a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

08/02/2021

Dá logo vontade de comer sopa

Na Antena 1 são a esta hora anunciadas prováveis cheias para as próximas horas, com certeza nos interstícios de um território já suficientemente cheio de outras vicissitudes por exemplo do foro da saúde. Ora no terraço tardoz do edifício onde tenho morada fiscal verificou-se já esta manhã uma dessas cheias, um exemplar portanto muito à frente apesar de tardoz. O terraço encheu-se imenso pela calada da noite, tendo apresentado à aurora e aos pombos regionais uma verdadeira piscina sem forma nenhuma de jeito. Mas piscina. Pois os pombos aproveitaram logo para umas chapinhadas na frescura matinal do tardoz (para não repetir terraço). Foram vistos a caminhar nas zonas de pé, ou pata, e banhar como poucas vezes se pôde assistir mesmo que por pessoas já entradotas, agora a sério. Tardoz é uma senhora palavra e é quase tão capaz como hortaliça. Na verdade, nenhuma palavra vence hortaliça. Nem interstícios o faz, vicissitudes ou mesmo entradotas.

6 comentários:

  1. Já não faltava a Pandemia que agora também se anunciam cheias. Triste vida esta.
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de brincadeiras com as palavras e de descobrir "as antigas", que foram perdendo o seu uso...e sim, algumas têm esse poder de conter uma pequenina gargalhada:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu realmente adoro brincar com as palavras, elas são tão inocentes e estão sempre quietinhas, distraídas, é só estender a mão e a gente captura-as e faz delas o que nos apetece.
      É tão giro :-)
      Que bom partilhar este gosto também, querida CC!

      Eliminar
  3. Ai, acho que nunca tinha ouvido, ou lido, essa senhora palavra, pelo menos não me lembro, "Tardoz"...
    Ainda bem que a lançaste para a visibilidade, que lhe deste protagonismo.

    Hortaliça, pois é, acontece logo um cheirinho associado e tudo, a mim acontece-me, dá logo vontade de comer sopa, dá! (Ai, espera, não me digas que estás em modo malvadez e a sopa em que pensaste é a de pombo...)

    Boa tarde! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tardoz aprendi numa assembleia de condóminos e não há muitos anos. Há lá coisa mais excitante que uma assembleia de condóminos? Pois, não há. Especialmente porque se aprende bastante, como terraço tardoz.

      E, ó Cláudia, CLARO que é a hortaliça que me dá vontade de comer sopa e não os pombos, coitadinhos e nada apetitosos!
      :-))
      (além de que "hortaliça" tem a característica de referir um plural e não precisar do "s" no fim, adoro!)

      Eliminar