a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

09/04/2020

Um post por dia até ao fim do Corona - 29-4

Para o caso de os meus queridos leitores (quem diz leitores diz leitoras) não terem tido ainda a oportunidade de fazer a experiência, eu conto. Cantei os parabéns a você em português, aquela canção que todos os portugueses com mais de quatro anos de idade conhecem, quatro? três!, e verifiquei que a minha versão, já com muitas-vezes-três anos de experiência, levou 29 (vinte e nove) segundos. Dando-se o caso de eu ter avançado para bis, que não avancei, sem acelerar nem abrandar no bisar (preferencialmente também sem rimar) podemos estimar com um baixo grau de incerteza que duas vezes os parabéns a você vai situar-se nos cerca de 58 (cinquenta e oito) segundos. E isto sem a parte das palmas.
Portanto andam por aí umas falsas notícias (mais conhecidas por fake news) sobre os vinte segundos da lavagem das mãos para tirar o eventual coronavírus delas, sim?

Convidam-se os mais afoitos a fazer a cantoria e vir aqui comunicar o seu tempo. Sem batota, evidentemente. Ou a enviar vídeo ou áudio e eu postarei com alegria. Cantar é que não canto em público, aviso já. (fazer um desenho com papagaios já foi ir longe demais mas enfim).

16 comentários:

  1. Teste efetuado. 20 segundos, à segunda tentativa. A primeira chegou aos 29. Segredo: acelerar o ritmo na segunda quadra. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luísa. Está, portanto, confirmado que 20 segundos não chegam para cantar os parabéns a você duas vezes (em Português).
      Isto veio de uma senhora asiática (não me lembro de que país) que fez uns bonecos para ilustrar como se contagia o vírus e lá pelo meio, na ilustração da lavagem das mãos, incluiu a dica de "cantar os parabéns a você duas vezes é o tempo que devemos levar a lavar as mãos, ou seja, 20 segundos". E agora isso propaga-se aqui como se fosse aplicável em Português.
      Eu sou uma chata, é o que é.
      Boa Páscoa, Luísa :-)

      Eliminar
  2. Nem me atrevo a entrar nessa aventura. Eu a cantar, com os meus graves e agudos, demorava mais de um minuto. Sim, porque eu quando canto até a minha garganta vibra......... de desgosto, lol

    Uma Páscoa abençoada dentro do possível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é uma grande aventura, Ricardo.
      Obrigada. Uma Boa Páscoa para si também.

      Eliminar
  3. Venho desejar uma Páscoa Feliz e com as mãos bem lavadinhas num teclado também ele semi desinfetado, assim, creio que este comentário poderá ficar aqui, sem perigo de contaminação.
    beijinhos, Susana,
    mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida mia, muito obrigada. Vai ser uma Páscoa tranquila, isso de certeza. :-)
      Também te desejo uma Páscoa Feliz, toda desinfetadinha e livre de contaminações.
      Por aqui também já me fartei de fazer limpezas estes dias.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Eu tenho outra versão (porque ouvi) rezar o Pai Nosso, enquanto se lavam as mãos. Lentamente claro. Não sei o tempo que demora... Lool
    -
    Pode um coração ser pequeno e tão grande
    -
    Beijo e uma excelente Sexta - Feira Santa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de experimentar cronometrar, Cidália :-)
      Beijo de volta e bom fim-de-semana (que inclui Boa Páscoa, claro!)

      Eliminar
  5. Isso é porque a Lingua Portuguesa tem umas particularidades, ditongos nasais e coisas assim, inimagináveis noutras linguas. Experimente lá cantar em holandês, se calhar não demora tanto...e em Inglês, aposto que é mais rápido:)
    Mas eu cantar, também não canto, antes desenhar papagaios...ou posso fazer um folar:)
    Abraço Susana
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso experiemntei em holandês: 13 segundos uma vez só, portanto duas vezes já vai para lá dos 20 segundos. :-)
      Por acaso o folar de Páscoa é bolo que sempre achei um bocado sem graça. O melhor dele é os ovos cozidos :-)
      Um abraço apertado de volta, querida CC!

      Eliminar
    2. Susana, isso é por que não conhece o folar de Olhão:)
      Abracinho
      ~CC~

      Eliminar
    3. Pois não conheço, realmente, CC. É bom? :-)
      Mas deu-me uma ideia - sou capaz de ir para a cozinha fazer um bolo dos meus... ai sou sou.

      Eliminar
  6. E se eu te disser, e é tão verdade como estar aqui a escrever-te este comentário, que, quando disseram isso de cantar os parabéns, não achei grande coisa a música sugerida, e, sim, até tem isso do tempo e tudo, mas a parte da cantoria, ah, até pode ser, está bem, vinte segundos a cantar, então, e o que que fui escolher, Susana? Lembras-te de ter dito, há um tempo, que uma determinada música acompanhava-te, naquela altura, durante o teu momento de ginástica? Ora, a mim, acompanha-me, quando me apetece, escolhendo-lhe os vinte segundos que me parecem mais apropriados, durante a lavagem das mãos, com coreografia de anca e tudo, I will survive :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda por cima essa música é bem mais adequada à situação! Grande ideia, Cláudia.
      Eu farto-me é de pôr creme nas mãos que ficam com a pele seca de tanto as lavar...
      Espero que tenhas uma Páscoa Feliz :-)

      Eliminar
  7. quando canto para dentro sou muito rápido, por isso, sem experimentar, diria que em vinte segundos canto duas vezes e bato as palmas, e depois fico todo chapinhado... tenho uma dúvida... que nome devo colocar lá no meio? nã consigo cantar dizendo: pra menina nhnahan ou pró menino nhonhoo...

    ResponderEliminar