a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

26/12/2015

Mesmo que traga o iva eu quero

Ouvi a mensagem anunciar-se no telemóvel havia já um bocado de tempo durante o qual continuei a ler o livro sem me alterar. A janela que deita para a serra deixa-me ver as pontas das folhas da palmeira alta que sobreviveu ao abandono de décadas e depois às obras de reconstrução desta ex-ruína, e que, esta manhã, se agitam muito com o vento. Não encontro em mim a urgência do contacto permanente com o mundo exterior conhecido, não me lanço em ânsias de ler a mensagem. Foi apenas quando fechei o livro para iniciar as tarefas do dia, que me quedei um pouco tentando adivinhar o remetente. Ora num dia de acalmia após as turbulências festivas talvez seja da Raquel, que não me respondeu à mensagem de boas festas e é seu hábito responder tardiamente. Das minhas filhas não será, que ainda dormem no quarto ao lado: imagino-as de olhos fechados, tranquilas, os cabelos longos e encaracolados espalhados pelas almofadas, são quase iguais os cabelos das minhas filhas, então talvez seja do pingo doce anunciando uma baixa extraordinária do preço do quilo de borrego, que eu nem morto nem vivo compro borrego ao quilo, mas pode também ser da fnac, dos livros e suas promoções só para pessoas que não sei quê e isto, caramba, isto aborrece-me, não sei se mais se menos que as mensagens de boas festas por atacado, vindas de quem as envia para toda a sua lista de contactos à qual eu pertenço por acasos da vida, aquilo entope as vias dos operadores de telecomunicações e pessoas como eu não valorizam mesmo nada essas mensagens por atacado, até ficam a considerar um pedacinho menos quem as envia, pensando bem prefiro saber do preço do borrego ao quilo, sempre acho tanta graça aos borregos.

Levantei-me e aprovisionei o telemóvel para ler a mensagem, errei. Nem Raquel nem livros nem borrego, a rádio popular optou por vender os grandes eletrodomésticos em promoção, tanto pode ser um frigorífico como uma máquina de lavar, o iva nestes dias está de férias. Mas do que eu preciso agora é de um telefone novo, um que venha com filtro de spam de mensagens, já com certeza há desses, e mesmo que traga o iva eu quero.


(a fotografia tirei-a a meio do post interrompido por motivos evidentes; a palmeira referida desta vez não quis ficar e o vento também não)

25 comentários:

  1. Aprecio textos bem escritos :) este é um deles. ~
    A fotografia que o acompanha é igualmente linda.
    Um beijinho e espero que encontres o dito telemóvel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, L.!
      Um beijinho de volta e um bom fim de semana para ti.

      Eliminar
  2. Essa mensagem também fez tlim tlim no meu telemóvel. Juntou-se a quinhentas mil outras com iva e sem iva que o estão a entupir há dias. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tinha pensado isso mesmo: aposto que alguns dos meus queridos leitores também receberam esta mensagem dos frigoríficos. :-)

      Eliminar
  3. Este Natal, só o Pingo Doce se lembrou de mim.
    As coisas boas vieram por outros meios. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as coisas boas (e doces) que tu fazes também devem ter chagado a muitas pessoas privilegiadas, imagino eu. :-)

      Eliminar
    2. A bem mais do que eu esperava. :)
      Foram 3 semanas de intenso trabalho, mas também de uma alegria enorme.

      Eliminar
  4. Querida Susana, há coisas que têm de ser mesmo por retalho. Cada pessoa tem a sua história própria e uma complexidade que uma mensagem por atacado não alcança. Eu também as dispenso. Prefiro até não receber nada.
    Gostei de me assomar à tua janela sem cortinas e de ler o teu texto sem filtros.

    Um beijinho e continuação de festas felizes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gostei muito deste teu comentário, retalhado só para mim :-), tão jeitosinho bem à maneira Miss Smile, à qual já me habituei e da qual tanto gosto.
      Um beijinho enviado aqui da janela sem cortinas (adivinhaste) :-)

      Eliminar
  5. Modernices!

    Beijocas, Susana, e uns dias felizes. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Maria, beijos de volta e uns dias felizes também para ti.
      :-)

      Eliminar
  6. Fui discriminada, vou reclamar, não recebi o sms da Radio Popular! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os senhores da rádio popular nem sabem o que perdem. Se fossem espertos, bastava enviarem-te a mensagem a ti, querida Gábi. :-)

      Eliminar
  7. Ah, mas eu recebi dessas mensagens - rádio popular, continente, pingo doce, sephora, etc., etc., - por diversas vezes e com antecedência. E até tenho dificuldade em perceber isto porque compro quase tudo na minha mercearia, a que fica junto ao meu trabalho.
    Podias ter dito qual é o livro... Eu ando a devorar "Notícias do Paraíso", de David Lodge.
    Bela foto, Susana!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do David Lodge acho que só li o "Um almoço não é de graça" ou então "A Troca", já não me lembro, mas não me encantou, tenho até a impressão que não o acabei. Vou portanto registar esse, para tornar a tentar.
      O livro é "Crónicas do mal de amor" da Elena Ferrante. Tem três histórias, eu chamar-lhe-ia mais "contos" que "crónicas". No fim da primeira quase desisti do livro, mas como tanta gente em todo o lado gosta tanto, continuei, por curiosidade. Do segundo conto gostei, mas ainda assim teve partes que me entediaram um bocado, acho que não estou suficientemente desperta para o tema. O terceiro estou finalmente a gostar. Cada conto é traduzido por uma pessoa diferente e acho que isso também influencia, não gostei muito da primeira tradutora, ao segundo também me apeteceu recomendar outros termos para a tradução (uma presunçosa, eu). Gosto mais desta terceira, finalmente. :-)
      Grandes comentários os teus, querida Isabel.
      Beijos, tipo muitos (como diriam as minhas filhas).

      Eliminar
  8. [nem pensar que venho aqui vender-lhe borrego ao quilo, este natal comi cabrito e santo deus, que o menino jesus nasceu, aquilo era de lamber as beiças. não senhora, não é spam a informação que aqui lhe trago. Susana, é grave, pegue no casaco, calce as botas e traga a espingarda, temos de ir à caça!! a Cuca roubou-nos uma das vacas que tínhamos roubado à Teresa!! tentou aplicar-lhe uma demão de pó talco, mas é evidente - evidente, cara Susana! - de que se trata de uma das nossas leiteiras. espero por si junto aos correios de Alvalade (aguardo um entrega de munições que comprei no ebay). vamos atacar de surpresa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quê?!?!... Então foi capitã Cuca a autora de semelhante atrevimento! Já desenfiei a espingarda das teias de aranha e soprei-lhe o cano, está pronta, as botas, estou a calçá-las enquanto envio esta mensagem codificada, temos de ser poli- valentes e sobretudo valentes, vamos lá, que a Capitã tem um grande séquito! Alvalade aqui vou eu!
      (mas flor, roubar eu não roubei... a Teresa ofereceu-me as Muu Muus.... humpf!...)

      Eliminar
    2. ...cof...cof... bem... quer dizer... sim, a gente não roubou... claro, que não! a Teresa é que nos ofereceu as bichinhas... mas o que interessa isso agora, Susana?!! pormenores, camarada de armas, pormenores...

      coragem, brava Susana, vamos guerrear-nos com a pirataria selvagem de Sines, todo o cuidado é pouco!

      Eliminar
    3. pronto, pronto, "camarada de armas", pois somos, e isso é situação para me desarmar já aqui e fazer do meu um coração mais que mole ou seja deixar passar esse "nos" e não o corrigir para "me", como devia ser, paciência.
      entretanto tenho os cavalos ferrados, prontos para o galope, companheira, que coragem é skill que não nos falta! hiiiááá!!
      (cheira-me que a Capitã já está a tremer atrás dos canhões pirata, ai cheira!)

      Eliminar
    4. (ahahahahhahahahahahahahahah!)

      ela diz que trouxe a mimosa da varicela b&w da Lapónia... enfim, o rum dá-lhe cabo da imaginação...

      Hiiiááááááá!!!! ao ataque! (até a rapaziada lá da autoridade tributária esfrega as mãos, diz que não há pior que os piratas para pagar impostos, sempre com as fugas ao fisco, a isto e àquilo)

      Eliminar
  9. Susana, esta descrição quase dava um 'trailer' cinco estrelas.

    Também recebi umas coisitas mas nada de especial.
    Quero o livro de reclamações!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito caro Observador, compreendo, se compreendo. Podíamos iniciar uma emboscada para o ano vindouro e inundar esses vis estabelecimentos de papelinhos tipo confetti, por exemplo, até mais não. Em jeito de retaliação contra estes bombardeamentos indesejados de mensagens. Que lhe parece? :-)

      Eliminar
    2. Parece-me bem, muito bem.
      Preparemo-nos, então, com antecedência.

      Eliminar
  10. Um céu perfeito. Foi isso que fotografaste.

    ResponderEliminar