a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

15/02/2022

Espremedora

Tenho estado a ler Daniel Maia-Pinto Rodrigues. Oh! É poesia que me atropela os sentidos e me dá piparotes na cabeça do lado esquerdo e do lado direito se for preciso. Sim senhor. Gratidão é o que me ocorre, entre outros deslumbres. Espanto também podia ser, mas estou a ficar enjoada dessa palavra, espanto para aqui espanto para ali. Há quem se aborreça de resiliência. Pessoalmente, sendo esse um conceito que reveste o bolso de casacos muito antigos, com aplicações em materiais cheios de calor, sentindo-se provisoriamente ofendidos ou transitoriamente desalinhados, aguento perfeitamente. Por outras palavras, sou resiliente à resiliência, que lindo. É então o espanto que começa a cansar. Porém, coitadinha, não deve esta palavra ir sentar-se no mesmo banco de obsoletos onde já estão o espetáculo, o incrível e o fantástico (por favor). Espanto merece ficar em tribuna mais altinha, nem que seja com cunha. É o que faz andar a meter-me com a poesia, estrago-me imenso. Havia era de me pôr a despachar o monte de roupa para passar, esfregar o terraço e fazer o jarro de sumo com os kiwis e as laranjas que os vizinhos trouxeram para o efeito, juntamente com a espremedora num saco do continente já bastante velhinho.

4 comentários:

  1. Cá em casa temos laranjas que já nem se sabe onde colocar. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este ano as laranjas deram o grito do ipiranga e soltaram-se por tudo quanto é árvore e em excelente nível de qualidade! Talvez seja a natureza a oferecer-nos doses cavalares de vitamina C para enfrentarmos os vírus em forma de corona e noutras formas, nós plenos de força!
      Olá Diogo! :-)

      Eliminar
  2. Não consigo que a imagem final me abandone...
    Mas quem, quem é que tem vizinhos que além da fruta deixem uma espremedora junto, dentro de um saquinho!?

    Que maravilha :)

    Isa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que só mesmo quem vive, ainda que parcialmente, num lugar com quinze habitantes.

      Olá Isa :-)

      Eliminar