a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

16/12/2019

No terminal das carreiras

A voz masculina já avisou cinco vezes ao microfone que está a fazer o último aviso. Para quem, como eu, tem um blogue no bolso, isto é demasiado bom para deixar passar.
O hangar em open space do aeroporto de Lisboa não o noto tão transbordante e terrível como das últimas vezes, há melhorias (é preciso dizer, até porque estou sentada numa cadeira especial de aeroporto e não em cima da minha mala ou no chão, 'tá?). E portanto a voz  masculina emitida, com o quinto último aviso, viaja por entre o espaço de menos-pessoas-que-o-costume mais à vontade. E chama, eu diria desesperadamente, a passageira Cecília Ponte. Cecília Ponte a embarcar imediatamente, não volto a avisar! (mas voltou, voltou, voltou, voltou)
Ora eu, que tenho uma mente desocupada e nem sempre limpinha, imaginei a Cecília atarefada na única loja de souvenirs do hangar em open space a escolher mais um perfume ou mais um relógio, por exemplo. E o avião ali fora à espera, onde é que já se viu.
Mentalmente, para ocupar a referida, digo assim à Cecília: ó Cecília, tu não vês que agora já não há o glamour dos sacos de duty free, não vês que os aeroportos já não são espaços aprazíveis onde se encontra uma mesa de café desocupada (como certas mentes) para a gente se sentar a degustar um capuccino com o desenho de uma árvore de Natal na espuma e a folhear a Newsweek, depois da compra da gravata de seda na Tie Rack, não, os aeroportos agora são tipo os terminais das carreiras, só que maiores, e é tudo a despachar, Cecília, desculpa lá coiso. Compras isso depois no Continente com desconto em cartão que vai dar ao mesmo, não te rales.
Ou então a Cecília coitadinha fugiu do aeroporto, nunca saberemos. 
E isto que sabemos deve-se ao facto de haver greves em França e eu estar aqui em vez de num TGV a cortar o ar francês a trezentos quilómetros por hora enquanto bato uma soneca, que bem precisada dela estou.

8 comentários:

  1. Olá,
    De qualquer modo e apesar do que tão bem escreve, um aeroporto sempre é menos deprimente do que um terminal de carreiras de autocarros. Local terrível.
    Já uma estação de comboios é um lugar bem mais interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ana,
      Viajar de comboio tem um encanto que em minha opinião é único, de facto.
      Mas os aeroportos estão a ficar insuportáveis, eu cada vez gosto menos de estar em semelhante lugar. E mais, ana: observo frequentemente muita tensão nas pessoas que viajam juntas. Parece que estão mal dispostas por irem viajar, embirram uns com os outros e com tudo o resto com uma facilidade que talvez seja motivada pelo feio do lugar. Acho tão triste.
      Bo aterça-feira. :-)

      Eliminar
  2. é verdade que os aeroportos já não têm o glamour de outrora. Em contrapartida adoro estações de comboio, tenho visitado e fotografado imensas por todo o país, a maioria de bicicleta. Apesar de algumas estarem desativadas e outras terem sido transformadas em cafetarias, continuam com o seu charme :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que atividade tão bonita essa de visitar e fotografar estações de comboio, de bicicleta! Isso até lhes confere ainda mais charme. :-)
      Um beijinho e um Feliz Natal, GM.

      Eliminar
  3. Não sou o advogado do terminais das carreiras mas conheço-os bem e por eles tenho simpatia. Não se tomam pelo que não são,promessas poucas,voos(?)rasantes. O motorista fala,quando fala,para o para-brisas,o autocarro da carreira por mais expressa que seja não tira os pneus da terra. O Malhadinhas e a classe recoveira não andam longe, a linguagem é tersa,vicentina:
    -Ò filho da puta,estás com pressa ! Vais prá carreira ?
    Esta ouvi-a eu,há dias,num desses lugares de Liberdade,onde toda a vaidade se apaga.
    Dizia o grego antigo que nada do que é humano lhe era estranho. Era o que faltava,que tal palavreado me chocasse. Num aeroporto,como se torceria aquele homem para perguntar ao amigo se estava com pressa de fazer o check~in ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Abraham
      Talvez o palavreado fosse outro, menos condizente com o sentimento. Nos terminais das carreiras, os verdadeiros, as coisas são como sempre foram, de facto "não se tomam pelo que não são".
      Mas o fenómeno mutante das viagens de avião tem acarretado tantas e tão profundas mudanças, que eu não posso deixar de as notar e, claro, tendo blogue, anotar. :-)
      Oxalá o seu Natal tenha sido bom :-)

      Eliminar
  4. Olá Susana & Marble,

    espero que tenham passado um excelente Natal, e que se estejam já a preparar para uma entrada em bom no ano 2020 :))
    Susana, acabei agorinha mesmo de ver (just by chance) um documentário sobre a Daphne du Maurier, na rtp-2; claro que me lembrei logo de si.
    Achei muito interessante, foca alguns aspectos da vida dela que eu desconhecia. Se a Susana quiser ver, foi das 14h às 15h.

    Beijinho e continuação de Boas Festas.
    😺🎄🐾

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria 😊
      Muito obrigada por se ter lembrado de mim!
      Não tenho a certeza de conseguir ver o programa que refere, porque estou num sítio onde não tenho televisão. Mas talvez consiga via internet. 🤔
      O nosso Natal foi muito bom, espero que o seu também tenha sido ótimo!
      E que continuem a ser umas festas felizes, Maria 🌻

      Eliminar