a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

22/04/2020

Um dia por Corona até ao fim do post - 38

Ter um gato é muito diferente de não ter um gato. No meu caso, gata. De manhã, quando me levanto, emito sinais sonoros, por muito suaves que sejam, suficientes para que em três, dois, um, esteja ela à minha porta a fazer brau brau. Quando abro uma frincha, a gata verte-se para dentro do quarto e fica a rondar-me os pés dificultando-me o andar. Ao mesmo tempo que continua o brau brau, levanta o lombo em arco para receber as festas matinais, e recebe-as, claro que as recebe. Depois, fazemos o corredor juntas até à cozinha, mas a viagem demora o dobro. Levar uma gata enrolada nos pés é como aquilo de atravessar um campo de Higgs – atrasa o progresso, a situação requerendo uma destreza da minha parte. Chegando finalmente à cozinha é hora do banquete. Enquanto abro a embalagem de carne de vaca que deixei a descongelar, por exemplo - este exemplo é bom por ser o seu preferido - a bicha ronda-me agora as mãos. A tarefa executo-a com uma cabeça de gato a tapar-me o campo de visão, já me habituei. Impossível não me rir, essa é que é a verdade, e isto logo pela manhã. A cozinha também está cheinha de sol a combinar (já agora). Ter um gato é muito diferente de não ter um gato.

Hoje à tarde saí para ir pôr o lixo na rua. Ela ficou à porta a ver-me fechá-la com a cabeça inclinada e aquele olhar verde. Quando regressei, a minha filha contou que ela correu à janela e ficou a olhar para a rua dizendo brau brau. Não é bem miau. É brau brau. Uma variação muito linda, não sei como cheguei até aqui sem desconfiar o quão encantador é ter um gato. Muito melhor do que não ter um gato. Tanto que me atrevo a recomendar. Vivamente.

9 comentários:

  1. Aqui, neste post, vai ficar um sorriso que quer mostrar que existe, é que só pode :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-)
      Contagiam-se, os sorrisos, estes também virtualmente - felizmente. Olha outro :-)

      Eliminar
  2. Não sei o que é ter um gato, embora não lhes faça mal, prefiro-os longe mas, ter uma labradora é diferente de não ter uma labradora, 7H30 e entra pelo quarto adentro, deve ser pata ante pata porque só dou por ela quando o focinho se encosta ao meu empurrando-o como que a dizer, tá na hora, lenho fome, preciso de ir à rua, e se resmungando lhe digo, é domingo, vai para a cama, ela vai, mas só até ao meio do corredor e volta e repete tudo de novo, então levanto-me e ela encostadinha a mim também torna as portas estreitas, quando chegamos ao lugar aos trancos e barrancos, olho-a e dou a ordem: senta, coisa que ela faz prontamente, ponho a comida na taça e esta no chão, e ela sentada, aguarda que eu lhe diga: come, às vezes não digo, e faço o caminho contrário, até que ela deixe de me ver, mas ela continua sentada, olhando para a comida, olhando para a porta, mas continua ali sentada, gostava de saber o que ela pensa, se calhar é: olha-me esta trenga foi-se embora e não disse para eu comer. Quando volto, continua sentada mas os olhitos parecem estrelas, eu acho que riem, e eu digo: come, e já não me liga nenhuma.

    Parece que me estiquei, desculpe
    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esticou nada, nn. Gostei muito deste comentário.
      E também gosto muito de cães. A minha primeira paixão aconteceu-me aos 4 anos de idade e foi por um cão, um pastor alemão. Era um animal magnífico.
      Tão linda a sua labradora. De que cor é?
      Bom dia, nn!

      Eliminar
    2. Preta, com um pelo sedoso e muito brilhante. Tanto de grande como de melada. Uma companheirona nas caminhadas, e muito, muito calminha.

      O meu primeiro cachorro em quequenita, foi um serra da estrela que, quando se punha de pé, ficava eu no chão ehehehehe

      Boa tarde, Susana

      Eliminar
  3. vou apanhar o primeiro que me aparecer na rua...

    ResponderEliminar
  4. Bom dia:- Sou sincero: Também prefiro - coisas de homem - ter em casa uma "GATA" do que ter um "gato". Pronto, já disse

    E arranjar um gatinho, fiel companheiro, para essa sedutora gata?
    .
    Desejando tudo de bom

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma carraçada poedenga, e sabe bem guinchar para nos chamar quando tem fome. Os animais são inteligentes!

    Beijos e um adia feliz!

    ResponderEliminar
  6. Partilho da mesma opinião: como é bom ter um gato!(no meu caso, dois gatos).
    O meu gato mais velho acorda-me todos os dias entre as 7h e as 7h30.Às vezes, prescindia deste serviço de despertador mas são pequenos incovenientes...
    Depois vamos os três, eu e os dois gatos, a tropeçar uns nos outros, até à cozinha para tomarem o pequeno almoço e darem uma volta pelo terraço.
    Agora que trabalho em casa, quando vou trabalhar, o Mr.Pickwick ( o mais novo) instala-se numa cadeira ao meu lado, onde está agora, e fica todo o dia ao pé de mim.
    À noite quando me vou deitar (dormem comigo), são os primeiros a chegar à cama.
    Apesar de ocuparem muito espaço e de me impedirem de esticar as pernas, durmo melhor com eles do que sem eles....
    Sim, como é bom ter um gato!

    ResponderEliminar