal, só consigo ouvir Entombed, que não te recomendo :P )

      bom Domingo, Amiga Susana. :)

      Eliminar