a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

13/05/2015

Em comum com as cerejas

Não tão frequentemente quanto vou a Moscavide, lavo o carro todo. Por dentro também (meia dúzia de euros).

Depois de pronto, detenho-me a olhá-lo com atenção. Provavelmente inclino a cabeça para desviar o olhar de alguma imperfeição pequeníssima, coisita de nada, faz de conta que não vi, dou a volta toda, devagar, vejo-me reflectida numa porta, eu torta, a porta não, e só paro com esta cena que é séria quando sinto aquilo. Cerca de trinta por cento da alegria de ter um carro acabado de comprar. Arredonda-se isto para meia dúzia de euros por um terço de carro novo, acho baratíssimo, compro logo.

Mas hoje viram-me em Moscavide. Enquanto para lá me dirigia, ao volante do meu carro que lavado já sabemos mas hoje vai sujo, paciência, ocorreu-me fazer a brincadeira de uma coisa nova por dia, quem diz uma diz duas, dado que não sei escrever textos giros e inovadores sobre o acordo ortográfico. Em andamento, lembrei-me de remover o casaco que trazia pelas costas visto que não estava frio nenhum, uma. Sentindo-me vitoriosa ao parar no semáforo que estava vermelho, tentei remover também a tosse que trago ao peito desde o fim de semana, mas isso é que nada.

Lancei-me então à caneta, por vingança, e ao caderno que trago sempre comigo. Comecei a escrever isto e continuei a escrever isto, em cada semáforo vermelho, até chegar a Moscavide. Quando estacionei, tinha as mãos no volante e a caneta enfiada entre os dedos da direita sem querer, voilá. Contabilizam-se, portanto, duas coisas novas neste dia, estou a ganhar (hoje fazem-se contas aqui).

- Como está a senhora?

Conhecem-me na loja onde entrei. No entanto não sou bem uma senhora (ainda), tenho medo de ser uma senhora, penso que se tornará tão aborrecido que bocejarei muito e correrei o risco de adormecer com frequência. Mau para a condução de máquinas.

Na loja, devido à característica que tem em comum com as cerejas, a conversa seguiu fluída e fiquei a saber que se trata de estabelecimento muito antigo, criado, dizia o dono, deve ser o dono, precisamente no ano em que nasci... ai sim?

- Está a ver a senhora, faça as contas, é uma loja muito antiga.

Engoli em seco sem fazer as contas e saí.

Serei mesmo uma senhora e ninguém me informou?! Acho incrível.


(uma coisa destas devia vir nas instruções, não é?… hã? … não interessa quais… vinha no AO, pronto, sempre está muito actual... ai... atual?)

12 comentários:

  1. Menina Susana,
    Também gosto muito de carros lavados. O 30% de carro novo está com espírito. E claro que é uma senhora. Uma senhorinha extremamente jovem. Mais propriamente, uma menina.
    Boa noite,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter o carro sempre a brilhar era o meu avô e o que eu admirava isso! Mas ainda não consegui lá chegar, primeiro precisava de ter um nadinha mais de tempo livre e ser uma verdadeira senhora. Bem... quando é preciso sou. :-)
      Boa noite, caro Outro Entre.

      Eliminar
  2. quando era miúda tinha, lá na terra, uma vizinha que se chamava 'Menina Clarisse'. Nunca lhe soube outro nome e era como menina que se apresentava. Morreu solteira do alto dos seus oitenta e picos, preocupava-se muito com a elegância, estava sempre de dieta e usava sempre mini-saia... acho que nunca se sentiu senhora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tétisq, acreditas que hoje lembrei-me de ti e pensei "que será feito da Tétisq?" ia procurar-te no esquisitinho google+, mas assim já não é preciso.
      Essa tua vizinha elegante, espero que tenha gozado em todo o esplendor a sua condição de mulher. :-)
      Gosto de te ver, estás boa?

      Eliminar
  3. Adoro cerejas, são dos meus frutos preferidos e por acaso até acho giro que as únicas cerejas às quais não ligo, sejam precisamente as que estão nos topos dos bolos e que são tão valorizadas. Não as aprecio muito, por serem cristalizadas, estão ali, assim, sem sumo nenhum e agora relacionei estas cerejas, as cristalizadas, com o tipo de senhora que acho que não gostarias de ser (e até fica a parecer que os pensamentos também têm aquela característica comum com as cerejas), mas, tenho para mim que a senhora que és, não corre o risco de ficar com essa característica comum com as cerejas, mas as cristalizadas, dada a quantidade de sumo que por aí existe, que me parece inesgotável.
    E agora confesso que embora não goste de cerejas cristalizadas, mas sim das outras...cristalizei nisso de não conseguir usar o novo, que já vai para velho, acordo ortográfico...crescemos com algumas coisas às quais nos apegamos e depois dizem-nos que não, que não, que agora algumas já são antigas, estão outras em substituição e uma pessoa, já tão apegada que estava, agarra-se com unhas e dentes, teima em não largar, em não deixar ir, em não substituir e fica desactual...ai...desatual? ;-)

    Boa noite, Susana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és uma inspiração, Cláudia. Que comentário tão bom! Obrigada.
      Sabes, temo que não aceitar totalmente o AO seja cristalizar um bocado. Tento aceitá-lo o melhor que posso (o que não quer que dizer que não o ache descabido), por exemplo, prefiro escrever maio a escrever Maio, mas detesto passar a falar com acentuação afectada, perdão, afetada. Argh. Tentarei habituar-me.
      Não cristalizar é talvez o ponto para nos mantermos com flexibilidade mental e depois a física vem por arrasto (com uma bocado de sorte).
      Também adoro cerejas e tive um momento muito bom com cerejas uma vez. Talvez até um dia conte num post. :-)
      Um dia destes faço-te um convite. Se quiseres saber qual, envia-me um mail. :-)
      Beijo, querida Cláudia.

      Eliminar
    2. Obrigada eu Susana. Claro que quero saber, agora tive aqui a possibilidade de um bocadinho de "recreio" que já vai acabar. Logo envio o mail :-)
      Beijinhos, Susana.

      Eliminar
  4. Adoro cerejas, talvez porque também adoro conversas e dizem que elas, as conversas, são como as primeiras, as cerejas.
    Já as cristalizadas, nem por isso, embora eu própria seja assim uma éspécie de fruto cristalizado no que se refer ao AO. Pergunto-me que fruto serei.... Huuuuummmm... Uma nêspera! Acho que sou uma nêspera! Mas atenção, não sou como aquela que ficava deitada sem fazer nada (http://tempoderecordar-edmartinho.blogspot.pt/2012/11/a-nespera-de-mario-henrique-leiria.html)! :))))

    Beijos, Susana, e uma boa noite. :)

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Pois não, não és mesmo nada como essa nêspera que fica na cama e com certeza com o calor a derreter e a sujar tudo pr'ali, uma coisa aborrecida, isto no caso de a Velha não aparecer ou aparecer sem fome. :-)
      Olha, seja que fruto fores, deves ser suculenta, isso é o que eu acho.
      Beijos, Maria e uma boa noite (a resposta demorou milénios, porque tive de arranjar tempo de jeito para ir lá ver o blogue da nêspera)

      Eliminar
  6. Eu também gosto de cerejas (comi hoje as primeiras deste ano). A conversa relatada, embora tivesse sido como as cerejas, teve um pequeno senão já que acabou com um pequeno caroço atravessado... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caroço atravessado... o meu? bem, cheguei cá fora, levantei o queixo e caminhei direita como se tivesse engolido uma vassoura. Esqueci-me logo do caroço, tão fresca me senti. :-)

      (ontem vi cerejas no supermercado, mas estava esbranquiçadas, deixei-as lá ficar a mudar de cor)
      Boa semana, Luísa.

      Eliminar