a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

28/01/2022

Coisas que não aconteciam se não fosse a covid dezanove

Entro com o pé direito no pequeno laboratório onde vou fazer o testezinho covid para poder regressar a Portugal, ajeito a máscara para desenfiar os pelinhos de papel que se metem no meu nariz aspirante de ares mascarados, encharco as mãos no gel oferecido à entrada e digo bom dia em holandês. Já conheço este laboratório, tem dois funcionários, embora diferentes dos das outras vezes, um na receção e outro na colheita da amostra. Dirijo-me à receção. Entrego o meu cartão de cidadão e mostro o código quê erre da marcação do teste no ecrã do telefone. A mocinha da receção, verificando os dados pessoais no meu português cartão de identificação, exclama isto: Ah! Faz anos no dia sete de setembro! Eu: Faço. Ela: Eu também! Oh, mas que coisa tão gira, digo eu, e rara, penso. 

A mocinha entrega-me duas etiquetas que me diz destinarem-se ao seu colega, e manda-me entrar. Não está mais ninguém no pequeno laboratório. O técnico da colheita recebe-me cordialmente e aponta-me a cadeira, todo a cumprir o procedimento. Eu entrego-lhe as etiquetas e sento-me. O técnico aprecia-as, cola-as nos devidos lugares enquanto lhes lê o conteúdo com os meus dados e diz: Ah! Faz anos no dia sete de setembro?? Eu: Pois faço.... Ele: Eu também!

Mau. Isto já é probabilidade de menos. Então explico-lhe que a sua colega me disse exatamente isso... Ele estica o pescoço e grita para a colega a pergunta que a mim fez sem gritar. Como eu esperava, ela confirma. Somos, portanto, três, as únicas pessoas neste pequeno lugar todas nascidas no mesmo dia que não no mesmo ano, como (vai rimar) se podia perfeitamente verificar com um simples olhar. Também era melhor.

(Adenda histriónica: a probabilidade de isto que me aconteceu acontecer é, segundo os meus cálculos não renais, cerca de 0,00075%. Vai buscar.)

10 comentários:

  1. E isso é que era! Já agora, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que essa probabilidade não é zero, mas será muito ínfima e eu incapaz de a calcular. Tsss.

      Mas que era, era.
      Olá Gina :-)

      Eliminar
  2. Existem coincidências!:))
    -
    O peso das palavras

    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Mas olha que coisa mesmo tão gira! E, graças a ti, também os colegas ficaram a saber que fazem anos no mesmo dia.

    Agora, muito importante, talvez até já tenhas dito por aqui, ai, eu é que para datas de aniversário sou mesmo uma grande desgraça, mas, pelo menos por agora, assim com a informação fresquinha, vou anotar, convicta de que não deixarei passar: Dia 7 de setembro, dia extremamente importante, dia em que nasceu uma Susana Rodrigues. Perguntas-me tu "E isso, "uma Susana Rodrigues", significa o quê?" Ah! Agora, neste momento, absolutamente convicta de que não esquecerei, digo que te responderei no próximo dia 7 de setembro! :-)

    Ah! E o que eu admiro pessoas que traduzem situações para cálculos matemáticos! "Vai buscar", mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Cláudia, eu fico sem jogo de cintura para te responder a tão generoso comentário, mais um. Bem, para já fico a aguardar por essa data que ainda está longe, mas isto o tempo voa, portanto até já nem falta muito. :-)

      Tentei calcular a probabilidade, mas está majorada, acho que bem calculadinha ainda levava mais dois zeros ali no meio, levava levava.
      Bom resto de semana, querida Cláudia :-)

      Eliminar
  4. No dia sete de setembro?!?! Meu Deus! Eu tamb.... Mentira. 25 de junho! Adorei. Para o Jung talvez a probabilidade fosse menos assombrosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e eu sabia desse 25 de junho!!

      Menos assombrosa?! (vou ver quem é esse Jung)

      Eliminar
  5. Viva Setembro:)
    Que engraçada a história...já me aconteceu uma coisa semelhante mas com o meu nome que é bastante invulgar.
    ~CC~

    ResponderEliminar