a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

31/05/2014

Porta-chaves

Levantei-me cedo. Eu e a minha falta de ferro levantámo-nos cedo.

- Carne de vaca, tinha dito a médica - é preciso comer carninha!

O meu projecto de visitar o talho da grande superfície, já de si sem a dose de entusiasmo que me acompanha à padaria, por exemplo, foi interrompido pelo balcão do peixe, onde estava instalada toda uma colónia de belezas de carinha fresca.

Travei a fundo, derrapei ligeiramente e parei. Ora se aqui também mora ferro tão magnético como o das vacas, vamos nessa.

Apresso-me a puxar a senha do dispensador, é que vejo outra freguesa a aproximar-se e quero ser a primeira. Com esta freguesa vem também uma quantidade de entusiasmo transbordante, a avaliar pelo sorriso de olhos arregalados para o peixinho, para onde olha ela, ai que cheguei primeiro, ponha aí vinte e cinco sardinhas, se faz favor, felizmente agora sou eu. 

Olho de soslaio para a minha concorrente enquanto começo a ser atendida, a ver se ela tira o sorriso da cara quando eu digo vinte e cinco sardinhas e não estão ali muitas mais, não tira. Como que a adivinhar o meu pensamento e sendo ela, isso percebi eu, mulher comunicativa, esclarece-me prontamente: quero carapaus, eh. 

Entretanto a contagem prossegue, dezoito, dezanove, e vejo surgir no meio do gelo picado onde se deitava a sardinha dezanove um mini carapau que me desperta interesse. Olha esta mini sardinha, digo eu. É um carapau, menina, veja, e a mulher simpática, de touca na cabeça, que me avia, ergue-o para mim. Aproximo o nariz da coisita pendurada. Vejo, pois vejo, é um carapau.

Terminada a contagem para dentro do saco, que mete dentro de outro e dentro de mais outro, vem finalmente a pesagem. A mulher que me esclareceu sobre a raça da miniatura piscícola, acomoda-a agora no topo das vinte e cinco sardinhas, estende-me o aviamento e sorri-me. É oferta, diz.

- Obrigada! Esse dá para fazer um porta-chaves. - sai-me, fruto da boa disposição que as sardinhas me oferecem.

E a mulher que vai pedir carapaus mas dos grandes e é comunicativa, vi logo, diz assim: Ai que gira ela, um porta-chaves!

Se eu sou gira, na opinião desta senhora, sim, senhora fica-lhe melhor, pensando bem, o que serão estas belezas que ficaram tão bonitas na foto de família, incluindo o projecto de porta-chaves? 


Sem comentários:

Enviar um comentário