a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

16/03/2023

Uitschudden*

Passava meia hora da uma da tarde quando Joop, o vizinho do outro lado da rua, veio cá fora sacudir a toalha de mesa. Tinham acabado de almoçar. A sua mulher, Mattie, já não consegue andar como antes. Tem até uma bicicleta com três rodas. Ou seja, uma tricicleta. Já têm ambos quase noventa anos. Ele continua a arrumar os caixotes do lixo de toda a vizinhança depois de passar o camião que lhes dá a volta com umas pinças mecânicas, enormes, para os esvaziar. Já devo ter contado isto várias vezes, o processo fascina-me um bocado. Adoro ver os vizinhos a tratar do jardim ou a sacudir as migalhas do almoço. Vejo tudo da minha janela do primeiro andar, onde estou em teletrabalho da Holanda para Portugal. Mas no meu computador português passava meia hora do meio dia.

*Sacudir em neerlandês, acabei de aprender

2 comentários:

  1. Só conheci um bocadinho da Holanda no último Verão e não estava nada à espera de gostar tanto deles, achei-os simples, abertos, disponíveis...as coisas que costumamos achar que só encontramos aqui no sul.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, CC, eles são em geral assim mesmo. E têm ainda uma outra virtude, não sentem inveja, ficam genuinamente felizes com o sucesso dos outros.

      Eliminar