a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

02/08/2019

#SoFaltamDois

Interesso-me mais por assuntos mofentos ao olhar das pessoas modernas e tal e semelhante isso (para avisar). Mas vá lá que de vez em quando ainda encontro um pouco de eco no mundo de consumo superficial que é o nosso. Consumo superficial, julgamento fácil ou intolerância apressada relativa a nada, por exemplo. Imenso barulho. Lamento.

Foi no bar do comboio serviço Alfa Pendular destino Santa Apolónia proveniente de Porto Campanhã que não pude resistir.
- Este comboio é novo, não é? - eu perguntei ao empregado que me vendia o café sem número de contribuinte, numa de variar.
- Não.
- Não é?! - tipo eu insisto. (tipo vem das minhas filhas)
- Não. Tem vinte anos, o comboio é de 1999.
Redundante o numeral, que a conta é fácil de fazer, mas eu adoro exatidão, sou dessas.
E logo acrescentou.
- O comboio foi todo renovado. Tem cadeiras novas, por dentro é tudo novo, mas é o mesmo comboio.
Notei certo orgulho? Notei.
- Ficou muito bem, parece outro, novinho!
E, para meu deleite de pessoa de exatidão, ainda me deu de bandeja, juntamente com o café.
- Ao todo são dez comboios que fazem este serviço, sabe. Oito já foram renovados, só faltam dois.

Toma. (não sabia)

(e aposto que tu também não)

16 comentários:

  1. Respostas
    1. (Tu, Gina? Tu até darias pelo facto de os números das cadeiras estarem um pouco desalinhados com as mesmas...)
      :-)

      Eliminar
    2. :-)

      Pus sorriso cúmplice para a tua resposta e quero ainda dizer que também eu adorava ir às casas-de-banho do comboio, era lindo aquilo de ver o chão a correr pelo buraco na sanita. E se há imagem que guardo dos tempos de infância é essa, creio até que pedia à minha mãe para lá ir mesmo sem muita vontade. Outro sorriso:

      :-)

      Eliminar
    3. *mesmo sem ter muita vontade

      Eliminar
    4. Gina, que bom teres cá vindo tertuliar mais um pedaço e partilhar a tua história, muito à teu estilo tão bom!
      Olha, sabes que eu não me lembro nada de ter andado de comboio em criança. Nunca vi essas maravilhas da técnica (atalhos para a via férrea) que vocês descrevem!
      Mas agora tiro a barriga de misérias e só não vou de comboio se não puder!
      :-)

      Eliminar
  2. Por acaso sabia. Estranho é que com o tanto que viajo de comboio sejam raras as vezes em que apanho estes comboios lavadinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu aqui a pensar que tinha informação fresca em primeira mão, hã? :-)

      (E o wc todo limpinho e tudo?)

      Eliminar
    2. Nunca uso wc no comboio. Reservo um trauma da primeira vez que fui ao wc de um comboio, ainda criança, nos enormes e velhinhos comboios da linha do Douro e percebi que era suposto evacuar directamente para a linha. Detive-me um bocadinho a ver as travessas de madeira e as pedras sujas de óleo da linha intercalarem-se por baixo do buraco da sanita e fugi só consegui fazer xixi quando cheguei a terra...

      Eliminar
    3. oh, sim, imagino como essa experiência de infância possa ter tido impacto. :-)
      Eu também não precisei de usar o wc mas, à saída, passando por ele, fiz deslizar a porta e espreitei lá para dentro para confirmar que a renovação profunda tinha mesmo abrangido tudo! :-)

      Eliminar
    4. Só para contribuir com a seguinte mesma experiência, mas sem trauma, até pelo contrário: em criança gostava muito de ir aos WC nos comboios, de algum modo intuía aquilo como espécie de experiência radical, e sem grandes riscos, ah e aquele arejo pelo rabo acima?! Maravilha ;)

      Eliminar
    5. (onde é que está o botão do Like aqui para o comentário da Kina?!? :)

      não sabia, confesso que prefiro o automóvel por várias razões (preciso mesmo de mobilidade até aos confins do mundo, mas também enjoo, basta ler uma palavrinha que seja :(

      Eliminar
    6. Também botava like nesse comentário Sô dona Tina.

      Ai,ai querida flor o comboio é muito mais amigo do ambiente, claro que limitado nos destinos mas quando possível é uma boa opção.

      E será que todos os WC do comboio estão arranjados, Susana? Não imagino quantos serão, estarão númerados? Inspeccionar todos deve dar uma trabalheira...

      Eliminar
    7. eu sei, mas para mim, que trabalho sobre 4 rodas, raramente é opção. mais depressa será um Jolly Jumper eléctrico :)

      Eliminar
    8. Também é uma boa opção, embora ache esses Jolly Jumpers perigosos, sinto-lhe falta do relincho. Aproximam-se de mansinho sem fazer barulho e quando menos se espera pimba! estão em cima de nós...

      Eliminar
    9. ahahahahaha! sim, tens razão, vêm pela calada, os sacanas :) creio que vai passar a ser obrigatório fazerem um baralho qualquer (não sei qual).

      Eliminar
    10. Ai que tertúlia boa aqui!

      Nos comentários da LadyKina eu punha "like" em muitos dos que tenho lido por aí, se não em todos, mesmo. Gosto muito.

      Tétisq, só espreitei para dentro de um wc. Mas diria que todos os dos comboios renovados estão também assim, novos por dentro. Com uma luz azul a sugerir desinfeção e ar limpo!

      flor, também eu estou querendo um Jolly Jumper elétrico, no seguimento do que tenho, que é híbrido. E este híbrido tem esse problema de ser silencioso em parques de estacionamento, por exemplo.
      Quando há peões, tenho de ter muito cuidado, porque sei que não me ouvem aproximar. So far so good.

      Beijos a todas, obrigada por terem vindo. É muito bom ter-vos por leitoras, não sei se já tinha dito.

      Eliminar