a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

01/06/2025

Inteligências artificiais e algumas naturais

Dizer umas poesias ao aspirador robô quando ele passa por mim e receber informação sobre o seu nível de carga. O máximo. 

Descer a rampa da garagem e a viatura apitar toda agudizante ao ver a parede em frente. Inserir o modo de lavagem automática nos botões para o carrinho acalmar, parar com o estrilho (e não me furar os tímpanos). 

Saber perfeitamente que o café está prontinho quando o gorgolejar do líquido nos tubinhos da máquina deixou de se ouvir. Mesmo assim a cafeteira guincha de tantos em tantos segundos
(até lá ir com o dedo espetado ou dar em doida). 

Na fila de carros parados no semáforo em Lisboa, notar que um exibe na traseira metálica as palavras zero emissions. Continuar a caminhar com os nossos ricos ténis (de caminhar). Zero emissions isso também nós. Mas não andamos para aí a dizer. 

Muito lindo. E mais? 

Bem, lavei as janelas e os cortinados. Passei-os a ferro, pendurei-os. E depois notei que encolheram um bocado. Resultado de não os limpar a seco como manda a etiqueta (só que fica um pequeno balúrdio mantê-los tão em forma). 

A caminho da serra, na estação de serviço, tomei um café. Mas queria ter bebido um capuccino da Delta com demasiado açúcar, comido um chocolate Mars quase ao mesmo tempo e ainda comprado um tubo de Mentos dos brancos para me empaturrar nos quilómetros.

(Estou farta de trabalhar.) 

Portanto, fui cheirar as rosas com cuidado. Para não me entrar um inseto no nariz. 
Também decidi visitar as alfaces que estão crescidinhas. Fiz-lhes umas festas ao longo das folhas verdes (alface) e lá as deixei a deitarem mais corpinho todas frescas que nem as próprias.
(Ao lado, as ervinhas emergentes cheiram à rama do tomate, por isso também inspiro esse aroma de olhos abertos para ver claramente que não estou no Lidl.)

Isto se a gente quiser, com um bocado de sorte é sempre a melhorar.

2 comentários:

  1. Que saudadinhas...quem tem uma hora tem (quase) tudo:)
    Beijinho e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida CC, que saudadinhas mesmo.
      Beijinho e um bom feriado!

      Eliminar