a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

08/05/2015

Outra vez o café, chocolate não e a lotaria oxalá

Faltam duas horas e catorze minutos para as seis e um quarto virado a sul, muito sol, duas boas assoalhadas, ai não era isto, perdão, divergi. É de ser sexta feira, ié, evidentemente. Não sei escrever ié, mas o som, ao ler, está certo.

Levanto-me para obedecer ao desejo e ir à máquina do café buscar um. A dona Esmeralda anda a limpar as mesas da famosa cantina e não está a cantar.

- Então, dona Esmeralda? Hoje não canta?

- Não, filha. É sexta feira – e ri-se porque sabe que a razão não é essa mas acredito que não saiba que razão é.

Em primeiro lugar, sempre que uma pessoa mais velha me trata por filha, abre-se uma porta no meu coração mole e eu não me importo.

- É sexta feira, ié – imagine-se aqui em redor das letras uma clave de sol muito bem feitinha e uma colcheia, uma semicolcheia, um arranjo de notas musicais que nos catapulte para a conhecida música rap, ié.

Ando empenhada num novo projecto de blogue que é continuar este mas com posts menos enormes de vez em quando. Para não ficar toda a noite a escrever e assim cuidar melhor da minha pele.

- Sabe aquela música “é sexta feira, ié”, sabe, dona Esmeralda? – eu torno à carga enquanto a máquina do café treme imenso ao expelir com esforço o fio espumoso e aromático fazendo um barulhão que me obriga a gritar.

- Sei, filha – esclarece, enquanto dobra em oito o pano molhado que tem na mão – sei até muito bem, eu tenho esse disco.

De qualquer maneira, o empreendimento não se torna simples de concretizar, uma vez que se  pudesse eu escrevia durante todo o dia até me fartar, e penso que não me fartava nem aí.

- Bem, não é um disco – a dona Esmeralda, com o pano muito bem dobrado a viajar agarrado ao corrimão paralelo ao balcão das sobremesas, a esta hora já vazio, continua – é o canal da meo. É um canal de música e eu ao sábado, enquanto limpo a casa, ponho naquele canal que começa sempre com o Tony Carreira. Gosto muito de música.

Sorri abertamente na palavra música detendo-se quieta com a limpeza por dois segundos, e mostra-me a falta dos dentes que lhe conheço há anos.

O meu café está pronto e eu regresso ao trabalho com a chávena fumegante na mão e a memória das suas palavras de um dia já longínquo, quando alguém lhe perguntou o que faria se ganhasse a lotaria.

- Mandava pôr os dentes que me faltam, filha.
  


E agora vou imitar os blogues simpáticos e desejar um bom fim de semana e ainda deixar uma canção que me faz sorrir a mim, que tenho a sorte de ter os dentes praticamente todos.


15 comentários:

  1. :)
    Vou imitar os comentadores simpáticos e desejar-te bom fim de semana a ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Cuca. Já que estamos em maré de simpatias, pergunto-te, a ti, que és mais veterana que eu nestas lides: também sentes uma espécie de carinho pelas pessoas que te lêem ou sou só eu? :-)

      Eliminar
  2. Querida Susana,
    A Cuca antecipou-se. Mas como eu sou muito simpático, desejo-vos um bom fim de semana a ambas.
    Até já,
    Outro Ente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Ente, muito me apraz essa sua simpatia que, de facto, é muito evidente desde que aqui chegou e veio enriquecer esta nossa blogo-lusa-esfera ou coisa assim. :-)

      Eliminar
  3. Uma coisa que me faz ficar menos simpática é por exemplo duas pessoas já terem brincado com aquilo que eu ia brincar e portanto, dadas as circunstâncias, num estado um pouco menos simpático do habitual, um bom fim de semana Susana. Pronto, estes votos podem ser também para a Pirata, para o Pavão e para todas as pessoas que por aqui passarem.

    Ps: Susana, se duplicar, peço desculpa antecipadamente e apagas-me a sósia sim?

    ResponderEliminar
  4. Não duplicaste, querida Cláudia, mas a simpatia triplicaste porque desejaste bom fim de semana a três pessoas. :-)
    E eu gosto sempre tanto dos teus comentários. Apetecia-me que arranjasses um blogue. :-)

    ResponderEliminar
  5. E como todos já disseram tudo, excepto mandar um beijinho para a D. Esmeralda, esse então mando-o eu. E para ti também, querida Susaninha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida M D, muito obrigada. Já tinha saudades de a ver por aqui. :-)
      Um beijinho para si também.

      Eliminar
  6. Já percebi que isto é uma onda onde convém que sejamos simpáticos, desejar um bom-fim-de-semana e tal. Mas,mas, Susana, eu desejo bom-fim-de-semana sempre. Acho que a culpa foi da minha mãe. A culpa é sempre das nossas mães que nos ensinam a ser simpáticos, a dizer obrigada se for menina e obrigado se for menino, se faz favor e com licença. Ah, e bom fim-de-semana, não, bom fds, coisinha que me assustou quando li a primeira vez, pensei que a pessoa me estivesse a chamar coisas feias e atirei-lhe... para ti também, bom fds :DDD

    Resumindo, gostei muito de passar por aqui. Gostei do que li. E se gosto, volto, não por simpatia, mas porque sim, um argumento tão válido quanto outro qualquer. Pobrezinho, mas válido.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está ali em cima um hífen a mais. No "bom-fim-de-semana". Baralhei-me. Acontece...

      Eliminar
    2. Os argumentos para se visitar um blogue, são sempre válidos se gostarmos de lá entrar e estar. :-)

      Muito obrigada, Maria. É um gosto especial tê-la aqui.

      Boa semana :-)
      (Os seus hífens são todos bem-vindos.)

      Eliminar
  7. A amabilidade não custa nada, mas vale muito. E se for acompanhada de um sorriso, ainda melhor :)
    Boa semana, Susana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, a amabilidade não custa nada. Se for acompanhada de um sorriso é bem capaz de gerar outro. :-)

      Obrigada, Miss Smile e boa semana . :-)

      Eliminar