a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

12/10/2021

Atualizações

Ao cair do dia de ontem, na sala de espera da oficina onde levo o carro para alterações de estado (de não atualizado para atualizado), vi na televisão local, situada mesmo ao lado da máquina do café, e vi sem querer, a Júlia Pinheiro a fazer um programa de chorar. Décadas me separam dos tempos em que via numa outra televisão, uma que deitava mais corpo em espessura, e via de propósito, a Júlia Pinheiro a fazer um programa de rir. Um que tinha também a Rita Blanco, o Miguel Esteves Cardoso e o Rui Zink. Era um programa de rir para mim. A Noite da Má Língua, assim se chamava, era de coisas sérias, nada de cómico, atenção, mas tinha ali uma alegria dessas coisas sérias e eu ria de gostar do programa. Enquanto ontem aguardava na sala de espera que o carro voltasse, todo atualizadinho, a meus braços (e pernas e mãos e cabeça, etc), olhei a Júlia Pinheiro a despedir-se para a câmara. Tinha a expressão facial torcida de compaixão pela família levada ali por infortúnio de fazer chorar, e eu pensei se estes programas trazem consolo a alguém. Ou se, pelo contrário, distraem uns dos seus próprios males entretendo-os com os males de outros ficando todos na mesma, ou pior. Não percebo nada destas lógicas da televisão. Felizmente o carro chegou com os pneus a chiar, a chamar, todo a brilhar, e eu fui.

13 comentários:

  1. Olá
    Uma das coisas que mais me intriga nesses programas é pensar como é que as pessoas estão dispostas a expor a sua vida na televisão. Confesso que não percebo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ana :-)

      Eu também não percebo. Nem as pessoas que lá vão expor-se nem percebo a própria televisão que explora conteúdos desse tipo. É muito perverso.

      Eliminar
  2. Uma autêntica praga...e os velhotes a ver horas a fio, são sobretudo eles as vitimas do botão sempre ligado, dê o que estiver a dar. E não só em casa, também nos lares.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos lares, pois é! Que tristeza tão grande... Devia haver programas especiais para lares, com temas muito diferentes. Ou então o pessoal dos lares sintonizava a porcaria da televisão noutros programas, agora há centenas de canais, acho eu, não é? Programas sobre a natureza, por exemplo. Filmes que tragam esperança. Sei lá. Aquilo é que não.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Verdade, Cidália. Por estranho que pareça.
      Um dia bom para si :-)

      Eliminar
  4. Fiquei com imensa inveja desse carro todo bom e nada do programa. Uma vez estava na urgência de Santa Maria e no meio da maior confusão e diversidade de doentes e para lá de doentes, a televisão estava sintonizada num canal erótico. Mas parecia que ninguém dava conta. Talvez fizesse parte da terapia.
    Deves ter aproveitado bem a boleia do carro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um canal erótico na sala de espera de Santa Maria!! Alguém deve ter feito uma brincadeira com a sintonização - e se ninguém dava conta então está provado que a televisão não está lá a fazer nada. Mas enfim, eu sou alérgica a televisão, encontro-lhe muito pouca serventia, na verdade. :-)
      Bem, o carro vinha mudo das atualizações - foi preciso lá voltar para lhe ativarem o som outra vez. É que eu vivo lindamente sem televisão mas sem rádio nem pensar. Modernices.

      Querida Teresa, um horrorozinho daqueles, pode ser?

      Eliminar
  5. Há uns cinco anos, mais ou menos, tive uma conversa, com pessoas que se debruçam sobre o assunto, digamos assim :-) e fiquei a conhecer umas quantas perspectivas, que achei muito interessantes, sobre o assunto. Mas, daria pano para mangas, e, estamos numa caixa de comentários.

    Então, o que quero mesmo dizer-te, não sei se já sabes, é que, Júlia Pinheiro, Rita Blanco, Rui Zink e Manuel Serrão, e eu já tinha visto anunciado que voltaria esse tão famoso programa e tinha tomado nota mental para ir meter o nariz, mas, entretanto, meteram-se uma data de coisas e tinha-me esquecido, e, graças a ti, lembrei-me que voltaram com a célebre Noite da Má Língua, agora em Podcast, e eu, ontem, enquanto me dedicava a determinadas tarefas domésticas estive a ouvi-los, a partir do Expresso, mas também pode ser ouvido pelo canal da SIC. E, olha, achei-os em excelente forma, frescos que nem uma alface, proporcionaram-me toda uma alegria com o debate "dessas coisas sérias e eu ri, uma data de vezes, de gostar do programa". E também é giro perceber como se dão mesmo bem e se metem saudavelmente uns com os outros.
    Claro que, agora, estou aqui toda contente a contar-te.

    Boa tarde, Susana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, elfa Cláudia, é uma EXCELENTE notícia que dás a esta tua velha amiga, sabias? E claro que já fui a correr pôr o podcast na minha lista de subscrições prontinho para ser ouvido. Que coincidência tão feliz eu ter referido A Noite da Má Língua e tu - sua linda - teres cá vindo pôr-me ao corrente das novidades.

      Hoje em dia sou grande freguesa de podcasts, caso-os com as caminhadas que fazem os possíveis por ser diárias e por isso amanhã já sou capaz de ouvir um desses!

      Beijinho, Cláudia, boa sexta feira :-)

      Eliminar
  6. Um abraço virtual a ambas pela boa nova :)
    Vou ouvir, porque sim, também sou das "noites da má língua".

    Isa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço de volta, Isa! Brindemos à Noite (da má língua) e às outras coisas boas da vida, já agora.
      :-)

      Eliminar
    2. Também quero abraçar de volta! :-)

      Eliminar