a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

23/05/2024

Banda de borracha

Steve Jobs mostrou numa conferência, algures em 2007, o chamado efeito de banda de borracha ou rubber band effect que a sua equipa havia criado. 
O que é o rubber band effect
Para o demonstrar, Steve Jobs fez o dedo deslizar no ecrã de um telefone Apple mais esperto que os demais, para correr verticalmente uma lista de dados. Também se chama fazer scroll. A lista, obedecendo, correu toda até ao fim. Mas ele continuou de propósito deslizando o dedo como que a forçar a lista a mostrar mais linhas de dados ali no ecrãzinho. É então que surge o tal efeito banda de borracha. A lista exaurida, não tendo mais para andar, estica-se ali um bocado aumentando os espaços e depois faz ao contrário, encolhe. Tal como uma banda de borracha. Isto para sinalizar ao teimoso dedinho que, temos pena, mas já não há mais nada na lista, ok? Com certeza utilizadores da marca referida sabem do que estou a falar. 
Cinco meses depois a Apple depositou o pedido de patente para o novíssimo efeito borrachado. Cinco meses depois veio a revelar-se demasiado tarde. Devia ter sido um dia antes da tal conferência. 

Foi só após a morte de Steve Jobs que a patente foi retirada na Europa: o tal efeito já não havia sido novo, uma vez que o próprio inventor o divulgara previamente. 
Fiquei a saber disto hoje.

(Steve Jobs morreu em outubro de 2011, com apenas 56 anos.) 

2 comentários:

  1. Tanta inovação, tanta riqueza...para deixar a vida tão cedo. Comecei a minha vida profissional numa maçãzinha dessas...mas depois nunca mais, demasiado caro, demasiado incompatível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, eu também! Ainda na faculdade e chamava-se Macintosh. 😊
      Mas depois disso não enveredei mais pelo mundo de Steve Jobs, o meu salário não é compatível, precisamente.

      Aparte isso, tenho muita pena que ele tenha norrido tão cedo. Parece impossível para um homem tão poderoso.
      Um beijinho, querida CC, bom fim de semana!

      Eliminar