a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

12/04/2020

Um post por dia até ao fim do Corona - 28

E porque hoje - embora não pareça muito - é Páscoa, temos de novo a Catarina!
(ouve lá, ó irmã, aquilo ali em baixo é um tigre ou a pantera cor-de-laranja?)
************************
Este é o Félix. Aqui em versão mauzão para ilustrar o meu desabafo de forma mais fiel.
Tenho dito várias vezes que o Félix, apesar de ser gato, pensa que é cão. Ora, nada como a quarentena para conhecermos a fundo os nossos companheiros de isolamento, não é verdade? Pois, parece que me enganei e que o rapaz até tem a sua personalidade muito bem definida.
Para quem não sabe, eu vivo no campo e os meus gatos, o Félix e a Faísca (essa sim, uma felina assumida em toda a sua definição) têm acesso ao monte que fica atrás do condomínio onde vivemos. Ora... campo... monte... o que se segue? bicharada... entre a qual... ratos! Exatamente! Essas criaturas adoráveis que não me deixam nada nervosa nem com vontade de me lançar em gritos histéricos ao primeiro colo que me aparecer à frente.
Pois então, o Félix, certamente cansado de me ouvir chamar-lhe gato-cão, há coisa de duas semanas, mostrou-me a sua costela de caçador nato trazendo um rato para o nosso quintal. E não é que o bicho estava vivinho da Silva? E não é que o bicho era enorme, praticamente do tamanho dos meus dois gatos juntos? Ok, essa parte é exagero, ele tinha apenas uns 3 centímetros de comprimento, mas foi do tamanho de um rotweiller adulto e com uma obesidade considerável que o meu sistema nervoso o viu. É... tão querido, o Félix, a mostrar-me o quão gato ele é. Foi uma demonstração e tanto!
Adiante... Nesse dia, o meu querido filho encheu-se de uma coragem do tamanho do meu pânico só de pensar que o bicho podia ter a triste ideia de entrar para dentro de casa e conseguiu transferir a fera para uma pá, para o devolver, em voo artístico, ao monte de onde foi recolhido pelo Félix, não se fosse dar o caso da mãe ter um faniquito momentâneo e ficar ali estendida. Ganhou o título de "Homem da casa", o pequeno, nesse dia. Merecido!
Mas a história não acaba aqui...
Não satisfeito com a manifestação de felinez aguda demonstrada por A+B (ou por RA+TO), ontem, o meu querido Félix achou por bem repetir a graça com outro rato (ou o mesmo, não sei, que não cheguei a travar conhecimento com a criatura). Ora, eu já pronta para confirmar o título atribuído ao meu filho, a verdade é que não o encontrámos e que o Félix passou o resto do dia meio engasgado, com uma tosse que não lhe conhecíamos antes e que, numa dessas tosses, algo comprido e semelhante a uma cauda lhe saltou da boca. Exato... Blheck, não é? Também achei.
Assim sendo, não fosse o Félix ter ganho gosto pela rataria da zona, hoje não o deixámos sair de casa, não lhe dando, desta forma, oportunidade de partir em caça de mais um daqueles seres adoráveis e com genica para dar e vender. Diz o povo que "Quem não tem cão, caça com gato", não é? O Félix decidiu adaptar o ditado à realidade dele para "Quem não tem rato para caçar, caça lombos de pescada da Pescanova que a dona pôs a descongelar para o jantar". Evaporaram-se três dos seis... Felizmente, sobrou lasanha do almoço.
Posto isto, só tenho uma coisa a dizer:
Félix, meu gatinho lindo, já percebi que és um gato mauzão e super valentão que come ratos e caça tudo o que lhe aparece à frente, mesmo que não esteja confecionado. Agora podemos voltar à versão gato fofinho que se deita de barriga para cima a pedir festas? Obrigada!
(Todos juntos a fazer figas, por favor!)

  
Catarina Rodrigues

4 comentários:

  1. Isso não é um gato. É um "leão" embora sem juba mas de barba rija, :)
    .
    Desejando um domingo de Páscoa muito feliz, extensivo a toda a família

    Cumprimentos Pascais

    ResponderEliminar
  2. O Gatinho é bem lindo!

    Boa Páscoa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mas que gato tão, tão, lindo ! Parece meu Mr Pickwick mas em mais “másculo “ .

    ResponderEliminar