a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

30/11/2015

Terça feira

Todas as terças feiras do último mês me viram sair de casa depois do jantar, meter-me no carro... não, afinal não viram, porque na garagem costuma estar escuro e eu gosto de fazer o corredor até ao meu carro às escuras enquanto penso que não tenho medo dos ratos imaginários como a minha vizinha do sétimo andar tem e ainda ensaio o andar da Charlize Theron no reclame de um perfume chamado J'adore (isto há anos) em que tudo é dourado e o vestido dela também e depois o vestido cai ao chão no fim daquele caminhar que eu imito mas sem a parte de deixar cair o vestido ao chão, o que me ia atrasar um bocado, além disso sujava-se um vestido tão lindo e para mais não sendo completamente certo não haver ali ratos.

Portanto todas as terças feiras, agora é que é, saio depois do jantar para ir a meio da cidade, ouvindo a música que o rádio está a passar na altura, por exemplo uma ária de Bach, sabe muito melhor ouvir uma ária de Bach quando não se está à espera de ouvir uma ária de Bach do que quando sabemos perfeitamente que foi esse o disco que pusemos a tocar, portanto é assim que vou e vou apanhar três jovens com idades para serem minhas filhas e uma delas por acaso é mesmo minha filha, ao treino de voleibol. Faço a distribuição tipo carreira da noite, ao princípio dava uma grande volta porque me enganava sempre no caminho e uma das mães começava a ligar e a filha dessa mãe a dizer lá atrás sim, mãe, estamos quase, quando ainda eu não estava nada quase, mas a miúda não devia saber. Pelo caminho uma tagarelice sobre os passes, os serviços, o treino, enfim, aqueles nomes técnicos ditos muito depressa (elas falam sempre todas ao mesmo tempo) enquanto eu mergulhada no Bach, é um casamento de mundos que vai bem pela avenida da república fora e eu nestes momentos sou feliz sem querer (a imitar a Charlize Theron também).

Há três viagens atrás aproveitei uma distração na tagarelice e ataquei: então digam-me lá, alguém aí atrás gosta de ler?

- Ó mãe não comeces... - diz a minha filha.
- Não - diz a Joana.
- Sim - diz a Sara.

Isto ao mesmo tempo, evidentemente.
Claro que a Sara e eu fizemos a despesa da conversa o resto desse caminho, a miúda leva um avanço interessante considerando a idade tenra que tem, é a minha tia, diz ela, dá-me muito livros. A conversa das leituras da Sara tem pontuado as viagens desde aí, sem no entanto abandonar a Joana à noite que passa lá fora ou a Bach.

- Porque não lês, Joana?
- Não sei... acho que é porque não tenho livros.


Hoje ao jantar fui informada de que a Joana começou a ler um livro, que está a adorar e que já leu mais de cinquenta páginas. Ora isto também é situação para me fazer feliz.

- E que livro é, filha?
- Não sei, mãe... não me lembro...

Não faz mal. Amanhã é terça feira.

17 comentários:

  1. Se calhar está a ler "As Cinquenta Sombras de Grey" lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hélder, se fosse esse o livro, a minha filha não se tinha esquecido do título. :-)

      Eliminar
    2. Lol ah pois esqueci-me desse pormenor :D

      Eliminar
  2. "J'adore" esta escrita cheia de recuos, marchas atrás e rotundas, como que simulando o percurso de casa até ao treino de voleibol. Uma ternura! Mas o que conta é que a literatura ganhou mais uma leitora e, o mundo, uma pessoa melhor. Gosto de acreditar nisso.

    Um beijinho, querida Susaninha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Miss Smile, muito obrigada pelas tuas palavras.
      Eu nem consigo imaginar uma vida inteira sem livros... e também gosto de acreditar nisso de a literatura ter ganho mais uma leitora. Mas claro que quem mais ganha é ela.

      Outro beijinho. :-)

      Eliminar
  3. Tantas coisas que não se fazem porque não temos como.
    Que bom que ela arranjou um livro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arranjou - acabo de saber - porque a outra miúda lhe emprestou.... Agatha Christie. Bom, não te parece? :-)

      Beijo, Carla.

      Eliminar
  4. Boa escolha, temia a primeira, regozijo-me com a última.

    Já ganhámos a semanada, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa, ganhámos pois ganhámos. E até a mesada.
      (depois de tantas tentativas junto das minhas filhas e sobrinhos, normalmente frustradas, eis que surge alguém que ouve o que eu digo à primeira e pega num livro... é de valor, hein?)

      Eliminar
  5. É oferecer-lhe livros, como a tia da outra menina faz. Tudo menos o do Sócrates ou os daquela senhora do tarot que a minha mãezinha adora.

    "Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero". Muito fixe, muito fixe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ideia, caro Grunho. E acho que até vou aproveitar a desculpa do Natal, para oferecer um livro à miúda, obrigada (nem Sócrates nem Tarot, com certeza que não).
      (é a primeira pessoa que comenta essa frase ali de cima, que me saiu num dia de verão do ano passado) :-)

      Eliminar
  6. Um policial parece-me bem para começar. Diz alguém que devorava todos os que podia na adolescência!

    Beijos, Susaninha. :)

    ResponderEliminar
  7. "e ainda ensaio o andar da Charlize Theron no reclame de um perfume chamado J'adore (isto há anos)"... o anúncio é o mesmo há anos, sim, mas precisamente ontem, Susana, vi que o modificaram, ou melhor, acrescentaram-lhe uma acrobacia. Acho que estiveram a dar-te tempo para ensaiar devidamente o andar e agora acharam que já podiam acrescentar uma coisa mais complicada ;-)
    E que bom esse recrutamento para o prazer que ler pode ser.
    Um excelente fim de semana, Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vim só acrescentar que o teu outro blog é de cortar a respiração, é uma explosão de beleza com títulos perfeitos.
      Agora sim, está tudo dito. :-)

      Eliminar
    2. Tens outro blog??? Também quero ver!!!

      Eliminar
    3. E eu, Cláudia, já vi essa acrobacia. E sou bem capaz de... hum... talvez não.... (tenho filhas.... 'tadinhas)
      Quanto ao outro blogue, muito obrigada! :-))) que bom teres gostado.

      Querida Maria, está ali em cima desde há umas poucas semanas o link para o outro blogue, se bem que talvez um pouco invisível :-)
      é este: avozdascores.blogspot.pt

      Um ótimo fim de semana para as duas.

      Eliminar