a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

24/03/2021

A tampa fora de si

O voo descendente do frasco de café e mistério a ele associado podia ser o título de um livro se não quisesse ser de um poema. (mas a especialidade desta casa não é essa)

Claro que não estou a inventar coisas, aconteceu de facto, pela – não mão, mas – patinha branca de perfeição total, na forma e na beleza inerente, que esta noite, por via, talvez, de eu lhe ter recusado comidinhas para gato e outras atenções às quatro da madrugada, que esta noite, dizíamos, decidiu ir chegando, com jeitinhos lá dela, muito elegantes, tip tip, o frasco do café até ao bordo do balcão da cozinha entregando depois o assunto nas mãos da gravidade, que nunca falha, e eu, claro, eu com o catchapumbum de grande porte que ecoou pela casa, acordei (outra vez). Quando cheguei à cozinha, a cambalear – o sono, o andar ainda torto, por afinar – e a apertar o roupão para substituir num instante o quentinho da cama, observei com espanto que o frasco de vidro resistiu ao embate. Estava em pé, numa só peça, quer dizer, completamente inteiro. A tampa sim fora dele (a tampa fora de si!) a seu lado no chão e alguns pós de café moído também, mas não muitos. Lá que o tip tipezinho foi cirúrgico, deu para perceber. Todavia, não pude ainda compreender, nem com toda a minha física atómica e molecular, que voltas deu o frasco, já dissemos de vidro, para cair assim, de pé, todo ele tão graciosamente intacto.

8 comentários:

  1. Ah, Susana, certamente o frasco ultrapassou a sua condição de frasco de vidro condenado a acabar estilhaçado e agigantou-se perante o amuo da proprietária da "patinha branca de perfeição total". Terá ainda dito, para a atrevida: "Pensavas que só vocês, os gatos, caiam de pé e graciosamente intactos?

    Sobreviveu e ainda ganhou este post, todo um final feliz, portanto!

    Boa noite! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ó Cláudia, já não é a primeira vez que um frasco de vidro resiste a um tombo instigado por este diabrete... Claro que à terceira ou quarta vez que caiu, o anterior frasco de café, por exemplo, desmanchou-se em mil pedaços, todos de vidro (pois).
      Quem sabe terás razão ness atua tão bem metida metáfora (acho eu...)
      Nunca fui boa a Português nas figuras de estilo, algumas eram mesmo esquisitas....
      E que tenhas uma Páscoa Feliz é o que desejo!
      :-)

      Eliminar
  2. É que ele foi em pezinhos de lã...não é um costume dos gatos?
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aquele andar é muito silencioso, é... (e muito fofo, também) :-)
      Boa Páscoa, CC!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Pois não, Cidália. É um constante desafio!

      Beijo também, e uma Páscoa feliz para si.

      Eliminar
  4. A Cláudia já disse tudo (e muito bem) acerca da aterragem de gatos e frascos de café :-)
    Eu só digo que a Susana é uma sortuda por ter essa querida patinha branca a animar a sua vida e, particularmente, as suas madrugadas 😂

    Felizes dias de Páscoa para todas!
    🌿🐇

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou sortuda sim, Maria, disse muito bem.
      Espero que a sua Páscoa tenha sido boa, tranquila.
      :-)

      Eliminar