a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

20/11/2021

No princípio da serra (obrigada, Adília Lopes)

Comecei o sábado a ler o Expresso ao café até meio do texto do Pedro Mexia. Depois fechei o ecrã e reservei o vidrinho plano para mais tarde. Peguei no livro da Adília Lopes e comi-lhe um pedaço de bolo que me encheu a cabeça de esperança. Mas Sophia faz parte dele inesperadamente. Para mim, Sophia escreveu peças de mármore polido, granitos frios por brilho artificial. Os textos de Sophia não me são nada. Para a Adília sim e isso alivia-me a culpa de não conseguir estremecer um cabelo com Sophia. Gostava muito de conhecer a casa da Adília Lopes, tomar chá na loiça que suponho de porcelana inglesa (certamente anunciando-se chinesa para distinção, os ingleses são very british) e olhar em redor na sua companhia. Tomar também nota de como o sol se deleita ali, nos espaços, as portas altas de bandeiras do passado, presente em silêncio. Como ela, também eu sou de casa. Mais que das viagens. Vou outra vez a Cabo Verde e isso preocupa-me, tudo me preocupa, no entanto o trabalho vai ser doce e morno, algo luminoso, tranquilo, como as cores de chocolate da pele nesse cabo muito pouco verde. Mas por ora ainda tomo chá em casa da Adília Lopes, deixo-me observando as florinhas do bule, repetindo-as devagarinho no perímetro dos pratos, depois no das chávenas, emoldurando-as com as mãos no bordado da toalha branca que me entrega tanta paz. 

8 comentários:

  1. Que maravilha, Suzy linda!
    Eu tomo café contigo e parece me que vai da fico a ganhar muito mais do que tu, nesse chá de tia :)

    💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha bela flor, maravilha havia de ser tomarmos o tal cafezinho mesmo. Sim, sim.
      🍃

      Eliminar
  2. Olha, muito obrigada por este pedaço de tão bom caminho de texto, é o que me apetece mesmo dizer-te agora, caramba...

    E uma excelente semana, Susana! (rimou mas foi sem querer, está bem? :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, ora, muito obrigada eu pelas tuas palavras que caminham sempre para o bem, querida Cláudia. Tão bom isso. ☺️
      Bom resto de semana!

      Eliminar
  3. E no entanto, apesar de lhes notar as muitas diferenças, também lhes vejo semelhanças, até acho que poderiam tomar chá juntas - a Sophia e a Adília.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a Adília gostaria muito, sim.
      Eu por acaso não vejo nenhuma semelhança entre as suas poesias, mas já se sabe que eu e a poesia nem sempre nos entendemos. 🌾

      Eliminar