a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

03/08/2019

Robalo escalado

Este post tem tudo para sair pequeno, e tem tudo para sair.

Estou a trabalhar dentro de casa, na serra (devido à minha mobilidade extrema, há que precisar o local da cena), a porta para o terraço estando aberta e deixando entrar o piar dos melros, o zangar dos gaios, os quais andam muito à bulha mas são lindos de não se aguentar e eu queria apanhar uma pena das azuis, riscadas, para enfeitar-me com ela, e um ou outro avião que lá vai. Dentro de casa voam, evidentemente, umas duas ou três moscas, também elas contribuindo (por enquanto sem número*).
De súbito, oiço uma cabra muito chateada, mas muito chateada. Continuo, pensando que o vizinho inglês está a tratar delas, das cabras, e pisou uma sem querer ou sei lá que coisa parecida. O meu trabalho versa sobre assuntos tão díspares de cabras, que dá graça o contraste.
Mas a cabra parece estar a aproximar-se num crescente de reclamação, bé que eu sei lá, bé bé bé, e a minha concentração perturba-se.

Levanto-me, então, para ir lá fora tentar ver o que se passa. Já vou de coração enfraquecido, que as cabras conquistam-me só por existirem e estas aqui do lado considero-as livres de perigos, tendo em conta que o vizinho afiançou servirem só para dar leite e não para comer.
A cena ao alcance da minha vista: a cabra está a ser convencida, à força, puxada por uma corda ao pescoço, pelo vizinho inglês e mais dois homens que chegaram num carro branco, a sair da área vedada que lhe tem servido de lar.

Volto a entrar em casa, tiro o robalo escalado do frigorífico e salgo-o para o almoço.

* uma piada.

4 comentários:

  1. Também fiquei aqui com o coração todo enfraquecido por causa da cabra arrancada à força do lar, mas mesmo, mesmo, até pensei, "Bolas, bem que a Susana poderia ter guardado isto só para si".

    Entretanto, tratei da carne branca Bifes de Peru.

    Sabes que mais, uma grandessíssima piscadela de olho para ti acompanhada dos votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. E os bifes estavam como? (Além de bancos, claro)
    O cómico é: o robalo tem a carne mais branca que o peru e no entanto é a do peru que adjetivamos de branca.
    Que coisa.

    Querida Cláudia, uma semana feliz para ti também, com boas comidas. (E esquecemos a cabra, tem de ser)
    ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, os bifes assim mesmo só com sal e alho, juntaram-se à batata-doce (até ficaram ligeiramente corados, os malandros) tudo no azeite quanto bastasse mais uns apontamentos de salsa. E estavam bons. :-)

      Eliminar