a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

27/09/2019

Um pontinho


Saí do meu Cliente Primeiro feita num molho de bróculos. Não há visita que eu lá faça ao querido cliente que não acabe comigo de rastos. Valem-me os bancos do tipo jardim que há na rua, ali disponíveis, bem no coração da cidade de Lisboa, para eu me sentar a recuperar a mente, e a devolver os neurónios ao fresco da tarde, enquanto olho passar as bicicletas comunitárias e oiço os autocarros bufar na paragem perto de mim. Com esta envolvente, lá pelos cinco, seis minutos, já começo a sentir-me de novo em ordem. Contudo, desta vez, voltei para casa (o metro de Lisboa é tão lindo, limpinho, novinho em folha!, adorável, fácil de utilizar, não deixa nódoa, e ainda leva dentro pessoas giras, sossegadinhas, sei lá, um bem-estar, uma paz), voltei para casa, continuando, com a suspeita de que desta vez me estiquei um bocado demais para lá do limite aconselhável pelas minhas capacidades. Então e agora, fazer o quê? Agora podia, por exemplo, deixa ver, pegar no molho de bróculos da primeira linha, ok, cortá-lo, lavá-lo e aproveitá-lo na totalidade, juntando-lhe uma cenoura, batata e um nabo vigoroso, prosseguindo depois em direção a uma salutar sopa de legumes com particular incidência no molho de bróculos. E, por ocasião da cozedura, sentava-me, completando o quadro, a passajar uma meíta ou a pregar um botão. No vocabulário da minha avó, dir-se-ia de semelhantes tarefas, indiferentemente, dar um pontinho. Mas não dei pontinho algum. Tomara tê-los eu.

4 comentários:

  1. Mas tem! A Suzana escreve uns pontinhos (muitos) acima da média do que se lê por aí.
    Adorei aquele passajar a meíta :) agora já não se faz isso (vai logo para o lixo), mas ainda ali tenho um ovo de madeira que, segundo me contaram, era óptimo para esse trabalho de paciência.
    Bom fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, os ovos de madeira! Eu herdei um precisamente da minha avó, mas nunca o usei, as (poucas) meias que passajei foi sem ovo e ficaram uma obra de arte que eu sei lá... (daí ter abandonado a atividade...)

      :-)
      Bom fim-de-semana, Maria :-)

      Eliminar
  2. Feliz outono, Susana, que os pontinhos vão ser amarelos, laranjas, avermelhados e castanho púrpura, se calhar,não sei, que nisto de leituras cromáticas sou muito eu.
    beijinhos,
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mia :-)

      Muito obrigada! Um feliz outono também para ti, cheio de cores quentinhas e acolhedoras, a especialidade desta bela estação do ano.

      Beijinhos também :-)

      Eliminar