a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

17/05/2022

Grande mistério

Os gatos correm pela casa desafiando os lugares mais altos como as costas do piano ou as da cadeira que foi parar à varanda pela minha mão, não para subir na vida, mas para secar. Um jarro de água quase cheio tinha-se misteriosamente deitado sobre a mesa e a mesa tem design propício a molhar cadeiras. Todo um processo pertencente à situação de ter felinos ativos e saudáveis em casa. Se o meu gato está bem, eu estou bem, ou lá como era o sábio anúncio. A esta hora, o sol entra por todo o lado nascente espraiando-se sobre o chão de carvalho e revelando a necessidade de pôr o aspirador-robô a andar. Assim estamos, portanto, imbuídos do seu murmurejar tecnológico com a Nora Jones a cantar por trás, para variar de Rachmaninoff. Os amigos de quatro patas não o são um do outro, como já se saberá, e nem o aspirador-robô, grande mistério a explorar e de que fugir no antigamente dos bichos, lhes causa mais respeito ou é capaz de lhes refrear as correrias antecedentes às estaladas, aos rosnanços e a outras manifestações mútuas, adoráveis.

O melhor é ir trabalhar.

4 comentários:

  1. Bom dia,
    Ter gatos é uma animação. E uma alegria. E é verdade , quando os meus gatos não estão bem eu também não fico muito bem. Fico sempre com uma certa angústia. Maluquices de quem caminha a passos largos para ser a velha dos gatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que perto dos gatos é difícil caminhar a passos largos (porque eles metem-se-nos no caminho) e muito menos para velha!! Ora, ora.
      :-)

      Eliminar
  2. Com os cães também é assim. Ou um cão, neste caso.

    Só ele enche e anima a casa.

    No outro dia, por causa de ouvir música no telemóvel, foi uma risada com a reacção dele.

    É por isso que quando eles não estão bem, nós também não estamos.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra :-)
      Quando se tem animais na família a perspetiva da vida muda, realmente. O dias são mais cheios.

      Um abraço de Lisboa!

      Eliminar