a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

08/02/2022

Um trabalho mais jeitoso

O terreno aqui ao lado que há anos mandámos limpar por estarmos convencidos que o tínhamos comprado, está cheio de indícios. São indícios amorosos. Têm forma de montinhos que punhados de terra arrancada fazem contrastando com as ervas autóctones indiferenciadas e verdes nos pedaços ainda por investigar. Punhados de terra não, focinhadas. O terreno que em tempos, quando sob operação de limpeza em curso, motivou o parece-que-dono-verdadeiro ligar-me a mandar vir, O terreno é meu, ora essa, tire lá daqui as máquinas!, esse mesmo, tem sido visitado, revolvido, afocinhado, por javalis da Serra da Lousã. O terreno que pensávamos ter comprado e afinal não, que mandámos limpar e se voltou a encher de mato, coitadinho, deitado à intempérie de verão e de inverno, esse terreno, saiu portanto do seu abandono. Não pela mão, mas pelo focinho de animados e empreendedores javalis. O vizinho dono-verdadeiro não se pôs ainda a mandar vir comigo, deve achar o trabalho dos amorosos suínos mais jeitoso do que aquele então começado pelas máquinas. Oh, mas eu concordo. 

2 comentários:

  1. Então, também, para além da beleza da vida selvagem a acontecer, convenhamos, será bem mais seguro uma pessoa pôr-se a mandar vir contigo do que com os javalis... ;-)

    E, já agora, por falar em limpezas e montinhos de terra. Não tendo javalis por perto, tenho a acontecer toda uma variedade de espécies de pássaros que, certamente enganados por tanta falta de chuva, talvez se encontrem em antecipação primaveril, já há algum tempo, andando a limpar telhados de vestígios naturais que uma pessoa não sabe que lá tem e, passa a saber, pelos tufos diários de terra e musgo depositados numa varanda.
    Já os gatos das redondezas, que gostam de exercitar a sua liberdade por todo o lado e, claro, também por todos os quintais e jardins que existam, depositam montinhos parecidos, em área mais abrangente, que retiram de vasos depois de, asseadamente, terem-nos transformado em WC... (Enfim, comparada, é uma naturezasinha a acontecer, mas, ora, também é natureza! (e vai outra ;-))

    E uma semana cheia de coisas jeitosas, nossa querida Susana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, mas é uma naturezazinha adorável, essa que te acontece aí, Cláudia! E só acontece porque tu tens olhos e coração para a observares.

      Ontem passei por duas magnólias, ontem, dia 12 de fevereiro, e estavam completamente floridas. Elas que, em anos anteriores, desde que as conheço, só se deitam a florir em abril. Estão como os teus pássaros enganados pela falta de chuva e eu acrescento pelas temperaturas demasiado altas.
      Uma semana plena de natureza para ti, querida Cláudia!

      Eliminar