a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

06/12/2015

O espírito do natal e por que fiz eu um blogue

Num dia em que subi ao escadote cinco vezes, comprei um calendário aos escuteiros à porta do centro comercial, num dia em que temperei o peito de peru para o jantar de amanhã, em que bebi um cappuccino preparado pela minha filha mais nova, num dia em que comprei atacadores para as botas antes de os velhos se romperem por completo, em que ouvi numa loja uma mulher velhota e muito bem arranjada dizer a outra mais nova que quando ele se cruza com ela no elevador, por ter uns olhos azuis que parecem água e um sorriso maravilhoso, ela ganha o dia, num dia assim percebi, numa espécie de epifania de cristal, embrulhada no calor do aquecedor que está junto de mim num sopro contínuo, entre uma linha e outra do meu trabalho caseiro, entre uma nota e outra do concerto para piano número dois de Rachmaninov, sentada no canto onde ainda não está armada a árvore de natal dois mil e quinze porque o espírito natalício não me chegou este ano, ainda não, percebi que o que me levou a criar um blogue não foi a vontade de escrever. Foi uma vontade mais nuclear, mais essencial, foi uma necessidade. A de alargar a celebração da vida para fora de mim. Transbordava eu, sempre foi assim, de celebrações solitárias que caíam ao chão, enterravam-se no cimento das pedras, eram lavadas com a chuva, evaporavam-se no verão, seguiam nas asas das gaivotas que as largavam no mar, fugazes. Ó mãe tu gostas de tudo! disse a mais nova aos quatro anos porque eu todas as manhãs achava a praia linda na fila da marginal, meninas, olhem, a praia está linda (e estava mesmo). Nunca me importei de perder um jogo de cartas ou qualquer jogo, ou em corridas com as minhas irmãs, jamais empurrei as outras raparigas do colégio para subir primeiro na carrinha que nos levava a casa, subia em último mas havia sempre um lugar para mim (apenas tinha mais trabalho em descobrir qual). As minhas celebrações interiores de vida chegavam-me. Chegam-me. Não quis ser a melhor, não me era necessário, continua a não ser, fui algumas vezes a pior e até chorei sem ninguém ver, depois as mãos limparam as lágrimas, o nariz fungou pela última vez e os minutos continuaram a passar, veio um bom e depois mais vieram. E fui uma das melhores num momento ou noutro, dádiva que me fez subir às nuvens de um céu azul. Basta-me olhar ao espelho e constatar que não há ninguém igualzinha a mim, nem entre as minhas irmãs: num caso a voz, noutro as mãos, não mais que isso. Portanto, o meu lugar é meu. Seja ele qual for, na carrinha do colégio, na cadeira em que me sento sem árvore de natal, o Carl Sagan tinha razão, sou única.
E tu também és.
Este momento que partilhamos porque nascemos no mesmo século (tens entre quinze e cento e quinze anos?), estamos aqui no mesmo tempo, entendemos a mesma língua, não te importas de ler o português do acordo ortográfico de que pouca gente gosta e dás a tua voz às minhas palavras: era mesmo isto que eu queria. A celebração já não é minha, é nossa: cresceu, viverá.

(estou aqui estou a achar que isto é amor… mas no natal pode-se, alarga-se o amor um bocado, ninguém estranha nem dá medo e depois faz bem)


(ou seja, acabou de me chegar o espírito)

33 comentários:

  1. Querida Susana Rodrigues,
    Feliz Natal.
    Beijo,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Natal para si também e para os seus, Outro Ente querido.
      Beijo retribuído.

      Eliminar
  2. eu que tenho a mania de que nada acontece por acaso, e que já nem sei como vim aqui parar, a este blogue, tenho a certeza de que foi o meu batalhão de anjos, que mo pôs no caminho, para me fazer bem. que bom! obrigada Susana (e a eles, claro) !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu cá acho, ana, que esse seu batalhão de anjos aprende a sê-lo consigo. Quem agradece sou eu, querida ana.

      Eliminar
  3. E chegou-lhe tão bem, Susana.
    Eu que não gosto de tudo mas que adoro quando encontro algo que me agrada, sairei daqui a sorrir. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ava, bem-vinda!
      Obrigada eu, por partilhar esse seu sorriso que ilumina o blogue.

      Eliminar
  4. "Para isso fomos feitos:
    Para lembrar e ser lembrados
    Para chorar e fazer chorar
    Para enterrar os nossos mortos —
    Por isso temos braços longos para os adeuses
    Mãos para colher o que foi dado
    Dedos para cavar a terra.
    Assim será nossa vida:
    Uma tarde sempre a esquecer
    Uma estrela a se apagar na treva
    Um caminho entre dois túmulos —
    Por isso precisamos velar
    Falar baixo, pisar leve, ver
    A noite dormir em silêncio.
    Não há muito o que dizer:
    Uma canção sobre um berço
    Um verso, talvez de amor
    Uma prece por quem se vai —
    Mas que essa hora não esqueça
    E por ela os nossos corações
    Se deixem, graves e simples.
    Pois para isso fomos feitos:
    Para a esperança no milagre
    Para a participação da poesia
    Para ver a face da morte —
    De repente nunca mais esperaremos...
    Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
    Nascemos, imensamente."

    Vinicius de Moraes / Poema de Natal

    Querida Susaninha, há muito que entraste no meu coração e fizeste dele um lugar melhor. Obrigada por comemorares o Natal sempre que publicas um post.

    Um abraço apertado :)

    P.S.: E a praia é mesmo linda na fila da marginal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito querida Miss Smile, que lindo poema de Natal que serve tão bem em qualquer dia das nossas vidas! Muito obrigada. :-)
      Esse teu coração é um lugar melhor. (o "é" devia estar em itálico e negrito, mas eu não sei fazer aqui nos comentários)
      O mesmo abraço, este, apertado. :-)

      P.S. :-) muito, mesmo.

      Eliminar
  5. até acho que me atingiu a mim e eu nã sou de espiritualidades... :) mas escrever é isso, é transbordar e de vez em quando "atingir" os outros, de preferência com coisas boas :)
    és oficialmente a primeira pessoa a quem desejo um feliz natal este ano, Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te atingiu em forma de coisa boa, Manel. A mim também me atingem com muito prazer comentários como o teu. :-)
      Um Feliz Natal, para ti e para os teus.

      Eliminar
  6. E passamos por aqui, e encontramos tal celebração da vida, que sorrimos, e ficamos com vontade de a celebrar também com toda a alegria que consigamos arrebanhar.

    Votos de um óptimo domingo, cara Susana :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido xilre, e se a alegria, quando partilhada assim, se multiplica em gordos expoentes de vida pulsante! :-)
      É um enorme prazer tê-lo por aqui.
      (e como já estou toda imbuída do espírito de Natal, não vou reclamar da impossibilidade de fazer comentários no seu blogue)
      Tenha um excelente domingo. :-)

      Eliminar
  7. Aproveito para deixar os votos de um Natal feliz e boas festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Observador, muito obrigada.
      Retribuo os votos de um Feliz Natal para si e para os seus.

      Eliminar
  8. Olha olha, quem andou a fazer a árvore!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha planos para isso, pois tinha, mas ainda não foi desta.
      No entanto, o espírito natalício já cá está, portanto agora é fácil ir à arrecadação remover toda a tralha que está em cima dos enfeites de Natal, trazê-los aos arrancos para casa, a árvore pesa mais cada ano, armar aquilo tudo uma beleza ao som do mais Jingle bells que houver, pode até ser um piroso, afinal o lado piroso da vida é garantidamente um lado feliz. (puxaste por mim, Cuca)

      Eliminar
  9. Susana, a tua celebração da vida tocou-me porque foi amanhada entre o apelo do universal e o enorme poder dos "pormaiores".
    Quanto ao designado espírito do Natal de Dezembro (digo "designado" porque não sei do que se trata; não tenho capacidade de o entender) não há uma nesga que me toque. Mas respeito quem está noutro comprimento de onda.
    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isabel, o que me ocorre ao ler este teu comentário é uma espécie de: quem está todo o ano em bom espírito (do tipo natalício :-)), não lhe toca nada de diferente em Dezembro, para além talvez do frio.
      Beijos e boa semana para ti também.

      Eliminar
  10. Há pessoas que nos contagiam de vida, e agora que aqui entrei, encontrei no seu espaço mais um ser especial e contagiante :)
    Fiquei muito sensibilizada com a sua postura perante si e perante a vida. É verdade Susana, cada um de nós é um ser único no mundo. A Susana para além de ser única no mundo, é única e especial.
    Não costumo deixar votos de Natal, mas aqui no seu canto respira-se diariamente o espírito de Natalício. Por isso Susana, deixo votos que a vida lhes seja generosa e proposta, e que continue a contagiar o mundo com o seu dom natural de fazer Natal todos os dias.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sandra, é muito bem-vinda aqui. Aliás este seu maravilhoso comentário foi um presente para mim. Nem precisava de ser quase Natal para o sentir assim.
      Muito obrigada eu. Especiais, afinal, se virmos bem, somos todos. Por isso é que a vida é tão bonita se lhe abrirmos o coração.
      Um abraço apertado e um Feliz Natal todos os dias do ano para si também.

      Eliminar
  11. Ainda bem que mostras aqui a tua capacidade infinita para gostar, ainda bem que mostrar aqui a capacidade para te encantares com a vida a acontecer, ainda bem que mostrar aqui que o deslumbramento, o prazer da descoberta, pode manter-se pela vida fora, e que tudo isso aquece por dentro como se no coração se transportasse sempre uma lareira acesa. Manter o encantamento pela vida fora, é uma forma de se nascer efetivamente para o mundo todos os dias.
    Sim, Susana, somos todos únicos, e há lugar para todos, e nos blogs descobrimos muitos de nós que de outra maneira não passariam pela nossa vida, e era uma pena, mesmo, digo eu, que faço questão de ser tua cúmplice nisso de alargar o amor.
    Deixo-te um presente de Natal, deixo-te um daqueles sorrisos que aparece em mim quando encontro alguém a quem quero bem.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cláudia, antes de chegar ao teu presente já eu estava a abrir o meu - sorriso - com a tua declaração de seres minha cúmplice nisto de alargar o amor. Talvez por contraponto das coisas horrendas que se têm passado no mundo, sinto ainda mais intensa a vontade de ----- o mudar. No meu metro quadrado seguramente é possível, e ainda melhor é constatar que de facto há muitos mais destes metros quadrados.
      Obrigada pelo teu presente, que é sempre a tua presença, Cláudia. Outro sorriso de volta.

      Eliminar
  12. E é por isso que é bom estar aqui, neste sítio virtual, porém muito real, onde se sente bater o coração de quem escreve, de quem lê.

    Natal

    Natal, antes e agora
    imutável. Feliz
    noite branca sem hora
    no pátio da Matriz.

    Natal: os mesmos sinos
    de repiques iguais.
    Brinquedos e meninos,
    Natal de outros natais.
    (...)
    Mauro Mota

    Um abraço natalício, ou seja, quentinho, terno e solidário.Ah! E beijos repenicados, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, minha querida Maria, muito obrigada pelo poema. Hoje já recebi tantos presentes, que me sinto em festa! :-) Gosto tanto do teu abraço, aliás gosto tanto sempre da tua presença aqui e na blogosfera. Tu também fazes o Natal muitas vezes.
      Beijos repenicados de volta e um pouco emocionados. Feliz Natal, Maria.

      Eliminar
  13. Venho aqui apanhar cada migalha, beber cada som, inspirar cada perfume, sentada num cantinho onde nem sempre me vês. Gosto de aqui ficar e de me maravilhar por ter, por exemplo hoje, entre 15 e 2500 anos, e não me enganei! Tenho a certeza de que aqui vou voltar muitas vezes, às escondidas.

    Um beijinho, Susana, e obrigada pelo teu talento-árvore-2015.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há aqui uma coisa curiosa. Eu escrevo porque preciso, quero, apetece-me. Escrever, para mim, é prazer a cem por cento, puro. Só bom. E depois, a somar ao bom que é escrever, ainda vêm aqui pessoas como tu oferecer-me um cálice de céu para eu tomar. Por vezes nem sei como agradecer, o que dizer. Acho que não mereço tanto...
      Muito obrigada, minha querida Teresa, do coração. E beijinhos também, muitos.

      Eliminar
  14. Que post tão bonito! E como compreendo tão bem isso de "transbordar de celebrações solitárias"!
    Vou daqui muito bem disposta...
    Feliz Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MC, bem-vinda! :-)
      Antes de lhe agradecer as palavras, tenho de dizer que fui ver o seu Estendal. Estendi-me por lá uns minutos, deliciada com o que li. Já lá pus uma cadeirinha, se não se importa.
      E agora agradeço as suas palavras e acrescento que me faz feliz saber que sai daqui bem disposta.
      Um Feliz Natal para si também.

      Eliminar
    2. Ora essa, Susana. Mi casa es su casa. :D É uma honra.

      Eliminar
  15. Gosto muito, mesmo muito de te ler. Tens o condão de serenar, através das palavras.

    Um bom Natal para ti e para os teus, Susana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gosto muito, mesmo muito que me leias, Pseudo. (e eu estava a ler sobre o teu ovo preto ao mesmo tempo... não sabia que os ovos ficavam assim todos pretos inclusive a casca... mas que estilo)
      Muito obrigada pelas tuas generosas palavras. E um muito Feliz Natal para ti e para os teus também. :-)

      Eliminar
  16. A Susana tem o dom de saber explicar as coisas difíceis. É uma pessoa bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Pipoco tem o dom de estimular o que de melhor há nas pessoas.
      Muito obrigada.

      Eliminar