a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

07/08/2021

Franeker

Franeker tem um planetário de fabrico caseiro. Caseiro e já de certa idade para um planetário: é de um tempo em que o povo acreditava que determinado alinhamento de planetas do sistema solar previsto para breve seria o fim do mundo. Esta crença acabou gerando tal pânico à época que um certo homem mais avisado, por mais estudioso, decidiu construir um planetário de fabrico caseiro em sua própria casa, daí o nome, para mostrar aos seus compatriotas que os planetas, com regularidade calculável, por obra de um acerto preciso entre as voltas que a vida planetária dá, se punham celestialmente em linha e, se isso não tinha acabado com o mundo antes, também não ia acabar agora. Agora que é como quem diz, ia o século dezoito bastante avançado. 

Abrandou este homem o seu ofício de produtor de lã também caseira para se dedicar ao belíssimo empreendimento que ainda hoje funciona com perfeição.

Construir planetários caseiros pode até não parecer algo por aí além, mas construir planetários caseiros sem outro fito que não acalmar um povo em pânico é que já não.
(www.planetarium-friesland.nl)
Ao lado tem um café com bolos muito mais modernos mas igualmente recomendáveis. 

2 comentários:

  1. Obrigada por teres trazido para aqui esta história extraordinária.

    Para mim, alguém construir um planetário caseiro, já é mesmo algo por aí além. Agora, ainda por cima, com esse objectivo, bolas, é bem para lá de por aí além.
    (deve ser por ir existindo pessoas assim, em todas as épocas, que o mundo lá vai tendo paciência para ver o que é que isto dá e lá vai resistindo a essa medida definitivamente drástica que seria acabar...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já voltei a este museu várias vezes. Não só para tornar a visitar o planetário, como também para me imbuir desse espírito maior, de alguém que quis aliviar o medo alheio. É tão bonito.
      O astrónomo amador dono da casa, hoje museu, chamava-se Eise Eisinga.
      Bom fim-de-semana, Cláudia. :-)

      Eliminar