a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

29/04/2020

Um 45 por dia até ao fim do post - Corona

A meio da manhã, no intervalo do trabalho, a chuva a ameaçar cair lá fora.

- Aos dez anos eu já descascava a minha fruta, mãe?
- Acho que sim, Saminhas, mas não tenho a certeza... As boas facas para a fruta são as que cortam bem... 
Pelo visto já perdi uma boa parte de exatidão nas memórias da minha ação – e tão intensa, sempre tão intensa – no meu passado de mãe.
- Mas porque perguntas?
- Estava a lembrar-me da Natacha, uma das minhas acampantes.
Saminhas e Muzi, as minhas duas filhas, são muito ativas em orientar grupos de miúdos (mais novos, pois claro) nos famosos acampamentos de verão.
- Certa vez, ela quis comer uma laranja e eu dei-lhe a laranja, inteira, para a mão. A Natacha ficou a olhar para a laranja e não sabia o que fazer para a comer. Como eu não a ajudei, havia outros meninos a pedir fruta e não é suposto nós ajudarmos, ela começou a morder a laranja, com casca e tudo.
- A sério?
- Sim… e acho que ela tinha dez anos. Eu disse-lhe para ela tirar a casca à laranja, e fiz o gesto com a mão – ali toda a gente descasca as laranjas com as mãos, não damos facas aos miúdos. E ela lá conseguiu descascar metade da laranja, depois começou a comer essa metade às dentadas.
Enquanto conta isto, Saminhas exemplifica com uma laranja imaginária nas mãos.
- E quando acabou a metade descascada, comeu o resto de dentro da casca, tudo às dentadas… eu não a ajudei, eles têm de se desenrascar. – conclui, divertida, a exemplificar, enquanto eu imagino rios de sumo a escorrer da boca da Natacha.
- Que estranho… será que ela nunca tinha visto uma laranja inteira? Será que lha apresentavam sempre já em gomos ou rodelas, pronta a comer?
- Não sei… mas ela é russa, mãe... se calhar na Rússia não há laranjas.

(alguém aí com filhos na faixa etária da Natacha pode esclarecer? é caso para duvidarmos da existência de laranjas na Rússia ou é caso para quê?)

7 comentários:

  1. É caso para dizer que imaginei (também eu) o sumo a escorrer da boca da Natacha e que não me lembro (também eu) se os meus filhos descascavam a fruta aos dez anos.

    ResponderEliminar
  2. Penso que laranjas existem em todo o mundo. Devem, como é evidente, é ter outro nome, lol
    Eu, aos 10 anos descascava laranjas, Outra fruta comia à dentada com pele. A maioria da fruta que comia era por "assalto" aos pomares dos vizinhos, lol
    .
    Felicitações poéticas
    Proteja-se

    ResponderEliminar
  3. Sim, claro, em alfabeto cirílico ainda por cima.
    A propósito lembrei-me: em romeno laranja diz-se "portucaliu". Ou seja, portugal, mesmo. Uma história curiosa.

    Felicitações, Ricardo!

    ResponderEliminar
  4. Não deixa de ser estranho que, aos 10 anos, uma criança não saiba descascar fruta, é claro que não vamos pedir-lhes para arranjar um coco, mas uma laranjita, uma tangerina. Não se se na Rússia não há laranjas, mas sei, que ninguém nasce ensinado. Para a próxima, vamos ensinar a descascar e como se deve comer, vale? eheheheh

    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez, há mais de vinte anos, tive um convidado chinês a jantar. Ele estava em Portugal por uns meses. A sobremesa incluía uma pêra, que eu lhe apresentei inteira, com talheres para descascar. Claro que foi um erro. Em dois segundos percebi, pela cara horrorizada com que olhou para o conjunto pêra, faca e garfo, que tinha de agir. Bem, corri para a cozinha com o prato dele, para descascar a pêra e poder rir da minha parvoíce. Devia ter tentado ensiná-lo, claro. Enfim.
      Olá nn, bom dia :-)

      Eliminar
  5. há laranjas na rússia :) o que há cada vez menos é gente a usar as mãos...

    ResponderEliminar