a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

19/12/2020

Mondkapje

Tampinha da boca é, traduzindo para português em direto, o nome que os holandeses dão à máscara facial contra o vírus. Acho que é por isso que andam muitos com o nariz de fora dela. Tampinha da boca é tampinha da boca, daí o nome. No stand de automóveis, por exemplo, pode notar-se a milhas terrestres que nós portugueses levamos mais uns meses efetivos de experiência profissional no uso adequado do acessório indispensável, que é como quem diz, temos bem metidos os narizes onde eles são chamados. Assim reconheceu o funcionário que veio falar connosco, ostentando na sua tampinha a insígnia da marca automóvel aplicável em redor. "Em Portugal o vírus não se espalhou tanto, tomaram lá medidas mais eficazes", diz, olhando a partir do longe obrigatório para mim. Eu confirmei com um aceno de cabeça para o caso de não se perceber o sorriso escondido até ao nariz, claro está. É próprio deste povo reconhecer as coisas como elas são; sobranceria ou gabarolices tomadas às colheres não se encontram com facilidade. É pois de prever um futuro próximo mais feliz para todos estes narizes, logo logo arrumadinhos sem falta por trás da tampinha da boca.

2 comentários:

  1. Uma máscara mal colocada é (quase) como não a usar. E com a Pandemia não se brinca nem pode dar aso que ele nos veja o nariz, ;)
    .
    Feliz fim de semana
    Deixando uma 🌹

    ResponderEliminar